DIÁRIO DE OBRAS DIGITAL: POR QUE VOCÊ DEVE USAR UM?
14 de abril de 2020 1:43 pm
Background
Siga nas redes

trabalhadores-usando-um-diario-de-obras-digital-na-construcao-civil

O processo de gestão de uma construção é uma tarefa que pode ser mais bem desempenhada se tiver o amparo da tecnologia. Um diário de obras digital, por exemplo, permite que todas as informações das atividades no canteiro de obras sejam armazenadas.

Essa característica viabiliza mais controle dos serviços por parte da organização, ampliando o acesso às informações e permitindo que sejam disponibilizadas para todos os demais profissionais envolvidos em uma obra. Portanto, o investimento em tecnologia eficiente conduz a uma gestão inteligente da construção, evitando despesas desnecessárias ou desperdícios.

Pensando nisso, desenvolvemos este artigo para apresentar os benefícios para uma organização quando ela faz uso do diário de obras digital e como o software da Videnci pode ajudar nessa atividade. Confira!

O que é o diário de obras digital?

A partir de 2017, o diário de obras tornou-se um documento obrigatório nas obras de construção civil. Entretanto, nem todas as construtoras o preenchem adequadamente, justamente por envolver um processo burocrático e demorado para assinalar todos os requisitos necessários.

Além disso, muitos profissionais queixam-se da extensão que esse documento deve ter, tomando um tempo considerável da carga horária de trabalho do colaborador. O uso de um diário de obras na versão digital facilita a atividade desses trabalhadores, com inserção rápida e segura das informações na plataforma.

Quais informações devem ser registradas?

O registro envolve o relatório das atividades diárias realizadas no canteiro de obras. Algumas informações ficarão de fora, mas o principal objetivo é relatar as etapas de forma breve, descrevendo os serviços, a duração e a responsabilidade de cada colaborador.

Também é importante detalhar as condições climáticas no dia, contextualizando todas as atividades para descrever se alguma delas foi impossibilitada de acontecer em função do clima. Em dias de chuva, por exemplo, é provável que serviços externos sejam adiados.

Informar o estado dos equipamentos também é importante, relatando os problemas e os serviços que não puderam ser executados. Da mesma forma, reuniões e treinamentos realizados no dia precisam ser especificados no documento.

O principal objetivo desse relatório é transparecer o andamento da construção, de forma que a administração do empreendimento possa controlar o planejamento.

É possível fazer todo esse acompanhamento de dados manualmente, com anotações em papel. No entanto, isso aumenta as chances de perda de informações e torna o processo mais lento. Por meio de um diário de obras digital, esses problemas não acontecem.

Justamente por ser digital, as informações são armazenadas em nuvem. Além disso, todos os relatórios ficam disponíveis em tempo real e é possível configurar os níveis de contribuição dos colaboradores envolvidos no processo.

Como o diário de obras digital pode ajudar a controlar as atividades da obra?

A partir do detalhamento adequado e organizado dos dados, é possível negociar prazos com o cliente, justificando determinadas alterações no cronograma ou no escopo da construção devido à alguma situação imprevista.

Nesse contexto, o diário de obras digital subsidia a comprovação de tarefas realizadas de acordo com as especificações técnicas e normativas, o que permite avaliar a ocorrência de eventuais falhas e apontar as causas dessas situações. Esse documento resguarda a empresa em caso de gastos imprevistos ou acidentes de trabalho, provando determinadas situações dentro da dinâmica da obra.

Conheça os benefícios 

O próprio fato de utilizar um modelo digital torna os registros mais práticos. Todo o acesso a esses documentos é amplo, podendo ser consultado por gestores e diretores em qualquer lugar, estreitando o contato do escritório com a obra.

Além disso, pelo fato de o preenchimento poder ser realizado por qualquer colaborador que tenha acesso ao diário de obras digital, o processo é mais ágil, necessitando apenas do acompanhamento do engenheiro responsável para verificar o relatório ao final de cada expediente.

A utilização de um software de gestão da construção transforma os procedimentos em etapas mais racionais, contribuindo para o aumento da produtividade e a diminuição do retrabalho. A administração empresarial é mais dinâmica quando são utilizadas organização e automatização das tarefas, aprimorando os processos.

Em determinadas situações, o diário de obras digital pode cumprir a função de livro de ordem, também conhecido como caderneta de obras. Esse processo implica a homologação pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea).

O livro de ordem é um documento obrigatório, que tem o objetivo de facilitar o controle do cumprimento de exigências com relação à gestão da qualidade, como em programas PBQP-h, ISO 9001, 14001 e 18001, por exemplo. Essas observações reforçam a importância da qualidade na construção civil.

Todo o avanço tecnológico permitiu que ideias fossem concretizadas e, a partir dessa demanda, o diário de obras digital surgiu como um facilitador de processos.

Fazer uso dessa ferramenta não se limita à preocupação com a organização da obra, mas também com o bem-estar dos colaboradores. Em caso de acidente de trabalho, todas as informações registradas no relatório são importantes para a apuração das causas.

Como funciona o diário de obras digital da Videnci?

O mercado da construção civil é cada vez mais dinâmico e disputado. Por esse motivo, é muito importante que as empresas caminhem junto à tecnologia e busquem inovações, garantindo qualidade e construções mais ágeis, organizadas e modernas. Quanto mais recursos uma organização investir nessa área, mais rápida e ordenada será a construção.

Pensando nisso, a Exati desenvolveu o software Videnci, uma plataforma web e mobile que permite mais controle das ações dentro do canteiro. Todo o layout foi elaborado para se adequar às necessidades do diário de obras digital, evitando erros comuns ao preencher os dados no documento.

Principais vantagens 

Essa ferramenta disponibiliza uma série de templates de documentos já pré-carregados. Caso nenhum deles cumpra os requisitos necessários da sua organização, é possível criar um customizado, para adequar-se aos padrões internos da empresa.

Com o uso da plataforma, os registros de qualquer atividade são realizados a partir do preenchimento de todas as informações necessárias, sem que espaços sejam deixados em branco ou letras fiquem ilegíveis.

Além disso, por ser uma interface mobile, os documentos podem ser acessados de qualquer lugar, e os relatórios personalizados são gerados automaticamente.

Apesar de ser uma plataforma voltada para o diário de obras, todo o gerenciamento do mecanismo permite uma gestão adequada das atividades na construção. Solicitações de serviço são emitidas já com a destinação exata de execução, permitindo que tarefas em locais diferentes da emissão sejam justificadas adequadamente.

O controle das equipes também é realizado a partir do sistema, com execução simultânea de várias atividades em locais diferentes e por colaboradores responsáveis distintos. Isso garante uma visão estratégica do planejamento dos serviços em campo.

Por fim, todo o fluxo personalizado de trabalho e o uso de relatórios customizados permitem a padronização das ações e evitam o retrabalho, um grande inimigo da construção civil. O processo de preenchimento simplificado pelo sistema impede que informações sejam perdidas e o arquivamento dos dados ocorra de maneira inadequada, impossibilitando que o mesmo serviço seja realizado por equipes diferentes.

Gostou deste conteúdo?

Fazer uso de um diário de obras digital possibilita que os processos sejam realizados de forma mais ágil e precisa. Todas as informações são armazenadas na nuvem, o que impede a perda de dados. O controle de equipes e materiais surge como um diferencial dessa ferramenta. Um software especializado como o Videnci garante que todo o preenchimento seja efetuado e os relatórios personalizados sejam gerados.

Então, gostou do nosso artigo com as principais informações sobre o diário de obras digital e como o software especializado da Videnci pode auxiliar nessa tarefa? Aproveite para assinar a nossa newsletter. Dessa forma, você terá todas as nossas atualizações diretamente na sua caixa de entrada.

Torne-se digital
com o Videnci
Logo
Experimente agora, sem necessidade de cartão de crédito
Cadastre-se na nossa newsletter