As informações empresariais são um dos bens mais importantes para o sucesso do negócio, já que permitem conhecer e analisar a fundo os processos internos em busca de melhorias. Para facilitar a utilização dessas informações para um melhor gerenciamento de obras na construção civil, é importante contar com ferramentas adequadas de análise de dados.

Ao entender melhor os processos por meio da análise de dados, é possível não só otimizá-los, mas também prestar melhores serviços e atendimento aos clientes, tomar decisões mais acertadas e fazer melhores investimentos. Porém, para isso, é preciso organizar e manipular os dados de maneira adequada.

Quer saber como funciona a análise de dados e como utilizá-la nas empresas de construção civil? Acompanhe a leitura!

O que é a análise de dados?

A análise de dados é uma estratégia extremamente importante para uma boa gestão empresarial, já que permite manter todos os seus processos sob controle. Ela consiste em coletar, analisar e interpretar as informações empresariais com o objetivo de tornar os processos mais eficientes, prestar melhores serviços, reduzir os custos do negócio, entre outros benefícios.

No setor de construção civil, diversos tipos de dados devem ser coletados de forma organizada e acompanhados regularmente para que tudo saia como o esperado. Alguns dos principais tipos de informação que devem ser analisados são:

  • dados dos clientes da empresa;

  • informações sobre as equipes de campo e seus membros;

  • compras de equipamentos, materiais e estoque;

  • descrições detalhadas de custos da obra;

  • indicadores de qualidade dos serviços e performance das equipes etc.

Para que uma boa análise de dados seja feita, é preciso contar com informações em quantidade suficiente sobre os processos que se deseja acompanhar. Porém, obter um grande volume de dados não é o bastante, já que é preciso certificar-se também de que as informações que estão sendo colhidas realmente são relevantes para os objetivos da empresa.

Uma enorme quantidade de informações é gerada diariamente nas atividades da empresa, por isso, é necessário filtrá-las e organizá-las de forma adequada para que a análise de dados tenha sucesso. Um software de gerenciamento de processos específico para o setor de construção civil é uma ferramenta muito útil nesse caso e que pode ser uma grande aliada para facilitar essa tarefa.

Quais são as principais funções de uma ferramenta de análise de dados?

Um software de análise de dados para a construção civil ajuda a visualizar melhor as informações empresariais e a interpretá-las de maneira que façam sentido. Só assim, os dados passam a ter um valor real para o negócio, ao servirem de base para estruturar novas estratégias, tomar as decisões corretas e melhorar a qualidade dos processos.

Porém, para ter esses benefícios, é preciso escolher uma ferramenta que realmente atenda às necessidades da empresa e tenha todas as funções de que ela precisa. Algumas das principais são as dispostas a seguir.

Formas eficientes de visualização

Um dos principais objetivos de uma ferramenta de análise de dados é mostrar ao usuário as informações que ele precisa de forma clara e intuitiva. Isso otimiza o tempo e traz mais produtividade, além de evitar interpretações erradas, que podem levar a decisões incorretas.

Por isso, é importante contar com uma ferramenta bem organizada, que permita visualizar os dados por meio de gráficos ou listas fáceis de serem entendidos.

Relatórios automáticos

A geração de relatórios automáticos é uma função indispensável de um bom sistema de análise de dados. Isso porque eles permitem acompanhar com exatidão todas as variáveis e métricas importantes sobre o andamento das obras e, como são gerados de forma automatizada, são confiáveis e prontos para serem utilizados na tomada de decisões.

Um dos tipos de relatórios mais úteis na construção civil são os relatórios de equipes, que permitem acompanhar seu desempenho de forma mais eficiente. Além disso, o acompanhamento dos relatórios pode ajudar a evitar o desperdício de materiais.

Controle de gastos

Controlar os gastos das obras é essencial para manter a saúde financeira da empresa em dia, por isso, é preciso que a ferramenta de análise de dados conte com um módulo para facilitar essa tarefa.

É necessário acompanhar os gastos em tempo real, com informações detalhadas sobre a quantidade de materiais gasta por equipe e o consumo de insumos na obra. Assim, por meio da análise de dados, a empresa verifica se os custos estão dentro do esperado e se alguma medida precisa ser tomada para reduzir gastos antes que prejudiquem o orçamento.

Integração com outras ferramentas

Uma boa ferramenta de análise de dados deve oferecer integração com outros softwares utilizados pela empresa, como planilhas e sistemas de gestão. Assim, os dados coletados em outro sistema podem ser utilizados sem problemas e sem perda de tempo devido a entraves de compatibilidade.

Por outro lado, um bom sistema de gestão de processos empresariais, voltado especificamente para a construção civil, pode ser utilizado tanto para armazenar quanto para fazer a análise de dados. Assim, a empresa pode reunir todas as informações e os documentos em um só lugar e obter, ali mesmo, os indicadores de que precisa para orientar as decisões do dia a dia do negócio.

Uma grande vantagem do sistema é a possibilidade de reduzir o uso do papel no canteiro de obras e adotar os documentos digitais para fazer o controle dos projetos. Ao digitalizar os documentos e agrupá-los na plataforma, além de mantê-los mais seguros e evitar a perda de informações importantes, sua análise é facilitada.

Os supervisores da obra podem preencher os documentos online por meio de dispositivos móveis e manter um diário de obras digital com informações sobre tudo o que acontece na construção. Assim, é possível gerar indicadores rapidamente e resolver problemas antes que eles atrasem o andamento da obra e causem transtornos para a empresa.

Como você viu, a análise de dados é uma ferramenta importante para resolver gargalos nos processos, ter um melhor controle das obras e tornar a empresa mais eficiente. Para isso, é preciso contar com um bom software de análise de dados e gerenciamento de processos para construção civil. Somente assim, a empresa pode ter um bom embasamento para planejar melhor suas estratégias e fazer melhorias no negócio utilizando as informações que já detém.

Você deseja implementar uma cultura de análise de dados em sua empresa? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar!