Elaborado de forma eficiente, o planejamento de obras minimiza perdas, otimiza investimentos e garante satisfação para o cliente, bem como mais retorno para o negócio. Por esses motivos, é importante investir em sua execução, adotando ferramentas que potencializam seus resultados — como a tecnologia BIM para o planejamento de obras.

Caracterizada por um conjunto de métodos e processos combinados com ferramentas e plataformas digitais, a tecnologia BIM — Building Information Modeling ou Modelagem de Informações da Construção, em português — tem como objetivo a otimização de todas as fases uma obra, promovendo melhorias e benefícios em todas essas etapas.

Neste artigo, apresentamos as principais vantagens da utilização da tecnologia BIM para o planejamento de obras, mostrando a importância de sua adoção. Continue a leitura para conferir!

Integração de equipes

Um software que apresenta a tecnologia BIM permite a integração de sistemas e plataformas utilizadas por todos os profissionais envolvidos no processo de elaboração e implementação do projeto de construção. Dessa forma, suas ações podem ser feitas de forma colaborativa.

Nesse sentido, cada etapa do projeto é pensada e planejada considerando os demais dados do projeto, permitindo que o fluxo de implementação ocorra de forma mais eficiente e otimizada. Isso porque responsabilidades e prazos ficam claros e bem estabelecidos para todos.

Além disso, a comunicação entre os responsáveis e tomadores de decisão pode ser feita com um suporte do sistema, uma vez que ele apresenta todas as informações e documentos do projeto. Assim, o cliente tem acesso completo dos dados para realizar suas escolhas e acompanhar a obra.

Noção do projeto antes da execução

A principal característica da tecnologia BIM é a possibilidade de desenvolver visualizações de todo o projeto em 3D, adicionando aspectos de profundidade aos desenhos. Dessa forma, é mais fácil para o cliente e para os profissionais envolvidos entenderem os objetivos da obra antes de sua execução.

Outra funcionalidade presente na tecnologia é a possibilidade de avaliar componentes da estrutura — como iluminação, elétrica e encanamento —, identificando custos, materiais e processos necessários para a implementação de diferentes cenários para o projeto. Assim, a tomada de decisão é otimizada, bem como o resultado final da obra.

Dessa forma, a tecnologia permite compreender como será o funcionamento da edificação até mesmo após a sua entrega, garantindo que o cliente tenha expectativas realistas sobre seu uso, como os valores necessários para sua manutenção e previsões de reposições e alterações.

Organização do canteiro de obras

Com uma visão clara das etapas do projeto e materiais necessários para sua execução, a organização do canteiro de obras pode ser otimizada, garantindo que o ambiente apresente o melhor layout para garantir a produtividade dos profissionais, assim como sua segurança.

O ideal é que ele seja organizado para seguir as etapas do projeto e acomodar equipamentos, insumos e processos exigidos em cada uma delas. Esse descritivo deve ser apresentado ao profissional responsável pelo monitoramento do canteiro de obras, garantindo sua execução.

Uma boa organização evita perdas de materiais, minimiza riscos de danificação de equipamentos e reduz descuidos entre os profissionais, garantindo que custos desnecessários sejam minimizados e o trabalho seja realizado com mais eficiência.

Redução de custos

Durante o processo de planejamento de obras, é necessário tomar diversas decisões que impactam diretamente o custo do projeto, bem como a manutenção do mesmo durante seu ciclo de vida. Com a tecnologia BIM, elas podem ser otimizadas, uma vez que o sistema ajuda a compreender esses valores em detalhe.

Os gastos de implementação também são otimizados, uma vez que o planejamento é realizado com mais precisão, evitando problemas como falta de materiais, equipamentos e mão de obra, e erros de cronograma que resultam em custos desnecessários e atrasos.

Precisão na execução das atividades

A adoção da tecnologia BIM durante o planejamento de obras contribui para que a execução do cronograma e todas as atividades das etapas do projeto sejam realizadas com mais rigor, evitando retrabalhos que causem atrasos e aumentem os custos da obra.

Isso acontece porque as imagens de cada ambiente e elemento do projeto são mais realistas e podem ser conferidas antes de sua execução. Além disso, os processos, métodos, materiais e responsáveis por sua implementação podem ficar disponíveis no mesmo sistema de consulta, garantindo que tudo seja feito conforme o planejado.

Além disso, o monitoramento também é facilitado com o uso de um software que utiliza a tecnologia BIM. Nesse sentido, mesmo em casos de erros, sua identificação é mais rápida, permitindo que as correções não custem muito para o projeto.

Controle de prazos da obra

A definição do cronograma de implementação da obra é otimizada com uso da tecnologia BIM, uma vez que as informações e tomada de decisão sobre materiais, mão de obra e processos necessários em cada etapa são melhor detalhados na elaboração do projeto.

Dessa forma, os profissionais envolvidos na execução e no monitoramento das atividades têm uma ferramenta que facilita seu trabalho, evitando problemas que podem impactar de forma negativa o cumprimento de prazos.

Compartilhamento em tempo real das informações

A tecnologia BIM usada num software de gestão de obras, permite que todas as informações, documentos e alterações sejam compartilhados em tempo real com os profissionais envolvidos no projeto. Em vista disso, é mais fácil realizar uma gestão eficiente.

Essa prática também evita problemas de falta de comunicação entre os envolvidos que resultam em atividades e práticas que foram alteradas durante a elaboração ou execução do projeto. Assim, os custos que esses erros resultam são eliminados e o cronograma otimizado.

Fica evidente que a tecnologia BIM é uma aliada importante para o planejamento de obras, assim como de sua implementação e manutenção futura. Dessa forma, é importante fazer sua adoção para acompanhar as mudanças do mercado e aproveitar todos os seus benefícios.

Para isso, é fundamental investir em ferramentas e softwares que fazem o melhor aproveitamento da tecnologia e suas características. O ideal é optar por empresas especializadas na área de construção, garantindo que a metodologia seja usada de forma eficiente em seu sistema.

Gostou de saber mais sobre os impactos da tecnologia BIM no planejamento de obras? Então, não deixe de assinar nossa newsletter e receba mais conteúdo como esse na caixa de entrada do seu e-mail!