O diário de obras é uma ferramenta importante para manter a organização e o sucesso dos projetos da empresa, já que documenta todas as informações essenciais sobre sua execução. Geralmente, ele é previsto em contrato e ajuda no monitoramento e fiscalização da obra, bem como no acompanhamento do cumprimento de prazos.

Ao contrário do que possa parecer, o preenchimento do diário de obras é muito mais do que uma forma de cumprir com as obrigações contratuais com os clientes. Isso porque ele traz diversas vantagens para uma melhor execução do projeto, como uma maior facilidade de análise de dados, melhor aproveitamento de recursos e controle do cronograma da obra.

Quer entender melhor como funciona o diário de obras e por que ele é tão importante? Acompanhe a leitura!

O que é o diário de obras?

O relatório diário de obras (RDO) é um documento bastante utilizado no setor de construção civil, no qual são registrados dados importantes sobre a execução do projeto e o dia a dia do trabalho na obra. Alguns de seus itens essenciais são informações sobre:

  • condições climáticas do dia, já que elas podem afetar o andamento da construção;

  • recursos disponíveis e a quantidade de materiais utilizados;

  • tarefas realizadas;

  • equipe presente no canteiro de obras;

  • acidentes, danos materiais ou outros problemas enfrentados;

  • equipamentos utilizados etc.

Além disso, o diário de obras é uma ferramenta que pode ser utilizada como Livro de Ordem de Obras e Serviços, que é um documento obrigatório, exigido pelo CONFEA. Para isso, o diário de obras deve seguir um modelo que contemple todos os dados determinados pela lei. Porém, a empresa pode acrescentar outras informações que considerar importantes ou que tenham sido estipuladas no contrato com o cliente.

Como ele funciona?

O diário de obras funciona como um memorial das atividades diárias da obra e deve ser preenchido de forma rigorosa pelo engenheiro ou responsável técnico pelo projeto. É importante que todos os registros sejam feitos com detalhes e nenhuma informação seja omitida.

Em muitos casos, os profissionais levam pranchetas para o canteiro de obras para registrarem as informações. Porém, existem sistemas especializados para a gestão de obras que permitem preencher documentos digitais, o que otimiza o processo. Algumas das principais vantagens do diário de obras digital são a possibilidade de:

  • customizar o documento de acordo com as exigências do cliente ou padrões da empresa;

  • evitar confusões geradas por letras ilegíveis;

  • ter maior rapidez e praticidade no preenchimento, o que otimiza o tempo dos profissionais;

  • gerar relatórios automáticos com base nas informações registradas, de forma personalizada;

  • acessar o diário a qualquer momento e em qualquer lugar, tanto pelo computador quanto por meio de dispositivos móveis — como tablets e smartphones.

Por que é importante ter um diário de obras?

Guardar o histórico de execução da obra ajuda a empresa a otimizar a sua forma de trabalho, aprimorar o desempenho das equipes e tomar melhores decisões com base em erros e acertos cometidos anteriormente. Veja, a seguir, por que ele é tão importante.

Auxilia na logística

O processo logístico pode ser otimizado por meio do diário de obras, já que ele permite registrar e entender melhor os gastos com insumos e materiais de construção e o desempenho de equipamentos.

Assim é possível planejar melhores compras e fazer um bom gerenciamento do estoque de materiais — o que inclui, por exemplo, a escolha de bons fornecedores, manuseio adequado de produtos e manutenção de máquinas. Além disso, são evitados problemas com falta ou desperdício de materiais, que podem atrasar a obra ou gerar gastos desnecessários.

Facilita a análise da obra

Uma das maiores vantagens do diário de obras é a obtenção de informações relevantes sobre aspectos das construções, que podem ser utilizados para alimentar o sistema de gestão para otimizar os processos da empresa. Por isso, é importante que os profissionais registrem o maior número de dados possível e, de preferência, de maneira digital, para que seja possível gerar relatórios automatizados.

Essas informações facilitam a análise da obra e podem ser aproveitados para fazer melhores planejamentos de construções futuras. Além disso, elas permitem obter métricas para avaliar a qualidade do trabalho e propor melhorias na forma de execução dos projetos.

Algumas das principais vantagens da análise de dados das obras são:

  • possibilidade de mensurar a produtividade das equipes;

  • maior facilidade no cumprimento de metas;

  • entendimento sobre problemas que possam afetar o andamento da obra;

  • otimização da utilização de recursos materiais etc.

Ajuda no cumprimento do cronograma

Cumprir o cronograma da obra é de extrema importância para garantir que o serviço seja entregue dentro do prazo e não surjam problemas com os clientes. Isso é bom não só para os contratantes, mas também para a própria empresa que executa a obra, já que evita perdas de tempo e dinheiro.

O diário de obras ajuda no planejamento do cronograma, já que permite saber com precisão o andamento de cada etapa e auxilia na identificação de problemas que possam causar atrasos. Com um bom planejamento, fica mais fácil conseguir cumprir com os prazos propostos.

Outra vantagem do diário é a maior facilidade para conseguir ajustes nos prazos, caso necessário. Imprevistos como períodos de chuva que atrapalham o andamento das construções acontecem e é importante que isso seja registrado no diário. Assim, os clientes podem entender melhor o motivo de um possível atraso justificado.

Melhora a qualidade da execução dos projetos

O diário de obras ajuda a diminuir a ocorrência de imprevistos e a garantir que o projeto seja bem executado do início ao fim. Isso porque ele permite monitorar seu andamento e acompanhar o progresso da obra de forma diária, inclusive por meio de fotos.

Dessa forma, é possível tomar medidas para melhorar a qualidade da execução, como:

  • calcular melhor a quantidade de funcionários e máquinas necessárias;

  • incentivar um melhor desempenho e comunicação das equipes;

  • economizar materiais;

  • optar por máquinas e ferramentas mais eficientes.

Traz maior transparência aos serviços prestados

Com o diário de obras, é possível manter uma relação mais transparente com os clientes, já que todas as informações importantes estarão registradas e podem ser apresentadas a eles diariamente. Assim, o cliente pode acompanhar a obra de perto e ter a garantia de que os serviços estão sendo executados da melhor maneira, o que gera uma maior confiança na empresa contratada.

Além disso, mesmo nos casos em que os clientes não façam esse acompanhamento regularmente, podem surgir dúvidas futuramente sobre alguma etapa do processo de execução. Nesse caso, a consulta do diário pode ajudar a esclarecê-las.

Como você viu, o diário de obras não deve ser encarado somente como um documento burocrático, mas como uma fonte de informações que permite otimizar processos e melhorar o relacionamento com os clientes. Por esse motivo, é importante investir em soluções que ajudem a fazer um diário de forma eficiente e prática e a incentivar os profissionais responsáveis a preenchê-los de maneira correta.

Gostou do artigo e deseja saber mais sobre o assunto? Assine a nossa newsletter e receba avisos sobre novos conteúdos em seu e-mail!