É muito comum as obras e projetos de construção fazerem uso do diário de obras, registrando diariamente as principais informações sobre o dia de trabalho, funcionando como um memorial descritivo do canteiro. Apesar disso, são poucos os que aliam o registro dessas informações com um relatório fotográfico de acompanhamento.

Embora seja uma atividade aparentemente simples, os registros imagéticos constituem uma ferramenta poderosa no controle da produtividade dentro da área de construção civil, fornecendo inúmeras vantagens para as empresas que adotam essa iniciativa. A manutenção da fluidez de informações e do trabalho coordenado entre o canteiro de obras e o escritório são os principais atrativos.

Pensando nisso, desenvolvemos este artigo para expor as principais vantagens sobre o assunto e ajudá-lo no workflow das atividades diárias. Acompanhe!

O que é um diário de obras?

O diário de obras consiste no registro das principais informações e acontecimentos do canteiro de obras. Essas anotações dizem respeito às condições do tempo, os serviços executados, à ocorrência ou não de acidentes, aos recursos de pessoal, aos equipamentos e insumos disponíveis e aos eventuais imprevistos que venham a ocorrer.

A reunião desses acontecimentos é uma verdadeira fonte de consulta, que contribui para a gestão da obra e para os devidos registros de anotações de responsabilidade técnica (ARTs) e registros de responsabilidade técnica (RRTs).

A importância desses registros depende diretamente da gestão que a construtora contratada faz ao executar a obra. Existem contratos que tornam o diário de obras um documento oficial, por isso, todos os imprevistos ocorridos no andamento da construção devem ser catalogados.

Além disso, existem empresas que gerenciam seus contratos e fazem o controle de qualidade por meio diário de obras.

Essa caracterização torna a documentação das informações muito importante para os responsáveis técnicos pelos serviços, que se resguardam de situações futuras em que podem ser lesados quanto ao exercício profissional.

Como preencher um diário de obras?

Geralmente o registro é feito pelo engenheiro. Porém, outras vezes, pode ser feito pelo técnico ou pelo estagiário da obra, mas sempre com a instrução do engenheiro responsável pela construção. Além disso, é muito importante que todos os colaboradores envolvidos com as atividades do canteiro saibam da importância da manutenção desse documento.

Sobretudo, é comum que seja preenchido em três vias, ficando uma na própria obra, outra com a construtora e a última com o cliente do empreendimento.

Quando o cliente assina o diário, há a indicação de que acompanha o andamento do trabalho, o que contribui com a transparência dos serviços realizados.

As principais informações que constam no diário de obras são:

  • dados da obra;
  • data do relatório;
  • informações do clima;
  • mão de obra e equipamentos disponíveis;
  • atividades executadas;
  • paralisações de serviço;
  • imprevistos;
  • assinatura;
  • outros comentários.

O texto preenchido deve ser claro, direto e sucinto, necessitando de detalhes apenas em situações mais relevantes, apenas para facilitar o processo de consulta.

Vale ressaltar que cada obra necessita de acompanhamentos particulares, no que diz respeito ao tipo de construção ou exigência de fiscalização ou do cliente.

Quais as vantagens do relatório fotográfico no diário de obras?

O relatório fotográfico constitui um aliado muito importante para quem trabalha na construção civil, seja pelo acompanhamento do progresso ou auxiliando no controle de qualidade das etapas de obra no canteiro.

Muitas empresas usam os registros imagéticos para se comunicarem com seus clientes e receberem feedbacks instantâneos quanto à execução de seus serviços, constituindo um diferencial na gestão e supervisão das obras.

Para aumentar a compreensão sobre o tema, listamos a seguir as principais vantagens da utilização de relatório fotográfico no diário de obras.

1. Facilita na documentação e no acompanhamento da obra

A partir do registro fotográfico é possível documentar continuamente o progresso da construção dentro do canteiro de obras. A captura de imagens traz ao engenheiro responsável a possibilidade de acompanhar todos os serviços de maneira facilitada, justamente por conta da visualização autoexplicativa da evolução da obra.

Além do mais, a rotina de documentação por imagem ajuda os responsáveis a terem controle sobre cada etapa de construção, tornando possível monitorar os serviços que estão mais adiantados ou atrasados e reposicionar os profissionais para as atividades prioritárias.

2. Auxilia na comunicação visual

E-mails, ligações ou outros processos podem ser demorados demais quando se observa o dinamismo da construção civil. Ao invés disso, a indicação de problemas e transmissão de feedbacks para a equipe em escritório pode ser feita apenas com imagens.

Sendo assim, a comunicação visual aproxima os gestores e os profissionais que estejam trabalhando em qualquer lugar. Uma simples imagem pode identificar onde está o problema e torna o canteiro de obras mais ativo na busca pela solução de imprevistos.

3. Gera um relatório diário de obras mais preciso

O documento relatório diário de obras, conhecido também pela sigla RDO, é obrigatório no setor da construção civil, contendo o registro de todos os equipamentos, serviços, materiais e outras informações importantes ao longo da construção de um empreendimento.

Assim, tornar o registro fotográfico como um item presente no RDO pode trazer uma boa vantagem administrativa. As imagens documentam visualmente todo o avanço construtivo, tornando o arquivo uma espécie de linha do tempo, com registro dos fatos. A comprovação de execução de serviços, revisão das etapas, registro dos colaboradores que atuaram e a listagem de imprevistos também são possíveis.

4. Melhora o controle de qualidade

Um dos maiores vilões das obras é o retrabalho causado pela má execução de serviços. Por meio do registro fotográfico diário, os problemas são identificados com mais agilidade, possibilitando a correção ainda enquanto o serviço está sendo realizado.

Esse controle de qualidade ocorre também na identificação de atividades mal cumpridas. Assim, os erros não passam mais despercebidos, garantindo que as características da obra sigam o escopo do projeto.

Por fim, os gestores e clientes podem utilizar esses registros do canteiro de obras para garantir as especificações técnicas acertadas em contrato, evitando desconfortos futuros com relação a problemas jurídicos para a construtora.

5. Ajuda no marketing e nas vendas

Clientes e investidores na área da construção civil são atraídos por boas administrações. Comprometer-se com prazos, qualidade do serviço prestado e entrega de produtos nos padrões adequados são boas maneiras de atingir esse público. Para isso, por meio de um simples controle fotográfico, é possível manifestar as qualidades do contratado na construção do empreendimento.

O registro das etapas mais importantes da obra, como as atividades mais complexas e detalhes com acabamentos, são boas formas de transparecer bons atributos. Algumas sugestões são compartilhar boas imagens no site da empresa e nas redes sociais da construtora, gerar relatórios e divulgar matérias com esses registros.

Uma boa apresentação desse conteúdo constitui um forte apoio à equipe de vendas e marketing, apresentando a evolução das obras e captando novos negócios a partir de exemplos reais de empreendimentos já executados.

6. Reduz o tempo de entrega do empreendimento

O compartilhamento das fotos do canteiro de obra durante a execução das etapas de construção permite que os diretores e administradores responsáveis acompanhem o progresso, sem mesmo precisarem estar presentes na obra.

Em alguns casos, reduz-se o tempo de construção do empreendimento devido à identificação de possíveis problemas antes que eles aconteçam. Assim, tomam-se medidas preditivas para evitar correções futuras. Além disso, o fornecimento de feedbacks constantes diminui retrabalhos posteriores para adequações do escopo de projeto.

O preenchimento do diário de obras é imprescindível para uma boa gestão da construção. Aliado ao registro fotográfico das etapas, essa documentação traz fatores de acompanhamento muito importantes, que garantem qualidade na execução, solução de problemas e interação entre as equipes. Sobretudo, é um aliado para aqueles que buscam eficiência e economia em um mercado cada vez mais competitivo.

Este artigo sobre a importância do registro fotográfico no diário de obras foi útil para você? Que tal agora conhecer mais sobre obras de ampliação? Continue conosco!