Uma das iniciativas do Prefeito de Maceió, Rui Palmeiras é o programa Mais Maceió que traz o desenvolvimento de ações prioritárias para o desenvolvimento da capital de Alagoas. Entre essas ações, a implementação de lâmpadas de LED em todos os bairros da capital era crucial para garantir a segurança dos cidadãos a partir da iluminação pública de qualidade.
Havendo uma proposta de parceria público-privada (PPP) para uma implementação efetiva e viável para os cofres públicos, foi feita uma parceria entre a Prefeitura de Maceió com a empresa especializada no âmbito da engenharia: a Vasconcelos e Santos LTDA.
Para que a gestão feita pela empresa fosse bem-sucedida, contudo, o que faltava era um software de gestão da iluminação pública que pudesse se adaptar à rotina da empresa sem grandes mudanças, para que os processos fossem feitos com qualidade e excelência, garantindo autonomia para a Vasconcelos e Santos e a satisfação de seus clientes ㅡ a própria prefeitura e a população de Maceió.
Foi assim que a Exati cruzou o caminho dessa empresa, para integrar os serviços oferecidos por ela em uma só plataforma e trazendo uma maior organização para o gerenciamento do parque de iluminação.
Problemas enfrentados
Sem uma parceria que proporcionasse a organização da gestão, os problemas que a Vasconcelos e Santos enfrentava eram diversos e em diferentes áreas:
- Dificuldade na localização de pontos em que as manutenções eram necessárias ㅡ a espera estimada poderia chegar a até 1h;
- Ordens de serviço impressas, o que demandava constante necessidade de retrabalho;
- Relatórios difíceis de consultar, já que os dados eram mantidos em planilhas de Excel;
- Processos desorganizados por conta dos problemas já alavancados, o que tornava tudo mais demorado (e menos produtivo);
- Os processos estavam todos desorganizados, e isso dificultava (e muito) o trabalho que a Vasconcelos e Santos tinha, além de tornar tudo mais demorado ㅡ e mais demora significa menos produtividade.
Após muita pesquisa por parte da empresa de engenharia, eles decidiram que a Exati oferecia as melhores opções dentro do que era necessário para resolver os problemas existentes.
Como a Exati solucionou?
Quando foi firmada a parceria entre a Vasconcelos e Santos e a Exati, houve o cadastramento de todo o parque de iluminação pública, com a ajuda das equipes de campo, para o acompanhamento automático e em tempo real de todos os pontos da IP.
Controle de estoque, acesso ao histórico de equipamentos, atividades realizadas, pontos cadastrados e a produtividade das equipes em campo foram outras funções disponibilizadas pelo software para que a Vasconcelos e Santos pudesse realizar a melhor gestão possível para a prefeitura de Maceió.
Todos os dados que são coletados e armazenados servem para ordenam a realização de manutenções preventivas ou corretivas, facilitando a organização operacional e desenvolvendo uma rota otimizada para que as equipes de colaboradores cheguem mais rápido aos locais indicados.
Os resultados obtidos com a implementação do software da Exati
O sistema da Exati permitiu que as equipes realizassem o trabalho de forma mais rápida, simplificada e segura, com mais qualidade no serviço e no atendimento à população. A produtividade de gestores e colaboradores também ficou melhor, porque houve uma diminuição considerável no tempo necessário para a execução de cada tarefa.
Esse conjunto de parcerias tornou o trabalho muito eficiente e o atendimento aos pontos de iluminação mais rápidos, o que contribuiu para que, nos dias de hoje, a iluminação pública de Maceió fosse vista como algo que funciona de fato!
Assista ao depoimento da Renata Cavalcante, engenheira eletricista, e de outros colaboradores responsáveis por manter Maceió iluminada com a ajuda do software de gestão da iluminação pública:
Exati
Related posts
Deixe um comentário Cancelar resposta
Blog da Exati
POSTS POPULARES
- Problemas urbanos: quais são os mais comuns do século XXI? 49.7k visualizações
- Limpeza Urbana: o que é, como funciona e qual a importância? 37.9k visualizações
- Concessões e parcerias público-privada: conceito e como funciona 35.3k visualizações
Stay connected