A adoção de soluções tecnológicas que apoiem a construção civil melhora a eficiência dos negócios e a produtividade dos colaboradores. A partir dessas vantagens, muitas empresas já migraram seus processos para um software em nuvem que traz agilidade para as ações e pode ser acessado em qualquer lugar, otimizando as atividades nas obras.

Os sistemas de gestão empresarial vão além do atendimento às demandas operacionais das empresas, com foco na resolução de problemas das companhias e no desenvolvimento de organizações mais competitivas e inovadoras. Sobretudo, os serviços oferecidos por esses softwares podem ter implantação no local, pela nuvem ou ainda por assinaturas.

Pensando nisso, desenvolvemos este artigo para apresentar mais informações sobre o que é um software em nuvem e como esse sistema pode beneficiar as obras de uma companhia que opta por essa dinâmica. Acompanhe!

O que é um software em nuvem?

O termo da computação em nuvem é utilizado na designação de softwares e sistemas que podem ser acessados remotamente, a partir de qualquer dispositivo móvel que disponha de internet.

Essa nomenclatura também é conhecida como cloud, derivada da existência de uma comunicação entre todos os dispositivos móveis, como smartphones, tablets e computadores, a partir de um servidor único que armazena os dados e informações de interesse da empresa. Esse acesso se dá a partir da internet, bastando conectar-se à nuvem para checar esses documentos.

Sobretudo, esse sistema é contrário à metodologia antiga de acessar a memória física dos equipamentos, com os dados armazenados no componente interno do dispositivo. Essa ação necessita ter à disposição o instrumento onde o documento foi alocado, o que muitas vezes não é possível devido ao dinamismo das atividades.

A partir disso, um software em nuvem permite que os profissionais acessem os programas de serviço de qualquer lugar, reduzindo consideravelmente os custos com infraestrutura e aumentando a eficiência dos processos inerentes à execução das atividades. Em uma obra na construção civil, por exemplo, há a elevação da capacidade da comunicação entre o campo e o escritório, controlando melhor as ações.

Por isso, essa orquestração garante que a companhia interaja simultaneamente com vários provedores de nuvem, promovendo o gerenciamento, monitoramento e backup dos dados e informações com mais facilidade e agilidade.

Quais são as vantagens de uso desse tipo de programa em uma obra?

Os softwares na nuvem são sistemas que ganham cada vez mais usuários, compostos principalmente pelas empresas que necessitam de agilidade, praticidade e redução de custos. Na construção civil, a maior parte das organizações ainda carecem de processos classificados e precisos, que aumentem a eficiência de suas operações.

Assim, essas características fazem parte do escopo oferecido por essa modalidade de software, que tem se mostrado muito vantajosa. Por isso, separamos a seguir algumas das principais vantagens de utilizar sistemas na nuvem nas obras de uma organização. Confira!

Praticidade e agilidade

Além do uso comum do dia a dia dentro da empresa, um software em nuvem pode ser acessado de qualquer lugar do mundo, desde que haja uma conexão com a internet ou o sistema já tenha feito um backup das informações na memória física do dispositivo.

Com isso, esse programa pode ser utilizado na residência dos colaboradores, em viagens ou em outros locais essenciais, sem a necessidade de configurações especiais para a conexão remota. Além disso, esse processo também otimiza a comunicação entre o escritório e o campo, controlando melhor as atividades na obra.

Dessa forma, se um profissional está viajando a negócios, por exemplo, é possível acessar a rede da sua empresa enquanto espera o transporte, além de apresentar algum dado ou documento importante durante uma reunião apenas com o uso de um dispositivo móvel e uma conexão com a internet.

Integração das informações

A ligação dos serviços à nuvem garante que todas as etapas de um processo de construção estejam interligadas. Sobretudo, essa dinâmica diminui consideravelmente os riscos de perda de informações, permitindo que os dados sejam cruzados para verificar os resultados.

Outro fator importante é a sincronização dos dados, que acontece de forma automática e simultânea no canteiro e no escritório. Essa ação ocorre em tempo real, possibilitando que todos os profissionais envolvidos contribuam para melhorar a qualidade do resultado final, evitando retrabalhos e perdas de tempo em serviços de menor impacto.

Como todas as informações são inseridas no mesmo tempo em que os dados estão sendo processados, os documentos estão sempre atualizados e com descrições fidedignas. A partir disso, os profissionais sentem-se mais seguros e resguardados para tomar decisões importantes que impactem o ciclo de produção da obra.

Redução de custos

Talvez uma das principais vantagens desse sistema são os custos consideravelmente reduzidos em função da menor infraestrutura necessária para a operação da companhia.

Além disso, a mão de obra de instalação e manutenção não é mais necessária, visto que todos os processos são realizados remotamente a partir do servidor central da empresa que está oferecendo o serviço.

Como esse tipo de software não precisa ser instalado, é apenas necessário que sejam tomadas algumas configurações iniciais antes de acessá-lo a partir de um novo dispositivo, geralmente atrelado aos browsers de internet. Sobretudo, os equipamentos móveis não requerem especificações pesadas de hardware, o que contribui para a redução de custos.

Sendo assim, para acessar o software em nuvem, basta entrar no servidor do sistema e digitar um usuário e senha, sem configurações especiais ou a necessidade de contratar provedores específicos de internet que ofereçam altas larguras de banda. Essa ação é muito importante nos canteiros de obra, que geralmente não dispõem de infraestrutura e suporte para equipamentos de escritório volumosos.

Segurança

Atualmente, os dispositivos estão muito suscetíveis à terem suas peças comprometidas ou até mesmo sofrerem ataques de hackers, que podem instalar softwares maliciosos para roubar senhas e destruir arquivos.

Se a máquina estiver com algum componente danificado e as informações necessárias estão armazenadas apenas nesse local, será necessário promover o conserto desse equipamento específico para ter acesso ao documento.

Na situação em que os dados estão armazenados na nuvem, basta fazer o acesso a partir de outro equipamento para que as informações sejam recuperadas. Assim, as atividades não são interrompidas, aumentando a eficiência e o dinamismo no canteiro de obras.

Por sua vez, esse sistema impede que os dispositivos sofram ataques por hackers, pois os softwares geralmente promovem o acesso criptografado e realizam constantes backups das informações. Dessa forma, se a máquina principal está com problemas, basta utilizar outro equipamento até que seja solucionada a questão.

Além disso, é muito comum que as obras ainda armazenem muitas informações em arquivos e documentos impressos, correndo riscos consideráveis de extravios e desorganização dos dados. A opção por um software em nuvem corrige completamente essa situação, trazendo segurança e categorização para esses registros.

O uso de um software em nuvem abre muitas portas para a construção civil, aumentando a eficiência das operações e acabando de vez com a desorganização dos arquivos desencontrados, planilhas soltas e planos redigidos que nunca são consultados. Esse sistema otimiza a comunicação entre a obra e o escritório, tornando a tomada de decisões mais assertiva e com resultados de qualidade.

Ficou com alguma dúvida sobre o que é um software em nuvem e quais são as principais vantagens desse sistema ao ser utilizado em uma obra? Então entre em contato conosco para ter acesso aos nossos serviços especializados e solucione todos os seus questionamentos!