Independente se a sua empresa possui experiência no ramo ou não, algumas práticas na gestão da iluminação pública sempre podem ser melhoradas, substituídas ou implementadas. Desde a parte logística até a utilização de algumas ferramentas que podem aumentar a eficiência e produtividade dos gestores, essas áreas são imprescindíveis para o sucesso da sua empresa.

Alguns dos desafios das empresas que gerem esse tipo de contrato normalmente incluem perda de tempo com deslocamentos de caminhões ou carros, falta de materiais de reposição à disposição no estoque e o baixo índice de aprovação do serviço por parte dos próprios munícipes.

Confira abaixo três práticas que irão ajudar a gerir de forma eficiente esses contratos de iluminação pública:

1 – Melhore a gestão de estoque da sua empresa

Um ponto que muitas empresas não levam em consideração é a importância de se ter um controle organizado do estoque e tudo o que envolve esse controle. Além do espaço físico necessário para armazenar veículos e funcionários, deve-se pensar também que as peças de reposição de um parque de iluminação ocupam muito espaço, ou seja, o estoque deve poder acomodar sem problemas uma quantidade grande desses materiais.

Desde bobinas de um metro de diâmetro até postes inteiros de 10 metros de comprimento, todos os materiais devem ser de fácil acesso para os profissionais que forem retirá-los, pois isso afeta diretamente a produtividade das equipes. Por fim, é uma ótima ideia o estoque ser protegido para garantir o acesso somente ao pessoal com autorização, de forma a evitar roubos de materiais e outras coisas.

2 – Busca maneiras de aumentar a produtividade da equipe por meio de rondas estratégicas

Um princípio essencial da gestão de contratos, sejam quais forem, é o de antecipar as necessidades do cliente. No caso da iluminação pública, o cliente é o município. Então, como antecipar as necessidades de milhares e até milhões de pessoas?

Uma prática desejável é a aplicação de rondas, para que a determinação de pontos defeituosos seja feita antes mesmo das reclamações serem submetidas. Com as rondas, que possuem boa relação custo/benefício, é possível descobrir se existem lâmpadas queimadas, lâmpadas acesas ou apagadas em horários indevidos e, eventualmente, até quais pontos podem dar problema.

Uma vantagem dessa proposta ativa de resolução de problemas é que ela demonstra a qualidade da empresa na gestão, o que, por sua vez, aumenta a satisfação da prefeitura e dos cidadãos com o serviço prestado. Isso pode resultar em credibilidade e, consequentemente, facilidades em contratos futuros devido à qualidade demonstrada.

3 – Utilize um software de gestão de iluminação pública

Boa parte do que acontece em uma gestão de iluminação pública passa pela utilização de um software que otimize os processos e traga organização para o dia a dia. Esse software, além de ser capaz de gerenciar equipes e tarefas, deve poder controlar de forma mais eficiente o estoque e os chamados.

No controle dos chamados, um software de gestão de iluminação pública é guiado pelo sistema de nomenclatura dos pontos, auxiliado pela localização baseada em latitude e longitude. Outra vantagem desse controle é o agrupamento de solicitações duplicadas, o que elimina deslocamentos desnecessários das equipes de campo.

Pronto!

Adotando essas práticas, qualquer empresa consegue melhorar a produtividade da sua equipe e, assim, fazer uma gestão de Iluminação Pública de mais qualidade. Além destes pontos abordados, existem diversos outros princípios, conceitos e atividades que podem ser fundamentais no corte de gastos da sua empresa, assim como na construção da credibilidade.

Pensando nisso, o Grupo Exati desenvolveu um Manual de Boas Práticas na Gestão de Contratos de Iluminação Pública, que prevê a solução de todas essas dúvidas com relação aos contratos, equipes, logística, até ampliações e modernizações dos parques de iluminação.