Se você acompanha nosso blog sabe que a Iluminação pública é um setor com potencial gigantesco para transformar cidades.
Sinônimo de modernização, a iluminação pública pode ser considerada um serviço básico, uma vez que a gestão pública deve oferecer a seus cidadãos as condições mínimas para o desenvolvimento e qualidade de vida local.
Por essa razão reunimos informações e materiais para que você, enquanto gestor público ou privado, entenda o atual cenário na Iluminação pública no Brasil e possa atuar com segurança e assertividade.
Acompanhe a leitura.
Lei das PPPs
O grande objetivo de uma parceria público-privada é implementar serviços, obras e atividades que a gestão pública, sozinha, não consegue entregar. Hoje, esse modelo é muito utilizado em todo território nacional e em diferentes setores.
Em 2004 foi criada a Lei 11.079, que institui as normas gerais para licitação e contratação no âmbito da administração pública.
É referência para estados e municípios que estão em fase de expansão e modernização de serviços essenciais. Saiba mais sobre prazos e valores, processo licitatório e diretrizes..
Por esse razão, a Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústria de Base (ABDIB) criou o Guia de Boas Práticas em PPPs. Acesse os destaques do guia clicando aqui.
NBR 5101
De forma geral, a NBR 5101 é a norma que estabelece os requisitos mínimos necessários para iluminação de vias públicas, buscando garantir a segurança do tráfego de pedestres e de veículos.
É uma das normas mais relevantes para quem atua no ramo, afinal, as novas tecnologias de iluminação pública devem atender às normas técnicas e contribuir, de fato, para a melhoria da qualidade de iluminação e redução de custos com a gestão do sistema.
Mais precisa, a NBR 5101 possibilita que questões técnicas e operacionais sejam melhor planejadas, otimizando os serviços e proporcionando uma iluminação local mais eficiente. Clique aqui e confira os destaques.
Resolução ANEEL para iluminação pública
No segundo semestre de 2020 passou a vigorar a nova Resolução da ANEEL, com novidades para padronizar o setor de iluminação pública.
De modo geral, a Resolução Normativa 888/2020 sistematiza as disposições, reduz incertezas e inseguranças jurídicas de atuais e futuros players, além de ampliar o desenvolvimento do setor.
Um dos pontos de destaque é a vedação à distribuidora em estabelecer em sua norma técnica requisitos para a concepção, funcionamento, marca e modelo dos equipamentos de iluminação pública.
Antigamente, algumas distribuidoras restringiam os fornecedores homologados. Agora as prefeituras passam a defini-los seguindo as normas vigentes.
Temos um ebook exclusivo sobre os 6 principais pontos da nova resolução. Clique aqui para fazer o download.
Sistema de Gestão para Iluminação pública
Se você se atentar, verá que o mercado está cada vez mais competitivo em todas as áreas. O mesmo ocorre na iluminação pública.
Por esse motivo, é essencial que as organizações se mantenham atualizadas e entreguem, regularmente, novidades e funcionalidades que tornem a gestão da iluminação pública mais otimizada.
A Exati possui longa experiência nesse setor. Além de completo e dinâmico, nosso sistema de gerenciamento é fácil de implementar. Veja algumas vantagens que o sistema de iluminação da Exati possui:
- Cadastramento dos pontos de iluminação pública;
- Atualização Cadastral Transparente;
- Acompanhamento em tempo real;
- Aplicativo para equipes de campo;
- Relatórios completos;
- Sistema robusto de Telegestão
Confira os detalhes clicando aqui.
Novidades na Exati
O sistema da Exati passou por reformulações e hoje conta com um sistema moderno, ágil e muito mais eficiente.
Agora você pode acessar a Nova Plataforma Exati de qualquer lugar e em qualquer dispositivo, tendo a melhor experiência possível com o sistema.
Lançamos, também, novas funcionalidades como: dashboard personalizada, diário de trabalho completo e otimizado, integração com rastreadores de veículos e muito mais!
Produzimos um Webinar no último dia 03/02 sobre os desafios de uma gestão eficiente de PPPs, com a participação de Marcelo Menegatto, CEO da BHIP, e apresentamos detalhes da nova Plataforma. Se ainda não assistiu, clique aqui para conferir o debate.
Nossa equipe de especialistas está preparada para conversar. Marque uma reunião agora mesmo. É só clicar aqui!
Related posts
Deixe um comentário Cancelar resposta
Blog da Exati
POSTS POPULARES
-
Quais os problemas urbanos mais comuns das cidades do século XXI? 22.3k visualizações
-
O que é e como funciona a limpeza urbana? 14.8k visualizações
-
Concessões públicas e privadas: entenda a diferença 14k visualizações
Stay connected