Para que uma construção seja finalizada dentro do prazo e com qualidade, de fato é preciso que um ótimo trabalho em equipe seja feito. Dessa forma, cabe destacar que são várias as etapas que compõem uma obra, sendo que todas elas obrigatoriamente precisam estar alinhadas para que o trabalho no canteiro de obras seja o mais eficiente possível.

Nesse sentido, visando aumentar a eficiência do serviço realizado no canteiro de obras, é interessante pautar os reflexos positivos que uma boa comunicação traz nesse ambiente. Contudo, muitas construtoras ainda apresentam dificuldades no quesito comunicação, ou seja, têm falhas de diálogo dentro da própria equipe de trabalho.

Pensando nisso, elaboramos este post com informações relevantes sobre como melhorar a comunicação no canteiro de obras. Então, continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Vantagens de um canteiro de obras com comunicação eficaz

Todo trabalho que conta com a participação de muitos colaboradores (como é o caso de uma construção de grande porte) precisa viabilizar meios para que as informações estejam ao alcance de todos. Conforme você poderá conferir na sequência, esse acesso rápido e eficaz traz vários benefícios para o canteiro de obras. Acompanhe!

Cumprimento do cronograma

É impossível imaginar uma construção que consegue cumprir o cronograma sem ter uma comunicação eficaz no seu canteiro de obras. Isso porque, para que uma fase da obra seja finalizada e posteriormente outra seja iniciada, é essencial o alinhamento de toda a equipe, a fim de que todos saibam com precisão qual é a demanda atual.

Desse modo, ao administrar adequadamente a forma de comunicação no canteiro de obras, diminuem-se as chances de tomada de decisões equivocadas, o que reflete de maneira positiva no andamento da obra dentro do prazo.

Segurança

Acidentes de trabalho no ramo da construção civil não são raros de acontecer: infelizmente, vários colaboradores são vitimados todos os anos. Muitos dos acidentes que ocorrem no canteiro de obras são ocasionados pelo não uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), entretanto há outro motivo que também propicia acidentes: a falta de informação.

Uma vez que nem todos os colaboradores são capazes de acompanhar as atualizações das ocorrências no canteiro de obras, surgem brechas para a potencialização de situações de risco. Em outras palavras, muitos acidentes ocorrem nesse ambiente devido a desencontro de informações.

Economia de recursos

Calcular a quantidade exata de insumos que uma obra demanda é uma tarefa bastante difícil, porém ela pode ser ainda mais dificultada quando não há uma comunicação clara entre a equipe de trabalho.

Por isso, em alguns canteiros de obras, é comum ver desperdícios de materiais devido a erro de cálculo, sendo que tudo isso foi ocasionado pela imprecisão na hora da coleta/transferência de informação.

Aumento da produtividade

Uma equipe que consegue estabelecer uma boa política de comunicação interna consequentemente reduz o número de dúvidas não sanadas. Dessa maneira, quanto mais colaboradores cientes das tarefas que devem ser realizadas, bem como informados sobre a forma correta de execução, maior o aumento da produtividade.

Outro ponto a ser destacado como benéfico para o canteiro de obras quando a comunicação é assegurada de forma eficaz é o colaborador se sentir mais à vontade para buscar conhecimento. Isso porque ele já sabe que poderá ter acesso aos dados quando quiser, o que pode funcionar como uma espécie de estímulo para o aprendizado.

Diário de obras e a relação com a comunicação eficaz

A base para estabelecer uma comunicação eficiente é a centralização dela, o que evita a transferência de dados contraditórios. Nesse sentido, ganha destaque o diário de obras, pois é a partir desse banco de dados que se torna possível buscar informações precisas sobre a rotina no canteiro de obras.

Possibilidade de um acompanhamento diário

Dados como número de colaboradores, horas trabalhadas, equipamentos utilizados, condições climáticas e outras informações pontuais podem ser arquivados e atualizados a qualquer momento em um diário de obras. Com isso, o acompanhamento cotidiano da obra é potencializado, sendo realizado de forma rápida, eficiente e segura.

Melhoria na tomada de decisão

A todo instante decisões são tomadas em um canteiro de obras (compra de materiais, velocidade do trabalho de acordo com as condições climáticas, entre outras). Nesse contexto, podemos seguramente afirmar que o diário de obras oferece grande vantagem na hora de se tomar esse tipo de decisão. Isso porque todas as definições serão estabelecidas embasadas em informações coletadas de maneira precisa e atualizada. Assim sendo, reduz-se a possibilidade de decisões equivocadas.

Antecipação das demandas

Informações sobre falhas de equipamentos, quantidade de material gasto no dia e evolução do trabalho são algumas das que são arquivadas num diário de obras. De posse de tudo isso, naturalmente é possível antecipar várias demandas, o que contribui para potencializar a produtividade.

Exemplificando, se é constatada a queda de rendimento no funcionamento de uma máquina específica em dias consecutivos, não será necessário esperar que ela falhe por completo para providenciar sua manutenção. Logo, torna-se possível se antecipar a um problema maior apenas com a análise de informações coletadas diariamente.

Facilidade de acesso aos relatórios

Não faz sentido garantir a coleta de informações precisas e atuais se elas não forem divulgadas para toda a equipe de trabalho. Há dados (principalmente no que diz respeito à segurança do trabalho) que todos os colaboradores precisam acompanhar diariamente, para que assim as tarefas sejam executadas sempre com os riscos reduzidos.

Ao providenciar um moderno diário de obras, a disponibilização dos dados em tempo integral é assegurada, fazendo com que toda a equipa tenha acesso facilitado a essas informações.

Após analisar os reflexos de uma comunicação eficaz em um canteiro de obras, bem como a relação que ela tem com o diário de obras, fica mais fácil perceber que suas vantagens para a construção são imensuráveis. Portanto, seja durante o planejamento inicial, seja na entrega da obra, uma comunicação eficiente torna-se imprescindível para o sucesso do empreendimento.

Com intuito de aperfeiçoar a coleta de dados no canteiro de obras, a Exati Tecnologia desenvolveu um software de otimização de processos no setor da construção civil. Ele atua como um diário de obras digital, mas também possui inúmeras outras funcionalidades que auxiliam a organizar, gerenciar e aumentar a produtividade das equipes.

Entre em contato conosco e conheça todas as vantagens que podemos oferecer para a sua empresa!