Monitorar a qualidade na construção civil é uma estratégia que permite melhorar os serviços prestados pela empresa e evitar riscos que possam prejudicar o negócio. Além disso, ela colabora na tomada de decisões e na otimização de processos na construção, já que ajuda a obter indicadores relevantes sobre o desempenho das equipes e procedimentos internos.

Por outro lado, fazer um monitoramento de qualidade adequado é uma tarefa que exige muitos cuidados. Isso porque é necessário manter o controle sobre todos os processos executados, o trabalho das equipes de campo, a forma de utilização dos materiais etc. Assim, é importante contar com ferramentas adequadas para esse objetivo.

Quer saber a importância do monitoramento de qualidade e como a tecnologia pode ajudar nisso? Acompanhe!

Por que monitorar a qualidade na construção civil?

Ao monitorar a qualidade das obras, a empresa garante a prestação de serviços de excelência e a satisfação de seus clientes. Além disso, ao certificar-se de que todos os processos estão sendo feitos da melhor maneira possível, a empresa reduz gastos desnecessários e perdas de tempo que impactam negativamente sua lucratividade.

Veja a seguir algumas das principais vantagens do monitoramento.

Melhoria dos projetos

Ao monitorar regularmente a qualidade dos projetos, fica mais fácil identificar falhas recorrentes e retrabalhos durante as etapas de construção.

Assim, é possível não só corrigir os erros com mais agilidade, como também evitar que eles aconteçam novamente em projetos futuros e causem transtornos para a organização. Dessa forma, a qualidade dos projetos é melhorada, cada vez mais, com base nos resultados obtidos com o monitoramento.

Um monitoramento de qualidade realizado em tempo real ainda garante que todas as especificações do projeto estão sendo seguidas à risca e que nenhum detalhe será esquecido.

Aumento da competitividade

Ao manter um alto nível de qualidade dos serviços prestados, a empresa garante a satisfação dos clientes e melhora sua imagem no mercado. Assim, fica mais fácil obter novas oportunidades de projetos e tornar-se mais competitiva.

Além disso, ao monitorar a qualidade de seus processos internos, a empresa alcança uma maior eficiência, o que permite realizar serviços com mais precisão, agilidade e com menos gastos desnecessários. Dessa forma, os recursos financeiros são otimizados, e a empresa pode investir ainda mais em áreas estratégicas para aumentar sua competitividade.

Redução de desperdícios

Um monitoramento eficiente permite mais controle sobre a utilização de materiais de construção nas obras para que eles sejam utilizados de maneira adequada e sem desperdícios. Além disso, é possível identificar desperdício de mão de obra devido a uma má gestão das equipes de campo ou problemas de logística que atrasam as atividades, por exemplo.

Como monitorar a qualidade na construção civil?

Uma das maneiras mais eficientes de monitorar a qualidade na construção civil é gerenciá-la com a ajuda da tecnologia, por meio de softwares específicos para esse segmento. Eles trazem funcionalidades exclusivas para um melhor gestão, como o registro fotográfico da obra em documentos digitais e controle de certificações. Veja a seguir como eles funcionam.

Registro fotográfico da obra

Registrar o avanço da obra por meio de fotografias é uma maneira bastante eficiente de monitorar a qualidade na construção civil. Isso porque quanto mais bem documentados são os passos de execução do projeto, mais transparentes e confiáveis são os serviços, afinal, o acompanhamento da obra de forma visual permite ter acesso a todos os detalhes importantes.

No software de gerenciamento de obras, é possível incluir fotos nos diários de obra digitais, o que permite acompanhar o progresso do projeto de forma mais completa. Assim que uma tarefa é concluída, é importante que o resultado seja registrado no sistema, o que pode ser feito anexando uma foto como comprovação.

Uma grande utilidade desse recurso é a possibilidade de registrar também as condições do canteiro de obras, o cumprimento de normas e o acontecimento de algum imprevisto — como condições climáticas adversas que podem gerar atrasos.

Assim, as imagens podem ser mostradas aos clientes para que eles acompanhem o andamento da obra e possam enxergar o comprometimento da empresa com a qualidade dos serviços.

Uso de dispositivos móveis

Com uma ferramenta de gerenciamento de obras, é possível controlar em tempo real as equipes externas, o que evita a ocorrência de erros e atrasos nos projetos. Isso se torna ainda mais fácil com a vantagem da utilização de dispositivos móveis, já que há a possibilidade de acompanhar as equipes de perto sem sair do escritório.

Dessa maneira, o gestor da obra pode definir um fluxo personalizado de trabalho, enviar ordens de serviço e obter relatórios automáticos de produtividade das equipes de campo. Já os colaboradores da equipe podem ter acesso às suas tarefas, utilizar o chat integrado do sistema para uma comunicação mais eficiente e sinalizar a conclusão das atividades vinculadas a eles.

Essa funcionalidade de gerenciamento remoto e acesso aos documentos digitais da obra de qualquer lugar, por meio de qualquer dispositivo, aumenta muito a eficiência do monitoramento de qualidade. Além disso, em locais sem conexão à internet, é possível utilizar algumas funções do sistema offline para evitar perdas de produtividade.

Controle de certificações

A qualificação da mão de obra é algo indispensável para manter a qualidade das construções realizadas pela empresa. Porém, pode se tornar difícil garantir que os colaboradores tenham os cursos e certificações necessárias para a execução de cada tarefa, principalmente em equipes grandes.

Com um software para gerenciamento de obras, é possível manter um controle sobre os certificados e gerar relatórios de colaboradores aptos para as tarefas. Além disso, há a funcionalidade de configuração de alertas por e-mail quando os cursos e certificações dos colaboradores da equipe estiverem próximas ao vencimento, o que traz ainda mais segurança e comprometimento com a qualidade.

Como você pode perceber, monitorar a qualidade na construção civil é um hábito indispensável para manter a satisfação dos clientes e a competitividade da empresa. Com a ajuda dos recursos tecnológicos disponíveis no mercado, essa tarefa é simplificada e o monitoramento é otimizado, o que traz resultados ainda melhores para a organização.

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