VEJA OS BENEFÍCIOS DO USO DA TECNOLOGIA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
09 de abril de 2020 8:19 pm
Background
Siga nas redes

pessoa-usando-tablet-para-desenhar

Nessa perspectiva, os gestores usam a tecnologia para obter mais controle da obra, diminuir os desperdícios, reduzir os custos, gerenciar os colaboradores e o estoque, entre outras atividades. Os softwares e a automação de processos tornaram-se uma tendência mundial, fazendo com que as empresas alcancem melhores resultados e aumentem a qualidade dos seus produtos.

Pensando nisso, desenvolvemos este artigo para mostrar mais informações sobre o uso da tecnologia na construção civil, como essa tendência impacta o canteiro de obras e quais são os principais benefícios dessas inovações. Acompanhe!

Qual é a importância da tecnologia na construção civil?

O setor da construção civil é um dos maiores do mundo, sendo representado por indústrias de grande porte que geram milhões de empregos e contribuem significativamente para os avanços da sociedade. A tecnologia tem evoluído constantemente e se tornou um diferencial para as empresas que buscam mais eficiência e produtividade no desenvolvimento das suas atividades.

Sobretudo, a tecnologia permite que os recursos de mão de obra, material e tempo de execução sejam racionalizados, auxiliando na gestão de várias frentes de um empreendimento e agilizando as fases de projeto e orçamento, além do melhor aproveitamento em campo.

Na fase de projeto

Durante a fase de projeto, os softwares permitem que, além da elaboração de plantas e desenhos com melhor qualidade, as construções sejam visualizadas em três dimensões, observando todos os mínimos detalhes construtivos para evitar os imprevistos no decorrer da execução.

Além do mais, os softwares modernos de computer aided design (CAD) e computer aided manufacturing (CAM) permitem que sejam realizados cálculos estruturais, simulações de deformações e carregamentos, efeitos do calor, vibrações, entre outras análises parametrizáveis.

Diversas aplicações estão disponíveis para promover a visualização de áreas internas e externas das construções e do fluxo de objetos, materiais e pessoas, além dos acabamentos virtualizados que facilitam a idealização dos futuros usuários com os detalhes da obra pronta.

Na gestão da obra e do cronograma

Existe uma grande revolução no uso da tecnologia na gestão do tempo das atividades da construção civil. As aplicações disponíveis permitem que os administradores e gestores de obras, engenheiros ou encarregados controlem detalhadamente todas as etapas construtivas.

Por isso, o uso das tecnologias modernas beneficia o fluxo de fornecimento e recebimento de materiais, alocando os tipos de insumos e a quantidade de mão de obra para cada etapa de execução. Nessa dinâmica, o uso da força de trabalho, dos instrumentos e do espaço do canteiro é mais efetivo, evitando perdas e desperdícios.

Na execução da obra

As ferramentas de execução modernas ajudam a evitar erros construtivos que, na maior parte das situações, resultam em retrabalhos e desperdícios de materiais.

Niveladores a laser, guinchos computadorizados, vibradores de concreto microprocessado e sensores que evitam acidentes são alguns dos componentes disponíveis, além dos modernos equipamentos de segurança que trazem mais conforto e proteção aos colaboradores.

Essas tendências fazem parte de uma mudança de cultura na obra, buscando práticas mais modernas que não apenas reduzem os custos finais, mas que também trazem uma perspectiva de investimento que melhora a produtividade, a administração do tempo, a eficiência das atividades e a inteligência dos envolvidos.

Uma nova cultura na construção civil

Como apresentado, a importância da tecnologia na construção civil está na redução significativa de erros e falhas no canteiro de obras, desde a concepção do projeto até a compra e aplicação dos insumos durante a execução.

Sendo assim, essas inovações mudam a perspectiva desse setor produtivo, atualizando suas atividades para ter acesso a ferramentas e práticas mais modernas que já se tornaram uma exigência.

Na construção civil?

Os profissionais da construção civil já entendem perfeitamente a diferença entre o que é planejado no papel e o que realmente é executado em campo. Pesquisas do Harvard Business Review apontam que um sexto dos projetos extrapola os custos orçados em quase 70%.

Por isso, a tecnologia da construção civil é tida como a melhor solução para mudar esse panorama, apesar de o setor ainda mostrar certa resistência a alterações de costumes e inovações.

Nessa perspectiva, separamos algumas das principais tecnologias que têm potencial para alavancar a produtividade dos projetos e refinar a execução de diversas etapas construtivas. Confira!

BIM

Softwares de modelagem 3D utilizam a tecnologia BIM para criar representações tridimensionais dos empreendimentos. No entanto, apesar de ser uma inovação bastante conhecida pelo setor, diversas empresas ainda não aderiram ao conceito que permite visualizar todas as etapas de uma construção.

Grande parte dessa relutância está vinculada à inclinação natural ao conservadorismo da indústria da construção civil, além das dificuldades que as empresas têm em armazenar e compartilhar os modelos 3D dos seus empreendimentos com outras organizações que compõem o processo produtivo.

Para isso, existem alguns softwares de modelagem disponíveis no mercado que permitem o compartilhamento e a visualização de plantas 3D em qualquer local, principalmente no canteiro de obras, onde a maior parte das atividades acontece.

Essa tecnologia facilita o processo de alteração ou atualização dos modelos em tempo real, de acordo com as necessidades dos serviços em campo. Cálculos e dados imprecisos são rapidamente corrigidos, evitando o retrabalho das empresas em diversas etapas da obra, o que na maior parte das vezes gera atrasos e custos extras para os clientes.

Drones

Apesar de serem um recurso ainda pouco explorado pelo setor, os drones têm uma grande variedade de aplicações tecnológicas disponíveis. Essas ferramentas permitem que os canteiros de obras sejam inspecionados rapidamente, fornecendo uma visão completa dos serviços que estão em andamento.

Com isso, as inspeções de campo conseguem ser mais ágeis e frequentes, corrigindo as possíveis inadequações antes que problemas maiores aconteçam. Além disso, os drones são excelentes equipamentos que acompanham o progresso da construção por meio do registro e armazenamento fotográfico do empreendimento.

Estações robóticas

Nas fases preliminares de uma obra, a estação total talvez seja um dos equipamentos mais utilizados, principalmente para a demarcação do terreno, o estudo dos níveis e a locação dos elementos estruturais.

Sendo assim, as estações robóticas são tecnologias de fácil implementação nas obras, operadas de maneira coordenada e remota, permitindo inspeções mais ágeis, medições mais precisas e fornecimento de dados em tempo real. Acima de tudo, essas características diminuem a incidência de erros e retrabalhos por parte dos colaboradores.

Impressão 3D

O uso de elementos pré-fabricados já é uma realidade nos projetos de construção, cada vez mais utilizados no Brasil e com um volume significativo. Além de serem um método mais sustentável, reduzem o tempo de execução, pois são peças produzidas em fábricas e transportadas para a obra apenas para posicionamento e montagem.

A tendência dos últimos anos permitiu que os elementos pré-fabricados fossem produzidos a partir da impressão 3D, com peças personalizadas e formas mais complexas com rapidez e economia. Essa tecnologia promete maior flexibilidade e automatização do canteiro de obras, aumentando a precisão dos componentes confeccionados e o desempenho em campo e reduzindo os índices de erro humano.

Dispositivos e gestão móvel de documentos

Uma das mais importantes tecnologias implementadas na construção civil é a gestão de documentos e dados. Junto aos dispositivos móveis e os softwares com o conceito BIM, os registros fotográficos, as plantas atualizadas, os modelos 3D e as atividades de cada profissional da equipe são acessados de qualquer lugar, trazendo uma visão compatível e moderna de todo o empreendimento.

Nessas situações, o mais indicado é contar com uma plataforma específica de gerenciamento e análise de dados para a construção civil, garantindo o funcionamento e a organização de todos esses itens. Os gestores conseguem tomar decisões com maior precisão e as equipes compartilham informações em tempo real durante a realização das atividades.

Quais são os principais benefícios trazidos pelo uso da tecnologia na construção civil?

Como já apresentado, a tecnologia está evoluindo constantemente e mudando o cenário de atividades de diferentes indústrias e setores. Essas alterações aumentam a eficiência das operações diárias e permitem que produtos novos e mais avançados sejam disponibilizados para os clientes.

As empresas que se adaptam e abraçam esses avanços tecnológicos tornam-se mais competitivas, principalmente nos serviços de construção civil — um setor que, historicamente, tem relutância e dificuldade de integrar essas inovações no seu modelo de negócio.

As organizações que desbravam esse caminho conseguem enxergar o horizonte de possibilidades que as tecnologias oferecem, principalmente com a visão de investimento e geração de vantagens competitivas. 

As construtoras que desejam estar na frente da concorrência precisam desenvolver um modelo estratégico de longo prazo atrelado à aplicação dessas tendências. Por isso, listamos a seguir os principais benefícios oferecidos pela adoção de tecnologias ligadas ao setor. 

Redução de custos nos serviços de construção civil

A redução de custos é um objetivo de qualquer indústria, principalmente do setor de construção civil. Quando o país enfrenta um cenário econômico desafiador, há a redução considerável do número de projetos e obras que estão sendo executados.

Para manter a rentabilidade e a competitividade, as empresas dessa esfera precisam aumentar a eficiência de suas atividades e reduzir os custos de produção. Por isso, a forma mais viável de atingir esses objetivos é investir na implementação de novas tecnologias dentro do canteiro de obras.

Existem diversos softwares disponíveis no mercado que facilitam o conhecimento da eficácia real das equipes, avaliando os serviços desenvolvidos e os gastos atrelados a essas execuções. A identificação e a quantificação das atividades permitem a otimização dos insumos e a redução de custos, além da criação automatizada de relatórios de produtividade.

Otimização do gerenciamento de obras

Os projetos lidam com um número de informações muito alto, como dados em constante trânsito entre o escritório e o canteiro de obras que precisam ser conectados de maneira eficiente. Sobretudo, a distribuição de tarefas, o controle do orçamento, o acompanhamento das etapas e a observação dos prazos precisam ser aprimorados e entregues dentro dos custos previstos.

A partir disso, a tecnologia ajuda na otimização desse trabalho, permitindo que os gestores tenham acesso em tempo real aos dados e informações mais importantes, apoiando a tomada de decisões.

Além disso, outro fator de grande relevância é a mobilidade, que reduz o tempo necessário para acessar as informações e possibilita a geração de novos indicadores de desempenho, beneficiando o olhar estratégico para o empreendimento.

Aumento da segurança no canteiro

Outro fator extremamente importante dentro do canteiro de obras é a segurança, que é encarada como uma prioridade durante o desenvolvimento dos projetos executivos. No entanto, administrar uma defesa organizada e proativa não é uma atividade tão simples, principalmente quando não se usa uma tecnologia específica para essa finalidade.

Nessa dinâmica, o uso de softwares móveis permite que se faça um acompanhamento efetivo da documentação dos colaboradores, checagem de uso de EPIs, alinhamento de reuniões de segurança e agendamento de exames e treinamentos dentro do empreendimento. Essas ações aumentam a proteção dos envolvidos durante as atividades na obra.

Melhora no relacionamento com o cliente

A exigência dos clientes aumentou com o passar do tempo, na busca constante por melhores condições de atendimento e soluções ativas das solicitações impostas. Sendo assim, oferecer um serviço de baixa qualidade prejudica consideravelmente a credibilidade da empresa no mercado.

Por isso, um software para redução do trabalho é uma solução para essas questões, controlando todas as pendências de maneira organizada e eficiente. Além disso, o registro da entrega das chaves ao usuário pode ser feito de qualquer lugar e a qualquer momento com o auxílio da mobilidade.

Assim, o controle do fluxo de uma reclamação ou solicitação por parte de um cliente pode ser realizado com o auxílio de um dispositivo móvel, apurando os custos e melhorando os processos até a resolução da questão.

Maior organização na gestão de documentos

As aprovações que dependem da assinatura dos administradores, de acordo com a papelada envolvida no processo, podem resultar em atrasos no cronograma e na diminuição da produtividade das equipes em campo.

Com isso, a tecnologia possibilita aumentar a eficiência do setor e reduzir a sobrecarga de informações na construção, a partir do controle do fluxo de dados, revisões e aprovações dos serviços. Essas características aumentam a organização e oferecem melhorias na gestão de documentos.

O uso da tecnologia na construção civil permite que os gestores e administradores controlem melhor os processos no setor, otimizando as atividades e aumentando a eficiência dos serviços oferecidos. Os benefícios apresentados só agregam melhores resultados às empresas, com inovações e tendências que elevam a competitividade e atraem novos clientes de acordo com os diferenciais concedidos.

Este artigo sobre os benefícios do uso da tecnologia na construção civil foi útil para você? Então, não perca outros conteúdos como este e assine a nossa newsletter, assim você recebe todas as atualizações do nosso blog diretamente na sua caixa de entrada!

Torne-se digital
com o Videnci
Logo
Experimente agora, sem necessidade de cartão de crédito
Cadastre-se na nossa newsletter