Para que um empreendimento construtivo obtenha sucesso, é preciso o empenho de uma equipe de trabalho multiprofissional. Entre os colaboradores presentes em um canteiro de obras, é interessante destacar o papel desempenhado pelo encarregado de obras, responsável por gerenciar a dinâmica das tarefas.

Nesse contexto, cabe ressaltar que o encarregado de obras precisa estar ciente de tudo o que acontece em um canteiro de obras, seja em relação às técnicas de construção, seja em relação às medidas preventivas de segurança do trabalho. Afinal, a administração das demandas também é uma de suas funções.

Neste post, você vai conhecer melhor as responsabilidades de um encarregado de obras, as vantagens dessa profissão e demais características. Continue a leitura e confira.

O que é um encarregado de obras?

O encarregado de obras é aquele profissional que é extremamente experiente acerca de obras e construção civil em geral. Basicamente, ele conhece a sequência de todas as tarefas que serão realizadas no canteiro de obras, bem como as melhores condições de trabalho para realizá-las com sucesso.

Independentemente do porte da obra, a presença do encarregado é indispensável. Esse profissional pode trabalhar na construção de prédios, casas, condomínios, estabelecimentos comerciais etc. Em todas essas ocasiões, ele supervisiona a obra desde o seu início até a entrega ao cliente, integrando a equipe de trabalho em todas as fases de execução do projeto.

Quais são as principais funções do encarregado de obras?

Mesmo que um projeto construtivo consiga seguir rigorosamente com o seu planejamento, imprevistos e demandas secundárias no canteiro de obras naturalmente podem aparecer.

Por esse motivo, a rotina do encarregado de obras em um canteiro de obras não é muito bem estabelecida, visto que ele sempre empenhará o seu trabalho nas solicitações e serviços que são considerados mais importantes naquele momento.  

Como esse profissional é exigido a todo momento na linha de frente de um canteiro de obras, obrigatoriamente ele precisa ter sólidos conhecimentos na área da construção civil e controle de qualidade. Caso contrário, não conseguirá administrar as tarefas corretamente, aumentando os riscos de atrasos e retrabalhos.  

Gestão de pessoas

Conhecido também como mestre de obras, o encarregado geral de obras lidera uma equipe de trabalho na construção composta por vários profissionais. Pedreiros, serventes de pedreiros, carpinteiros, eletricistas e ajudantes são só alguns colaboradores que podem compor a equipe.

Desse modo, é indispensável para um encarregado de obras ter habilidades de gestão de pessoas, visto que ele coordena toda a equipe, mediando atritos internos e lidando com diferentes pessoas diariamente.

Monitoramento de resultados

Também é uma das funções de um encarregado realizar o monitoramento de resultados no canteiro de obras. Dessa forma, como uma construção é composta por várias etapas, ao término de todas elas é necessário que haja uma avaliação técnica, atestando sua qualidade e viabilizando, posteriormente, o início da fase seguinte.

Devido a essa dinâmica de trabalho, o encarregado de obras sempre estará colocando em prática seus conhecimentos sobre controle de qualidade, pois é ele o primeiro responsável por analisar a qualidade das tarefas finalizadas.

Comunicação com superiores

A boa comunicação entre o escritório e o canteiro de obras é fundamental para a organização e o planejamento das atividades.

Dessa forma, o mestre de obras atua como uma espécie de porta-voz, já que ele é o responsável por comunicar aos chefes como está o andamento e o status de cada projeto, relatando atrasos, falta de insumos, principais demandas etc.

Fiscalização de pessoas e tarefas

Fiscalizar o modo como as tarefas estão sendo executadas, bem como se o tempo gasto com elas é compatível com as exigências técnicas, faz parte da rotina de trabalho do encarregado.

O encarregado é responsável tanto pelo controle da qualidade do serviço quanto pela gestão da produtividade da equipe de colaboradores.

Organização da logística do canteiro de obras

A distribuição de atividades, a organização da quantidade de colaboradores por demanda de trabalho e a maneira como os materiais são fornecidos também são funções que cabem a um mestre de obras.

Em outras palavras, grande parte da logística presente no canteiro de obras é organizada e observada pelo encarregado geral, e, caso haja necessidade de ajustes, compete a ele tentar realizá-los.

Qual a relação entre o encarregado de obras e a segurança do trabalho?

Acidentes de trabalho, infelizmente, ainda fazem parte do ramo da construção civil. Não é raro haver relatos da ocorrência deles em um canteiro de obras. Para que haja redução no número de acidentes na construção, é preciso que todos os colaboradores sigam uma série de medidas preventivas de segurança do trabalho.

Uma delas (considerada uma das principais) é a utilização dos equipamentos de proteção individual (EPIs) por quem atua nesse ramo. Em vista disso, também é responsabilidade do encarregado verificar se a equipe de trabalho está utilizando da forma adequada os EPIs fornecidos.

Qual a escolaridade necessária para se tornar um encarregado de obras?

Há cursos disponíveis no mercado para quem almeja se tornar um mestre de obras, entretanto essa é uma profissão que não exige curso de formação para o seu desempenho. Sendo assim, atualmente existem vários profissionais que se tornaram encarregados de obras devido aos anos de experiência adquiridos no canteiro de obras.

Encarregado de obras no mercado de trabalho

É muito relativo mensurar o salário desse profissional, pois são vários os parâmetros que estão envolvidos na questão, como porte da obra, tamanho da construtora, cidade da construção etc. Entretanto, traçando uma média salarial, um mestre de obras no Brasil recebe, basicamente, entre R$1.500,00 e R$3.000,00.

Após aprender o que é um encarregado de obras, bem como as suas principais responsabilidades, é fácil perceber quão relevante esse profissional é para o sucesso de uma construção. Portanto, é possível concluir que, por trás de todo projeto construtivo bem executado, há um mestre de obras muito bem capacitado.

O post foi interessante para você? Então, compartilhe-o em suas redes sociais e faça com que mais pessoas saibam sobre a profissão de encarregado de obras.