Em um cenário cada vez mais tecnológico e digital, organizações de todos os setores precisam se adaptar e buscar inovações para otimizar produtos e serviços. Isso não é diferente na área da iluminação pública, que tem a automação mobile como boa opção de investimento.

Considerada tendência global, a automação mobile usada na Gestão da Iluminação Pública resulta em diversos benefícios para os envolvidos: prefeitura, cidadãos e empresa prestadora do serviço. Para este último público, entre os mais importantes estão a facilidade da gestão de equipes externas, a redução de custos e o aumento da agilidade em atendimento de ocorrências.

Entretanto, para aproveitar essas vantagens é necessário compreender a tecnologia, escolher ferramentas de qualidade e, principalmente, saber como ela pode ser utilizada por empresas da área de forma eficiente.

Neste post, apresentamos as principais informações sobre a automação mobile, mostrando como essa prática impacta a Gestão da Iluminação Pública de um local. Acompanhe!

O que é automação mobile?

O termo “automação”, em sua definição mais simples, pode ser compreendido pela transformação de atividades manuais e repetitivas em processos automatizados, ou seja, realizados por meio de um sistema computacional. Para isso, são usados softwares e aplicações para realizar funções antes feitas por profissionais.

Nesse sentido, a automação mobile pode ser entendida como a realização de funções automáticas em dispositivos móveis, ou seja, smartphones e tablets. Também são usados sistemas computacionais, ​desenvolvidos especificamente para uso nesses aparelhos.

Dessa forma, a automação mobile na Gestão da Iluminação Pública consiste em softwares e sistemas criados para facilitar processos e atividades realizados em sua execução, como o controle do parque de iluminação pública, ocorrências de trabalho, envio de equipes externas e atualização de chamados.

Qual a sua importância na gestão e execução dos serviços de iluminação pública?

Além de ser importante para que as organizações do segmento de iluminação pública acompanhem o mercado e suas transformações, a adoção da automação mobile pode melhorar sua atuação e garantir um serviço de qualidade.

As atividades realizadas pelas equipes externas são feitas em campo e, muitas vezes, isso dificulta a comunicação entre esses profissionais e o time responsável por sua gestão.

Normalmente, as equipes recebem seu itinerário em papel e são contatadas por telefone quando são necessárias mudanças. Porém, em algumas áreas, o sinal pode ser inexistente e elas ficam incomunicáveis — o que compromete uma gestão eficiente. Com o uso de um aplicativo mobile, isso não acontece, uma vez que a ferramenta apresenta funcionalidades que podem ser usadas de forma off-line.

Outro ponto otimizado com o uso da automação mobile é a realização de reclamações dos cidadões de um município. Nesse caso, os habitantes podem encontrar problemas na iluminação pública em qualquer momento, seja indo para o trabalho, seja na rua onde moram. Sem o uso da automação mobile, eles precisam reportar esses problemas por meio de canais de comunicação, muitas vezes, falhos e de alto custo — como telefones, e-mails e pontos físicos.

Como resultado, o tempo para que uma ocorrência seja notificada e uma equipe seja enviada para sua resolução tende a ser maior, já que o cidadão precisa entrar em contato e fazer a reclamação, e a equipe precisa ser comunicada e enviada. Tudo isso por meio de canais tradicionais.

Com o uso da automação mobile, o cenário é otimizado. As reclamações passam a ser feitas no local de falha, por meio dos dispositivos móveis dos cidadãos. Para isso, basta acesso à internet e um aplicativo instalado. Em poucos minutos, o chamado pode ser feito e enviado à empresa responsável.

Essas ocorrências são recebidas pela empresa e repassadas ao time externo responsável por sua resolução. Esses profissionais também possuem aplicativos especializados para operação em campo em seus dispositivos móveis.

Entre as funções disponíveis estão o acesso ao chamado e suas descrições, campos para definir materiais necessários e registrar as tarefas realizadas — dados que são atualizados no sistema de forma automatizada. Algumas funcionalidades podem ser usadas em modo off-line, ou seja, até em locais sem conexão com internet.

Assim, a automação mobile torna-se uma ferramenta de otimização da gestão e execução dos serviços de iluminação pública, desde a ponta ao fim do processo operacional, tornando-os mais eficientes. Isso resulta em benefícios para a empresa prestadora do serviço, para a prefeitura e para a população.​

Quais as principais funcionalidades que um aplicativo oferece?

Cadastro de usuários

Aplicativos móveis permitem o cadastro dos cidadãos para que eles façam reclamações e indiquem ocorrências que necessitam de atuação da equipe externa. Tendem a ser simples, solicitando dados como CPF e e-mail, para validar a identidade do indivíduo que está interagindo.

Ocorrências

Como explicamos, os usuários podem enviar as ocorrências à empresa responsável. Para isso, basta preencher um formulário simples, indicando o endereço do problema observado ou a plaqueta do ponto onde houve falha da iluminação e o problema específico. Entre eles estão os de luminárias:

  • apagadas à noite;
  • acesas durante o dia;
  • que oscilam em termos de nível luminoso.

Feito isso, o procedimento é concluído e enviado à empresa. O usuário, quando cadastrado, pode acompanhar suas ocorrências no aplicativo, verificando o seu andamento. Além disso, as ocorrências feitas para o mesmo ponto são agrupadas, o que evita que mais de uma equipe seja enviada para o local.

Ordem de serviço

Ordens de serviço (OS) são elaboradas e enviadas aos times de campo de forma automatizada. Apesar de tal atividade não ser feita diretamente na aplicação mobile, é desenvolvida no sistema integrado a ela, permitindo esse fluxo de informações de forma segura.

Sobre o conteúdo OS, é possível indicar o nível de urgência da tarefa mudando o cronograma de trabalho do time de campo. Além disso, é possível incluir os materiais exigidos para sua execução e descrições enviadas pelo cidadão que facilitam sua atuação.​

Atualização de ocorrências

As equipes de campo podem atualizar as ocorrências recebidas, indicando o que foi feito, o que está em aberto —​ se aplicável —​ e os materiais utilizados. Os dados são inseridos no aplicativo do profissional e enviados de forma automática para o sistema da empresa.

Quais os benefícios da automação mobile para a Gestão da Iluminação Pública?

A automação mobile garante uma série de benefícios para as empresas da área da iluminação pública. Descrevemos melhor os principais a seguir.

Flexibilidade para equipes externas

Muitas empreiteiras e empresas da área atuam em diversas localidades. Por meio da automação mobile, não é necessário ter um ambiente físico para atender suas equipes de campo, apenas um ambiente para que elas descansem e acionem os caminhões.

A gestão é feita de forma remota. Todas as informações necessárias para que elas realizem suas funções são enviadas via tablet ou smartphone. Nesse sentido, centrais e pontos fixos são eliminados.

Aumento da produtividade

A produtividade dos profissionais em campo tende a aumentar com o uso da automação mobile. Isso acontece porque as informações são passadas de forma mais clara e otimizada. Além disso, não há necessidade de se deslocar até uma central para atualizar suas atividades e pegar um cronograma de tarefas, permitindo que mais ocorrências sejam atendidas.

Eliminação do uso de papel

Normalmente, empresas que atuam na Gestão da Iluminação Pública utilizam muito papel para impressão de ocorrências e outras atividades de operações. Com a automação, esse custo é eliminado, bem como o risco de perda ou danificação desses documentos.

Agilidade na gestão

Com o uso de um software de Gestão de Iluminação Pública que inclui a automação mobile, o fluxo de informação é unificado. Todas as atividades podem ser controladas e realizadas em um único ambiente, o que permite uma gestão mais ágil e eficiente.

A fiscalização e a mensuração de resultados também são otimizadas, uma vez que os aplicativos atualizam esses dados de forma automatizada. Além disso, não é permitido aos profissionais realizarem registros incompletos ou distorcidos, evitando o burlamento do processo estabelecido.

Redução de custos

Otimização da gestão, eliminação de gastos com papéis e aumento da produtividade resultam em ganho importante para qualquer empresa: redução de custos. Assim, a lucratividade aumenta, bem como a performance do negócio no mercado.​

Fica evidente que a automação mobile é um investimento interessante para qualquer empresa, especialmente do segmento de iluminação pública. Seus benefícios são diversos, tanto para a organização quanto para a prefeitura e seus cidadãos.

Agora, que você conhece mais sobre a automação mobile e sua importância para a Gestão da Iluminação Pública, gostaria de receber mais conteúdos como este? Para isso, basta assinar a nossa newsletter!