Gerenciar uma obra é uma tarefa que exige bastante responsabilidade e organização. É importante não apenas encerrá-la no prazo previsto, mas também entregá-la com qualidade. Por isso, o acompanhamento de equipe de campo deve ser executado com muita atenção, porque ajuda a evitar erros e retrabalhos.

À medida que as ações são realizadas de acordo com as melhores práticas do mercado, menores são os riscos de haver atrasos no término das obras. Hoje, a tecnologia assume um papel muito relevante para os serviços monitorados de forma correta, o que contribui para o bom andamento dos trabalhos.

Neste post, destacaremos 5 iniciativas para verificar como estão as atividades de uma construção e saber como fazê-las adequadamente. Confira!

1. Apostar na tecnologia

O avanço tecnológico é imprescindível para o acompanhamento de equipe de campo. Pode-se adotar aplicativos que ajudam na coleta e no compartilhamento sobre o que ocorre diariamente em um empreendimento.

A ferramenta funciona como um diário da obra e permite ao gerente do projeto ter uma visão mais ampla das ações realizadas. Dessa forma, ele constata as tarefas que precisam de um maior apoio para serem finalizadas no tempo certo.

Usar um dispositivo móvel para monitorar a construção ajuda o gestor a ter um contato mais próximo com os trabalhadores, porque ele verifica, com precisão, o desempenho de cada funcionário por meio de dados relativos às metas individuais. Isso o auxilia a dar instruções ao colaborador que vão ajudá-lo a ser mais produtivo na execução das demandas.

Nuvem

Para que as informações estejam disponíveis ao gerente do projeto de maneira mais ampla, é fundamental a adoção da computação em nuvem. Esse recurso permite que o acesso aos softwares de monitoramento das obras seja feito de qualquer lugar com acesso à internet.

Assim, o gestor tem mais facilidade para analisar como as atividades estão sendo realizadas, porque não precisa estar no escritório para coletar as informações relacionadas à obra. Por exemplo, o software indica a necessidade de comprar materiais para o acabamento. Ao ter esses dados rapidamente, evita-se que haja falta de suprimentos para a execução dos serviços.

A tecnologia também auxilia no controle do orçamento. Não é possível gerenciar uma construção corretamente se não houver informações sobre como os recursos financeiros estão sendo usados. Esse monitoramento evita o desperdício de dinheiro e contribui para reduzir os custos.

Rotas

Outro fator que influencia no acompanhamento de equipe de campo é a logística. É preciso que os materiais estejam sempre disponíveis para que os trabalhadores sejam mais produtivos. Para que isso seja viável, o processo de entrega dos itens deve ser feito da melhor maneira possível, sem atrasos.

Essa atividade tem mais chances de sucesso se for adotado um software para fiscalizar a chegada dos suprimentos ao canteiro de obras. A ferramenta pode indicar as melhores rotas para os itens serem entregues mais rapidamente. Isso propicia um melhor andamento dos trabalhos e a diminuição de gastos com combustíveis e manutenção dos veículos.

Também é uma forma de fazer com que o motorista do caminhão tenha mais qualidade de vida no trabalho. Dessa maneira, reduz-se o risco de acidentes que podem ocasionar atrasos na chegada dos materiais e no prazo de conclusão da obra.

2. Adotar uma comunicação inteligente

Acompanhar uma obra é muito mais complexo quando as informações não são compartilhadas devidamente com os funcionários. Esse fator faz com que a comunicação interna assuma um papel relevante no andamento das atividades.

Além de reuniões periódicas sobre os trabalhos, é indicado que a equipe receba informações sobre os procedimentos a serem adotados para minimizar erros. Para isso, podem ser usadas ferramentas como mural de recados, informativos impressos e até WhatsApp.

Logicamente, é necessário estabelecer regras claras para os funcionários terem acesso aos veículos de comunicação interna. Não faz sentido, durante a execução de um serviço, um colaborador ficar checando as mensagens que recebe no celular.

Se não houver procedimentos adequados para o uso dos meios de comunicação, os colaboradores serão menos produtivos e estarão mais sujeitos a erros. Esse aspecto não pode passar despercebido durante o acompanhamento de equipe de campo.

3. Exercitar a liderança de maneira exemplar

Para que os colaboradores tenham uma conduta adequada, é essencial que o gestor do projeto mostre foco em apresentar bons resultados. Ou seja, não basta fazer um discurso bonito para engajar o time: é preciso também provar dedicação aos trabalhos diariamente.

O líder deve colocar a mão na massa, indicando como os serviços devem ser realizados. Ele também deve ensinar como os equipamentos de segurança precisam ser usados e ser pontual durante a jornada de trabalho.

Se uma reunião foi agendada para as 14 horas, por exemplo, o gestor precisa estar presente um pouco antes do início. Somente em situações excepcionais um atraso pode ser justificado. Mostrar compromisso com os trabalhos é uma obrigação de quem gerencia uma obra.

4. Proporcionar feedbacks continuamente

O acompanhamento de equipe de campo deve contar com uma iniciativa crucial para a melhoria contínua dos colaboradores: o feedback. Indicar os pontos positivos e os fatores a serem aperfeiçoados é uma atribuição que pode ser exercida diariamente pelo gestor de uma construção.

É recomendado que o feedback seja feito de maneira individual. Apontar os erros de um funcionário na frente dos colegas de trabalho não é o melhor caminho para motivar o time. Ao discutir sobre algum equívoco durante uma reunião com os empregados, a abordagem pode ser geral, ou seja, sem citar nomes.

Dependendo do cenário, chame o colaborador para uma conversa. De forma serena e clara, aponte os equívocos e as alternativas para minimizá-los. Essa postura contribui para que o líder ganhe o respeito de todos.

5. Contar com um bom planejamento

Quantos empregados são necessários para executar os serviços? Qual é a quantidade ideal de materiais para a obra? De que maneira a logística deve ser realizada? Pensar nesses aspectos permite que os serviços sejam planejados e executados corretamente.

Ao oferecer condições de trabalho adequadas, o acompanhamento de equipe de campo passa a ser uma tarefa menos complexa. Se os colaboradores estão em um ambiente organizado e com demandas estabelecidas claramente, eles têm mais segurança e tranquilidade para cumprir as metas, o que diminui as chances de erro.

Se você gostou deste post ou tem dúvidas sobre como gerenciar uma construção, deixe o seu comentário agora mesmo. A sua colaboração será muito bem-vinda!