O segmento de PPPs referentes à Iluminação Pública (IP) cresceu aproximadamente 40% somente em 2019. Esse número pode ser explicado pela necessidade de modernização das cidades sobretudo por meio do investimento privado.

Estima-se que, em 20 anos, se metade dos municípios brasileiros tiverem a IP administrada por concessões, o valor economizado será superior a R$ 38 bilhões apenas pela modernização e investimento em lâmpadas de LED. 

É diante desse cenário promissor que a Exati se destaca. Líder nacional de Softwares para Gestão da Iluminação Pública, ofertamos um sistema para gestão eficiente de todas as operações relacionadas no segmento.

Veja a seguir três motivos para gerenciar a IP da sua cidade via Software.

1) Eficiência energética com a modernização da IP

Embora já seja muito conhecido no mercado, as vantagens da utilização de lâmpadas de LED na iluminação pública ainda são pouco aproveitadas.

Um dos fatores que contribuem para que isso aconteça é o maior custo unitário de cada peça quando comparado às luminárias convencionais. Mas não se engane, o LED é o que se tem de mais moderno atualmente.

Além de gerar mais luminosidade e proporcionar uma economia de até 60% no consumo de energia elétrica, essa tecnologia diminui a necessidade de manutenção pois tem uma vida útil de até 50 mil horas, quatro vezes mais que as comuns!

Para garantir que as cidades sejam totalmente iluminada e com eficiência, a Exati utiliza lâmpadas de LED com o selo INMETRO e etiqueta ENCE (Etiqueta Nacional de Conservação da Energia), em cumprimento à regulamentação estabelecida pela Portaria INMETRO nº 20, redigida 2017 e vigência a partir de 2019.

Combinando o Sistema de Gerenciamento da Iluminação Pública com o LED, temos serviços com qualidade e alto desempenho! Uma gestão eficiente em todos os aspectos.

2) Identificação de pontos de Iluminação Pública

Quando falamos em parque de iluminação pública geralmente não nos damos conta de quão complexo essa expressão pode ser. Resumidamente, ela se refere à identificação e cadastramento de todos os pontos luminosos de uma cidade.

Quando esse procedimento não ocorre, uma série de problemas podem prejudicar a gestão e entrega de resultados. Era o que acontecia na cidade de Maceió antes de utilizar o sistema da Exati. 

O antigo método fazia uso de plataformas simples e sem automação, fazendo com que todos os chamados para manutenção nesses pontos tivessem espera estimada de até 1 hora para localizar os pontos. Só então as equipes de atendimento eram encaminhadas para o atendimento.

Você pode conferir o material completo acessando Caso de sucesso: Maceió 

Após uma série de pesquisas realizadas pelos especialista da concessionária que administra a IP da cidade, o Software da Exati foi o escolhido.

Utilizando o recurso de georreferenciamento, o sistema possibilitou que todo o parque de iluminação fosse devidamente identificado e cadastrado, agilizando os serviços de manutenção. 

Além disso, o monitoramento automático dos pontos e em tempo real permitiu que a empresa estivesse um passo a frente das falhas, agilizando os processos operacionais, garantindo o correto funcionamento das luminárias e a segurança da população no período noturno.

3) Otimização de processos internos e externos

A versatilidade do sistema da Exati é um fator a ser levado em consideração, afinal, cada região possui características e necessidades específicas. 

Isso interfere diretamente no modo pelo qual são realizados os processos, sejam internos ou externos. Um exemplo pode ser observado na elaboração de ordens de serviço (OS). 

Com o diagnóstico completo fornecido pelo Software, as OS (em formato digital) são definidas de acordo com cada solicitação. Dessa forma, têm-se maior controle de estoque, histórico de equipamentos e atividades realizadas pela equipe externa.

Todos os dados  coletados são armazenados e servem como base para a realização de manutenções preventivas ou corretivas, facilitando a organização operacional e desenvolvendo uma rota otimizada para que as equipes de colaboradores cheguem mais rápido aos locais indicados.

Com um sistema de gerenciamento inteligente, a produtividade de gestores e colaboradores também melhora. Com redução considerável no tempo para a execução de cada tarefa, ou retrabalho de inserção das informações, sobra muito mais para focar em outras áreas com igual ou maior importância.

Viu como é fácil Gerenciar a Iluminação Pública utilizando um Software?

Com o nosso Software você pode ter acesso a esses e muitos outros benefícios. 

Tudo de forma integrada e em uma única plataforma.
Acesse nosso site ou fale com um de nossos especialistas para saber como a Exati pode atender suas necessidade da melhor forma possível.