Há vários riscos de trabalho no dia a dia de uma construção, sejam físicos (como lesões, cortes, quedas etc.), sejam ergonômicos (como esforço repetitivo e posições extenuantes). Desse modo, não importa qual seja a natureza do risco, todos eles precisam ser minimizados por meio de medidas preventivas de segurança no canteiro de obras.    

Nesse contexto, cabe destacar a importância do diário digital quando utilizado como ferramenta de proteção. Em outras palavras, além de organizar e otimizar os processos que serão executados na construção, o diário digital também tem a funcionalidade de auxiliar na elaboração de algumas medidas preventivas de segurança.

Sendo assim, confira a relevância de se garantir a segurança no canteiro de obras, bem como alcançá-la por meio de um diário digital.  

Benefícios de uma construção segura

A principal consequência de um acidente de trabalho, sem dúvida, está relacionada com a saúde dos colaboradores que foram vitimados. Nesse aspecto, cabe destacar que há situações de risco em um canteiro de obras, as quais podem ocasionar vítimas fatais (quedas de altura, choques elétricos, perfurações com objetos cortantes etc.).

Desse modo, o primeiro benefício de garantir a segurança em uma construção é a de manter a equipe de trabalho protegida, atuando assim em ambientes com riscos minimizados.

Além do benefício humano (obviamente o principal), há outras vantagens que um canteiro de obras seguro traz para uma construtora. Isso porque, na ocorrência de acidentes de trabalho (mesmo que não haja danos à saúde de nenhum colaborador), a parada na produção é imediata.

Exemplificando, após ocorrer algum acidente, é função da empresa parar a produção e buscar entender quais foram os elementos que geraram a situação de risco fora do controle. Isso implica perda de tempo e, consequentemente, de dinheiro, o que pode refletir no prazo final de entrega da obra, assim como no orçamento do empreendimento.

Outro ponto que merece ser pautado é em relação à qualidade das tarefas executadas. É um fato reconhecido que, ao ter a certeza de que um canteiro de obras é seguro, o colaborador desempenha seu trabalho com mais confiança e despreocupação, concentrando todo o seu esforço apenas no serviço, e não nas possíveis situações de perigo.

Acidentes de trabalho no Brasil

Poucas pessoas sabem, mas o Brasil é um dos países campeões em ocorrências de acidente de trabalho, figurando em primeiro lugar na América Latina e em quarto lugar no ranking mundial. Nesse triste ranking, o país está atrás apenas da China (primeiro colocado), Estados Unidos (segundo colocado) e Rússia (terceiro colocado).

Para se ter uma ideia da gravidade da situação, em média, a cada 48 segundos ocorre um acidente de trabalho no nosso país, sendo que a cada três horas e 38 minutos um colaborador perde a vida devido à falta de segurança nas empresas.

Dessa forma, é notória a necessidade de promover medidas e ferramentas capazes de elevar a segurança em todos os ambientes industriais. Nesse contexto, na construção civil ganha destaque a implementação do diário digital.

Impactos do diário digital na segurança do canteiro de obras

Inicialmente, cabe conceituar o diário de obras digital para posteriormente compreendermos a sua importância na segurança da construção.

O diário de obras digital é uma plataforma on-line na qual são documentadas todas as ocorrências diárias referentes a um canteiro de obras. Assim, é possível arquivar informações como o número de colaboradores presentes no dia, a quantidade de materiais utilizados, as horas de trabalho dos equipamentos, as condições climáticas etc.

Em outras palavras, é um memorando da obra, o qual é largamente utilizado para projetar os próximos passos de planejamento e execução.

Controle dos equipamentos

Como mencionado, é possível armazenar informações acerca de máquinas e equipamentos que foram utilizados em um dia de trabalho na construção. De posse desses dados, fica muito mais fácil controlar com precisão a entrada e a saída de equipamentos no canteiro de obras, evitando a ocorrência de furtos e sumiços.

Para construtoras que alugam maquinários, o diário digital tem ainda mais relevância para o auxílio desse controle, uma vez que nesses casos o sumiço de equipamentos é sinônimo de grandes transtornos financeiros.

Anotações climáticas

Chuva na construção representa baixa visibilidade e solo propício a escorregões e quedas, ou seja, elevam-se as chances de ocorrerem acidentes. Dessa forma, é possível armazenar no diário digital como as tarefas foram realizadas, de acordo com as condições climáticas, e se há previsão de chuva para a semana de serviço.

Saber arquivar esse tipo de dado é muito importante, pois a análise dessa informação (qual foi, por exemplo, o ritmo de trabalho da equipe em determinado clima e se havia segurança suficiente) beneficia na elaboração de novas medidas preventivas de proteção.

Manutenção preventiva

Ao registrar diariamente as informações acerca do rendimento de uma máquina, é possível traçar um padrão e reconhecer previamente se o equipamento está precisando de manutenção preventiva.

Essa identificação antecipada é extremamente relevante, uma vez que máquinas com defeitos podem ocasionar sérios acidentes de trabalho. Sendo assim, ao constatar o baixo rendimento de uma máquina (por meio da análise dos dados coletados diariamente), a busca de manutenção preventiva será feita de forma antecipada.

Organização no canteiro de obras

Encontram-se em um canteiro de obras, basicamente, materiais de construção, máquinas e ferramentas de trabalho. Por isso, é impensável atuar em um ambiente de trabalho como esse sem a devida organização, já que as chances de ocorrerem situações perigosas são elevadas.

Como, no diário digital, é possível armazenar informações sobre a dinâmica de trabalho presente no canteiro de obras, torna-se mais simples planejar e divulgar medidas de organização para toda a equipe de trabalho.

Portanto, após analisar o atual cenário sobre a ocorrência de acidentes de trabalho no Brasil, é fácil concluir que é necessário cada vez mais promover medidas que reflitam no aumento de segurança no canteiro de obras. E, como verificado neste texto, o diário de obras digital contribui de fato como uma excelente ferramenta preventiva.

O conteúdo foi relevante para você? Comente no post e compartilhe conosco as suas experiências sobre segurança no trabalho.