A inspeção de obras é uma etapa indispensável na execução de projetos da área de construção civil. Isso porque ela permite realizar todo o controle da obra para garantir a efetividade das atividades e a qualidade do projeto final, além de evitar atrasos nas entregas e erros que podem causar acidentes e desastres.

Porém, para que a inspeção de obras seja feita de maneira adequada, é importante seguir algumas etapas essenciais, além de se certificar de que ela seja realizada por um profissional capacitado e responsável.

Quer saber por que a inspeção de obras é tão importante e quais etapas são fundamentais nesse processo? Acompanhe a leitura!

Por que é importante realizar a inspeção de obras?

A inspeção de obras na construção civil traz uma série de benefícios para a empresa: maior controle da execução, redução de desperdícios, acompanhamento do progresso da obra etc. Veja a seguir algumas das principais razões para realizar a inspeção de obras.

Aumentar a segurança do trabalho

O setor de construção civil é um dos que apresenta maior risco de acidentes de trabalho, portanto, é preciso estar atento e buscar formas de preveni-los. A obrigatoriedade do uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs) é fundamental nesse caso, porém não é a única medida a ser adotada.

A realização de inspeção de obras ajuda a aumentar a segurança do trabalho já que permite fiscalizar a devida utilização dos EPIs e o cumprimento de normas internas pela equipe de campo. Além disso, é possível fazer uma avaliação da organização do ambiente e das condições de trabalho no canteiro para garantir o bem-estar dos colaboradores e a qualidade da execução das atividades.

Identificar riscos

Alguns erros podem passar despercebidos na fase de planejamento da obra, e toda construção está sujeita à ocorrência de imprevistos que podem comprometer o seu bom andamento. Por isso, é importante fazer uma boa gestão de riscos e identificá-los o mais cedo possível para que não causem nenhum problema.

A inspeção de obras é essencial na prevenção de erros e identificação de falhas nos processos, além de ajudar a garantir que a obra siga todas as especificações estabelecidas no contrato. Para isso, é feita uma análise minuciosa da construção, dos equipamentos utilizados e da observação das normas regulamentadoras do setor.

Além disso, a identificação precoce de riscos é importante para evitar gastos desnecessários no projeto e otimizar custos. Isso porque corrigir erros quando a obra já está próxima de ser finalizada exige muitos retrabalhos e gastos com manutenções e materiais.

Aumentar a produtividade

Diversas situações que ocorrem diariamente no canteiro de obras podem atrapalhar a produtividade da equipe de campo e causar atrasos no projeto. Por isso, durante a inspeção de obras, o inspetor deve observar todas as variáveis que podem impactar negativamente o desempenho dos colaboradores.

Um dos principais pontos que devem ser observados é a organização do canteiro de obras, que deve ser planejada para minimizar os deslocamentos de materiais e manter o foco dos colaboradores. Além disso, é preciso verificar se os colaboradores estão cumprindo com todas as suas tarefas dentro do prazo estipulado e da maneira correta, e se há distrações que precisam ser eliminadas.

Alguns colaboradores podem se sentir apreensivos devido à inspeção, porém é importante deixar claro que esse é um processo necessário e que busca garantir o bom andamento da obra.

Acompanhar o progresso da obra

Cumprir o cronograma de execução da obra é um grande desafio, já que qualquer imprevisto ou queda na produtividade pode comprometer os prazos definidos. No entanto, a inspeção de obras ajuda a minimizar esse problema, desde que seja realizada regularmente, ou seja, de forma periódica.

Ao verificar, de tempos em tempos, o progresso do projeto e identificar previamente todos os riscos para corrigir possíveis erros, o inspetor da obra pode prever atrasos e pensar em estratégias para compensar o tempo perdido em alguma etapa. Caso necessário, também é possível renegociar os prazos com o cliente, desde que as atividades diárias estejam bem documentadas.

Quais são os passos essenciais de uma inspeção de obras?

Para que a inspeção de obras tenha sucesso e cumpra com o seu propósito é preciso seguir algumas etapas fundamentais, como fazer o planejamento da vistoria e coletar informações de maneira adequada. Somente assim é possível confiar nos resultados encontrados e propor ações baseadas em cada obra para melhorar o andamento do projeto. Veja a seguir quais são as principais.

Planejar a vistoria

As vistorias podem ser realizadas de maneira aleatória ou agendadas previamente com as equipes de campo. Em qualquer caso, o inspetor deve ter o cuidado de planejar bem a vistoria e ter uma lista de todos os dados que serão coletados, quais processos serão verificados e de que maneira isso será feito. Assim, nenhum fator importante será esquecido na hora da inspeção da obra.

Coletar os dados

A coleta de dados da inspeção deve ser feita em todas as áreas da obra, o que inclui a verificação de sistemas hidráulicos e elétricos, a qualidade da estrutura, o trabalho das equipes etc. Por isso, é importante contar com uma ferramenta adequada para fazer o registro dessas informações, preferencialmente de maneira digital.

Ao utilizar um sistema de otimização de processos em obras, por exemplo, o inspetor pode registrar os dados de forma prática e rápida, além de incrementar o documento com fotos tiradas no canteiro de obras. Isso ajuda, inclusive, a manter a transparência na relação com o cliente e a negociar novos prazos quando necessário.

Avaliar os resultados

Após a coleta de dados, deve-se analisar e comparar os resultados obtidos com aqueles que foram previstos na fase de planejamento da obra. É indispensável que tudo esteja saindo como o combinado no contrato. Caso contrário, é preciso que os erros sejam corrigidos o mais rápido possível para que não gerem problemas.

Propor ações corretivas

As ações corretivas devem ser baseadas na análise de resultados e é importante fazer um levantamento de todas elas, além de definir suas prioridades. Quanto maiores os riscos oferecidos por determinado problema encontrado, mais rápido ele precisa ser solucionado. Além disso, é fundamental fazer um acompanhamento da execução dessas ações e definir prazos para que elas sejam realizadas.

Como você viu, a inspeção de obras é indispensável para manter a segurança e a produtividade nos projetos da empresa. Para otimizar esse processo, é possível fazer o uso de equipamentos tecnológicos, como os sistemas de gestão de obras que oferecem diversas funcionalidades pensadas especificamente para o setor de construção civil.

Sua empresa já adota o diário de obras digital para fazer o registro das atividades realizadas no canteiro? Saiba por que você deve usar um!