CONHEÇA A IMPORTÂNCIA DE FAZER O TREINAMENTO DE EQUIPES EXTERNAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
14 de abril de 2020 5:21 pm
Background
Siga nas redes

 

A capacitação das equipes de construção civil é muito importante para que os serviços sejam entregues com qualidade e no prazo combinado. Este aspecto, em especial, tem sido observado por muitas empresas do setor que investem no treinamento de equipes externas.

Com colaboradores devidamente preparados, as chances de atingir um desempenho acima da média em uma obra são bem mais amplas.

Em um cenário de alta concorrência, as companhias não podem ignorar a necessidade de qualificar os profissionais, afinal, a melhoria contínua também é crucial para fidelizar os clientes.

Neste post, você vai entender melhor o assunto e conhecer os principais benefícios que as empresas da construção civil conquistam ao contar com um programa de qualificação para os empregados.

Desafios que atrapalham a gestão de equipes externas na construção civil

Garantir a capacitação de equipes externas de construção é algo que influencia diretamente na produtividade do time e no aumento da qualidade das obras. Mas o caminho a ser percorrido pelos gestores no treinamento dos trabalhadores é envolto por alguns desafios, com destaque para três principais:

Falta de acompanhamento

Em qualquer contexto, mas principalmente quando não há o contato direto com os colaboradores no dia a dia de trabalho, deixar de acompanhar o desempenho das equipes e a evolução dos projetos pode trazer sérias consequências no futuro, impactando no bom resultado e nos prazos de uma obra.

Ausência de comunicação

Mesmo que sejam altamente qualificados, os profissionais de equipes externas podem ter dúvidas ao executar alguma tarefa, ou compreenderem de forma errada alguma informação passada pelos gestores. Se não houver um fluxo claro de comunicação, o bom andamento de uma obra pode ser colocado em risco.

Falta de orientações 

Passar instruções de forma detalhada está entre os principais fatores que influenciam na qualidade de um serviço prestado. Caso o gestor não especifique determinado material ou um método construtivo específico, as entregas podem ficar incompatíveis com o que estava previsto no projeto, gerando insatisfação no cliente.

Como superar esses desafios

Estabelecer metas desafiadoras, mas que sejam alcançáveis, é um dos primeiros passos para melhorar a atuação das equipes externas na construção civil, garantindo que os profissionais se mantenham motivados e permaneçam realizando boas entregas ao longo do tempo.

A padronização e roteirização de processos é outra atitude importante, pois evita perda de tempo, retrabalhos e a necessidade de improvisações. Treinamentos e capacitações também favorecem a boa atuação das equipes externas.

Vale dizer que o apoio da tecnologia é fundamental para que as equipes externas trabalhem melhor. Com o uso de um software de gestão de obras, garante-se a centralização de dados, a automatização de tarefas e o acompanhamento em tempo real das tarefas realizadas. 

Principais treinamentos em construção civil

O treinamento de equipes externas na construção civil pode ter diversas finalidades. Por exemplo, caso as obras estejam sofrendo com atrasos constantes, talvez seja necessário capacitar os times com conteúdos sobre gestão do tempo. Se o problema forem os acidentes frequentes no canteiro de obras, a segurança do trabalho deve ser o foco principal dos treinamentos.

Vale ressaltar que além das necessidades particulares de cada empresa de construção civil, existem treinamentos obrigatórios em todas elas de acordo com as normas regulamentadoras, como as orientações acerca do uso de EPI’S, o cuidado com o transporte, armazenagem e manuseio de materiais, o uso de seguro de máquinas e equipamentos, a atenção com a ergonomia no canteiro e a segurança com os trabalhos em altura.

Os treinamentos podem ser oferecidos de forma presencial ou virtual, e cabe à construtora avaliar qual método será o mais adequado de acordo com a rotina das equipes e as características dos próximos projetos, entre outras variáveis.

8 vantagens de treinar equipes externas de construção civil

Manter os profissionais externos de construção civil bem-treinados é importante para aumentar a motivação das equipes, algo que tende a impactar positivamente os projetos e a satisfação dos clientes, bem como a reputação da empresa. Entre os principais benefícios de implementar treinamentos na rotina da construtora estão:

Redução da rotatividade

O desligamento de profissionais é sempre um desafio. Na construção civil a situação é ainda mais delicada, afinal, um colaborador que não está apresentado um bom rendimento afeta todo o desenvolvimento de uma obra.

Uma maneira de evitar a rotatividade é por meio do treinamento de equipes externas. Ao preparar um funcionário para a rotina de trabalho no canteiro, a empresa vai ajudá-lo a se adaptar mais rapidamente à cultura organizacional.

Isso é indispensável para o colaborador estar mais atento às demandas e também para reduzir possíveis riscos e erros.

Além disso, o processo de desligamento gera custos adicionais para o negócio. Afinal, é necessário investir novamente na preparação de um novo funcionário.

Aumento da produtividade

Erros humanos, por mais simples que sejam, são comuns na área da construção civil. Por mais dedicados que os funcionários sejam, não há como garantir perfeição em todos os processos executivos de uma obra.

Por outro lado, a empresa pode adotar estratégias para minimizar o retrabalho.

Uma dessas ações é investir no treinamento de equipes externas, que visa trazer orientações valiosas para os colaboradores estarem cientes do que deve ser feito no canteiro de obras.

À medida que uma companhia educa os empregados com as melhores práticas, maiores são as chances de as equipes serem mais produtivas.

Maior engajamento dos profissionais

A área da construção civil precisa de trabalhadores capacitados e que conheçam bem as tarefas que precisam executar.

Por isso, investir no treinamento de equipes externas é importante para as atividades serem feitas de acordo com as melhores práticas do mercado. Além disso, as capacitações são fundamentais para motivar os empregados.

Conhecer novidades e procedimentos que melhoram o ambiente de trabalho faz com que os colaboradores percebam o interesse da empresa em oferecer as condições ideais para a execução das demandas.

Esse fator proporciona um maior engajamento e uma grande identificação com os propósitos da companhia. Com um time motivado, fica mais fácil não apenas bater as metas, mas também colocá-las em um patamar mais elevado no futuro.

Redução de custos

Em momentos de instabilidade econômica, uma das prioridades é reduzir as despesas ao máximo, sem perder a qualidade dos serviços.

Inegavelmente, isso é um grande desafio que exige planejamento e profissionais atentos às tarefas determinadas.

O treinamento de equipes externas é adotado por muitas empresas porque incentiva o uso racional dos equipamentos e dos materiais de construção.

Essa postura faz com que haja também uma diminuição de gastos, o que favorece o retorno do investimento feito na capacitação dos colaboradores.

Um funcionário satisfeito e devidamente qualificado também opta por permanecer mais tempo na empresa. Ao diminuir o número de demissões, uma organização tem menos despesas geradas pelos encargos trabalhistas.

Melhora no ambiente de trabalho

A valorização do trabalhador por meio de treinamentos tem como ponto positivo a melhoria do ambiente de trabalho.

Isso ocorre porque as capacitações propiciam aos colaboradores um entendimento mais claro das demandas. Além disso, a ausência de problemas por causa de equívocos evita que haja desentendimento entre os funcionários.

Sem conflitos entre as equipes, a tranquilidade toma conta do canteiro de obras naturalmente.

Em outras palavras, fica mais simples executar as tarefas e evita-se que os colaboradores se estressem, melhorando a produtividade.

Prevenção de acidentes

É inquestionável que um acidente durante o trabalho deixa o time mais tenso e menos focado em resultados.

Além de proporcionar mais qualidade de vida aos trabalhadores, o treinamento de equipes externas prioriza reduzir, ao máximo, os acidentes em uma obra.

Para que a empresa não enfrente situações desagradáveis por causa de erros de segurança, por exemplo, é válido contar com um programa de capacitações que envolvam os procedimentos ideais para a prevenção de acidentes.

A recomendação é que seja feito, de forma didática, o repasse de informações para todas as equipes. Também é indispensável que o instrutor esteja disponível para esclarecer dúvidas.

Essa iniciativa ajuda os empregados a assimilarem melhor o conteúdo do treinamento e a colocá-lo em prática.

Aumento da competitividade da empresa

À medida que as capacitações reduzem gastos, elevam a produtividade e deixam os colaboradores mais engajados, a companhia torna-se mais competitiva e capaz de superar os desafios impostos pela concorrência.

O foco na melhoria contínua jamais pode ser abandonado, pois qualquer detalhe pode gerar uma vantagem sobre as outras empresas da área da construção civil.

Ser reconhecido pelo público-alvo somente é viável quando uma companhia conta com funcionários preparados para executar serviços de alto nível.

Uso consciente da tecnologia

Conviver com os avanços tecnológicos é uma obrigação para as empresas no cenário atual.

Não aproveitar os benefícios proporcionados pela tecnologia é um dos erros mais graves que podem ser cometidos no mundo dos negócios.

É crucial proporcionar aos empregados condições de utilizar recursos avançados para realizar as tarefas, porque é uma forma de minimizar os erros e de agilizar a conclusão dos serviços.

As capacitações das equipes, mais uma vez, são aliadas nesse processo. Apostar no treinamento de equipes externas é vital para uma empresa de construção civil estar adequada às boas práticas do setor.

Além disso, é uma maneira de incentivar os funcionários a serem mais produtivos, o que otimiza o trabalho no canteiro, permite a fidelização de clientes e, consequentemente, a obtenção de mais lucro.

Se você quer receber mais dicas para atingir um desempenho cada vez melhor nas construções, assine nossa newsletter. Você receberá conteúdos como este no seu e-mail!

Torne-se digital
com o Videnci
Logo
Experimente agora, sem necessidade de cartão de crédito
Cadastre-se na nossa newsletter