A realização de construções sustentáveis é um objetivo comum entre as empresas do mercado, uma vez que elas representam maior retorno para seus projetos, bem como a satisfação entre os clientes. Para o seu alcance, as organizações estão investindo na tecnologia BIM.

Considerada como o futuro da construção civil, a tecnologia BIM contribui para a otimização de todo o processo de elaboração, implementação e análise de projetos de edificação. Assim, ela permite que o gerenciamento de obras seja mais eficiente e promova benefícios para todos os envolvidos.

Neste artigo, você vai saber mais sobre essa tecnologia, seus benefícios e como ela contribui para a realização de construções sustentáveis. Continue a leitura!

O que é a tecnologia BIM?

O termo BIM (Building Information Modeling), ou modelagem de informações da construção, é usado para referir-se a um conjunto de tecnologias, processos e informações combinados em softwares e ferramentas digitais, com o objetivo de otimizar o gerenciamento de projetos de edificação em todas as suas etapas.

A tecnologia pode ser utilizada em todo o ciclo de vida do projeto — concepção, desenvolvimento, avaliação, gestão e manutenção. Assim, ela promove integração, inteligência e colaboração entre todas as atividades, processos e pessoas envolvidas no gerenciamento da edificação.

Em outras palavras, a tecnologia BIM permite que sejam criadas visualizações 3D do projeto, bem como análises de componentes de sua estrutura e funcionamento, como iluminação, elétrica e insumos necessários. O software avalia os aspectos de cada cenário criado, permitindo que a opção mais otimizada seja escolhida.

Quais as suas vantagens?

Conforme indicado, a tecnologia BIM promove uma série de benefícios para a empresa responsável pelo projeto, bem como para sua administração futura. Apresentamos as principais vantagens a seguir. Acompanhe!

Modelagem 3D

A tecnologia BIM viabiliza a criação de projetos em modelagem 3D, que incorporam aspectos de profundidade ao desenho. Desta forma, a maquete se mostra mais próxima da realidade da edificação, permitindo que ela seja mais bem avaliada pelos profissionais responsáveis por seu desenvolvimento, bem como pelos clientes.

Além de estabelecer expectativas de forma mais eficiente, as alterações podem ser realizadas durante a fase de concepção, otimizando todo o processo de desenvolvimento.

Disponibilidade de informação

Outra característica de um software que apresenta a tecnologia BIM é a possibilidade de armazenar todos os documentos e informações relacionadas ao projeto. Isso inclui permissões, orçamentos, representação de fachadas, modelagens e plantas.

Assim sendo, os profissionais e pessoas envolvidas no gerenciamento da obra, bem como no projeto após sua entrega, podem consultar dados de forma rápida e fácil, facilitando seu processo de tomada de decisão.

Essa possibilidade também aumenta a segurança das informações do projeto, uma vez que todos os documentos são digitalizados e armazenados na rede do software, e não precisam ser mantidos de forma impressa em diferentes locais.

Colaboração entre profissionais

O conceito de tecnologia BIM permite que os arquivos e documentos usados pelos profissionais envolvidos no ciclo de vida do projeto possam ser intercambiáveis entre diferentes sistemas, usados por arquitetos, fabricantes, engenheiros e construtores.

Dessa forma, o trabalho dos profissionais é facilitado e otimizado, uma vez que a fonte de informações é maior e a visão do projeto é integrada entre eles. Suas decisões podem considerar aspectos não apenas de seus processos, mas também dos demais envolvidos.

Agilidade e cumprimento de cronogramas

A tecnologia BIM permite que as decisões sejam tomadas de forma mais eficiente e ágil, uma vez que os dados são integrados e centralizados para todos os profissionais. Assim, o cumprimento do cronograma acaba sendo mais garantido.

Com os dados, os profissionais responsáveis por planejar e gerir a obra delegam melhor as tarefas, acompanham o uso de materiais, preveem problemas, bem como suas soluções, e identificam pontos de otimização que impedem atrasos.

Como ela contribui para a realização de construções sustentáveis?

Um software com a tecnologia BIM permite que as empresas desenhem projetos de construções mais sustentáveis. Para isso, são oferecidas funcionalidades que simulam a produção de resíduos, consumo de água e emissão de carbono em diferentes cenários.

Assim, é possível identificar quais aspectos do projeto podem ser alterados para criar uma construção mais sustentável para o cliente. Alguns itens que podem ser avaliados são a posição de janelas e fachadas para absorver iluminação, diferentes tipos de fiação para o consumo de eletricidade e opções de armazenamento de água e sistemas de reúso.

O uso de sistemas tecnológicos e inteligentes também pode ser considerado, como janelas e lâmpadas inteligentes — itens que aumentam a eficiência da edificação durante o uso do ambiente. Os custos e processos adequados para sua inclusão devem ser considerados no software, permitindo que o BIM mostre o cenário real do projeto.

Por que a tecnologia BIM é o futuro da construção civil?

O cenário atual do mercado é movido pela transformação digital e adoção de novas tecnologias. Utilizadas para otimizar processos, empresas de todos os segmentos e tamanhos estão investindo nessa estratégia para manter sua competitividade, inclusive na construção civil.

A tecnologia BIM é vista como a opção mais completa e inteligente disponível para o setor, que integra as atividades do gerenciamento de obras com o ciclo de vida de edificações, resultando em benefícios importantes para a eficiência e sustentabilidade dos negócios. Por esse motivo, ela é considerada o futuro do mercado.

Além disso, seu uso se tornou obrigatório para obras públicas no Brasil, por meio do Decreto Presidencial nº. 9.377, assinado em 17 de maio de 2018. Sendo o Estado o maior cliente do setor, a tendência é que as empresas passem a adotar a tecnologia em suas atividades.

Fica evidente que a tecnologia BIM é importante não somente para a realização de construções sustentáveis, mas também para o aumento da produtividade e eficiência dos projetos do mercado. Assim, é importante que as empresas se adaptem a essa tendência.

Para isso, é necessário avaliar as opções de software BIM disponíveis, identificando quais atendem melhor as necessidades do negócio e promovem reais benefícios para sua atuação no mercado.

Essas são as principais informações sobre como a tecnologia BIM contribui para a realização de construções sustentáveis. Siga nossas redes sociais para se manter informado sobre esse e outros assuntos do mercado. Estamos no Facebook e no LinkedIn!