Quem trabalha com o gerenciamento de obras deve atentar para a importância da elaboração de um relatório de obras detalhado e eficiente. Afinal, a confecção desse documento é de grande utilidade para a integração de toda a equipe responsável pela administração e execução de uma obra.

O relatório de obras tem como finalidade registrar as principais atividades realizadas na construção. Assim, é possível garantir o fluxo de informações importantes para otimizar o gerenciamento de riscos, a economia de tempo e de recursos e a supervisão dos serviços.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e conheça as principais vantagens desse documento.

Quais informações devem constar em um relatório de obras?

É possível utilizar várias metodologias para registrar os principais fatos ocorridos durante o andamento de uma obra. O uso de softwares de otimização de processos para construção civil é um exemplo, pois são muito eficazes e permitem um acompanhamento diário online.

O relatório de obras não é um documento obrigatório por lei, mas uma resolução do CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) exige a confecção de um documento semelhante, chamado de Livro de Ordem. Veja o que deve constar nesse livro:

  • nome do contratante e informações sobre a obra, como endereço, início e prazo de entrega;
  • data do preenchimento do relatório;
  • informações sobre o tempo, já que esse fator pode ocasionar atrasos nos serviços;
  • relação dos equipamentos e mão de obra utilizados no dia;
  • informações sobre serviços executados e paralisados na data do preenchimento;
  • citação de imprevistos ocorridos na obra, como acidentes de trabalho, falta de energia, de recursos ou outros eventos que tornaram os trabalhos impraticáveis;
  • breve relatório do contratado e do contratante comentando o andamento da obra;
  • assinatura do cliente ou do fiscal da obra e do engenheiro/supervisor, podendo ser assinatura digital.

Vale lembrar que o preenchimento dos campos do relatório deve ser feito com textos resumidos, cuja linguagem deve ser clara e direta.

Quais são as vantagens da adoção do relatório de obras?

Um relatório de obras eficiente pode auxiliar em todas as etapas da obra. As informações lançadas nesse documento podem indicar medidas a serem adotadas para o cumprimento do cronograma da obra. Acompanhe algumas das vantagens de fazer um relatório de obras consistente e detalhado!

A praticidade na gestão de recursos

Um relatório de obras moderno e robusto e que permite o acompanhamento do uso de recursos em tempo real potencializa as chances de sucesso de um projeto. Afinal, o acompanhamento constante da utilização de insumos, equipamentos e mão de obra pode agilizar a detecção de falhas eventuais e acelerar a busca por soluções para esses problemas.

A otimização da fiscalização da obra

Um relatório registra os acontecimentos mais importantes da obra. Com isso, ele facilita o acesso às informações necessárias para uma fiscalização efetiva das atividades executadas. Para agilizar e otimizar essa fiscalização, é possível recorrer a tecnologias, como softwares que permitem o registro de todos os processos da obra.

É possível anotar, por exemplo, os problemas relacionados às situações climáticas que venham prejudicar o andamento dos serviços, ou citar questões atípicas com colaboradores. Desse modo, o gestor poderá estudar estratégias para resolver tais fatos a fim de manter os prazos estabelecidos no contrato.

A minimização de imprevistos

A ocorrência de imprevistos impacta negativamente o andamento dos trabalhos e a qualidade dos serviços agregados à obra. Esse é mais um motivo para se lançar mão do relatório de obras.

Afinal, esse documento possibilita o acompanhamento do passo a passo de cada atividade a ser executada na obra, sendo, portanto, de grande valor para a prevenção de problemas. Com isso, a ocorrência de imprevistos como o atraso na entrega de materiais e as demandas relacionadas à mão de obra pode ser minimizada.

A maximização da segurança no canteiro de obras

O relatório de obras também ajuda no acompanhamento do planejamento de segurança adotado para a obra. Sendo assim, a equipe responsável pela segurança do trabalho pode fazer anotações sobre o descumprimento de alguma norma e indicar pontos de atenção e, com isso, potencializar a segurança no canteiro de obras.

O gerenciamento eficiente de insumos

O desperdício e a perda de matéria-prima costuma ser um grande problema para os construtores, e o relatório de obras pode ajudar também nessa questão.

Afinal, o acompanhamento constante do uso de insumos pode evitar a paralisação da obra por falta de matéria-prima e, ainda, evitar o mau uso dos insumos e a perda de materiais ocasionada por armazenamento inadequado.

O relatório diário do andamento da obra

Um relatório de obras diário também ajuda na avaliação das atividades executadas no canteiro de obras. Vale ressaltar o quanto uma avaliação periódica do que deu certo e do que precisa ser melhorado é importante. Essa atitude demonstra competência e comprometimento dos responsáveis pela execução do projeto.

Com a utilização de tecnologias, como o controle diário de obras digital, é possível manter os registros dos principais fatos ocorridos. Esse documento pode mostrar se o andamento da obra é satisfatório e ainda facilitar consultas futuras em caso de dúvidas sobre a construção.

Um relatório de obras diário também pode otimizar a comunicação entre todos os envolvidos no projeto que poderão consultar o documento online. Dessa forma, será possível economizar tempo e dinheiro.

O histórico da obra com utilidade documental

As informações prestadas no relatório de obras incorporam itens como tipo de materiais e de equipamentos utilizados, as condições climáticas durante a realização dos trabalhos e dados sobre o cumprimento de prazos. Tudo isso funciona como um histórico da obra e pode agregar segurança documental.

Enfim, o relatório de obras é uma excelente opção para quem trabalha na gestão de obras da construção civil. E o acesso às novas tecnologias vem facilitando a gestão nesse setor e incorporando segurança e eficiência à execução de uma obra.

Concorda com a gente sobre a importância do relatório de obras para otimizar os procedimentos do dia a dia de uma obra? Então, compartilhe este post em suas redes sociais para que os seus amigos também tenham acesso a essas informações!