Gerir uma obra e a equipe responsável por ela não é uma tarefa fácil. São inúmeros dados importantes que não podem ser esquecidos. Desde 2017 o preenchimento do Diário de Obras é obrigatório. No entanto, nem todo mundo cumpre com a lei e realiza o preenchimento dos dados. E isso ocorre justamente pelo fato de que o processo é demorado e burocrático.

Muitos profissionais reclamam que o Diário de Obras é extenso, precisa de muitas informações e, por isso, acaba tomando muito tempo. Mas o que é importante as pessoas saberem, é que o Diário de Obras também está na versão digital e isso facilita, muito, a vida dos profissionais, que conseguem inserir as informações rapidamente, além de terem a certeza de que os dados estão seguros. Se você tem dúvidas sobre o que é o Diário de Obras Digital e como ele funciona, esse texto é para você! Confira:

O que é o Diário de Obras Digital?

Todas as informações sobre uma obra são importantes. É através desses dados que a equipe de trabalho saberá quais são os próximos passos, o que pode e não pode ser feito. O Diário de Obras Digital é um documento que mantém informações importantes em segurança e organização.

É fundamental que, ao preencher o Diário de Obras Digital, tudo seja muito detalhado, como quais atividades foram realizadas no dia e qual profissional é o responsável. Em dias de chuva, por exemplo, é importante relatar caso não seja possível continuar trabalhando enquanto a chuva não parar. Outra informação importante é se algum equipamento apresentou problema.

É comum que muitos profissionais escrevem esses dados no papel, porém isso não é indicado, justamente porque documentos em papel são fáceis de perder, além do fato de que o Diário de Obras é preenchido, na maioria dos casos, por pessoas diferentes, o que pode gerar alguns erros no preenchimento como frases ilegíveis ou muitos erros ortográficos.

O Diário de Obras Digital é obrigatório?

Todas as empresas de construção precisam acompanhar e fiscalizar o andamento das obras e isso pode ser feito pelo Diário de Obras Digital. A Lei Federal 5.194 torna o Diário de Obras e o preenchimento dele obrigatório. É fundamental que as construtoras sejam organizadas e tenham o documento sempre a disposição, caso um fiscal compareça solicitando as informações.

É importante analisar a importância de usar a tecnologia para facilitar a vida do empreendedor. Como o Diário de Obras é obrigatório, preencher ele de forma online deixa as informações seguras e evita riscos de erros.

Quais as vantagens de usar o Diário de Obras Digital?

  • Você pode acompanhar todos os detalhes e mudanças da construção.
  • Em caso de problemas ou mudança nos projetos, é possível, através do Diário de Obras Digital, verificar qual a origem do problema e quem é o profissional responsável que pode falar mais a respeito.
  • O Diário de Obras Digital guarda dados como períodos em que a obra precisou ser parada, devido a problemas meteorológicos, por exemplo, ou acidentes.
  • Ter o Diário de Obras Digital é se preocupar não só com a organização da obra, mas com o bem estar dos trabalhadores, além de estar dentro da lei.
  • O avanço tecnológico permitiu que ideias como essa surgissem. O Diário de Obras Digital é um facilitador de todo um processo que demoraria, caso fosse preenchido de forma escrita.
  • Por ser digital, o acesso ao documento é mais rápido, além do fato de que qualquer pessoa responsável pela construção pode ter acesso.
  • Com o Diário de Obras Digital é possível comprovar que as tarefas realizadas na obra foram feitas da maneira correta.
  • Em caso de acidentes de trabalho, o Diário de Obras Digital pode ajudar a levantar informações importantes.

Quem é responsável por preencher o Diário de Obras Digital?

Tanto o engenheiro como um técnico podem preencher o Diário de Obras Digital. No entanto é fundamental que os profissionais estejam envolvidos diretamente na obra. Além disso, também é importante que todas as informações, depois de escritas, tenham a assinatura e CPF de quem preencheu.

Posso ter algum problema se não preencher o Diário de Obras Digital?

Sim. Em primeiro lugar, a não utilização do Diário de Obras Digital vai contra o código de ética dos profissionais da área da engenharia, arquitetura, agronomia e geologia. De acordo com a lei, as penalidades para o não cumprimento são advertência ou multa. Caso o problema persista, pode ocorrer a suspensão temporária da obra, até que a situação seja regularizada.

Você já conhece o Videnci Obras?. O software é uma plataforma web e mobile voltada para o Diário de Obras Digital! Com ele, é possível aumentar o controle das ações tomadas dentro de uma obra. Quer saber mais? Clique aqui.