A antiga norma técnica NBR 5101 está passando por reformulações estruturais que tendem a melhorar as atividades do setor de iluminação pública no Brasil.

Todo o trabalho técnico que envolve a revisão da norma conta com mais de 70 profissionais da área.

A inclusão das novas informações técnicas depende de consulta pública que acontecerá ainda esse ano. Especialistas apontam que a nova norma passará a vigorar em até 4 meses.

De modo geral, a revisão mudará o nível dos projetos que até então vêm sendo desenvolvidos no país.

Saiba mais sobre alguns pontos de destaque da nova versão da NBR 5101.

NBR 5101

Resumidamente, a NBR 5101 é a norma que estabelece os requisitos mínimos necessários para iluminação de vias públicas, buscando garantir a segurança do tráfego de pedestres e de veículos. 

Por isso, as novas tecnologias de iluminação devem atender às normas técnicas e contribuir, de fato, para a melhoria da qualidade de iluminação e redução de custos com a gestão do sistema.

O momento é propício para isso, tendo em vista a necessidade de adaptação da norma à nova realidade das cidades brasileiras.

A partir da revisão da NBR 5101 a classificação de via será mais precisa, possibilitando que questões técnicas e operacionais sejam melhor planejadas. 

Dessa forma, espera-se otimizar os serviços e proporcionar uma iluminação local mais eficiente.

Pequenas alterações, grandes mudanças

Quando comparado à primeira versão datada de 1974 ainda de forma experimental, e até mesmo as alterações dos últimos 10 anos, a nova NBR 5101 está mais robusta e explicativa.

Um ponto de destaque é referente ao planejamento da iluminação pública urbana e da formatação de um plano diretor especial para o setor.

Isso por que, hoje, iluminar todas as regiões de uma cidade é uma tarefa básica à qualquer gestão.

Outra informação importante presente na nova norma diz respeito à classificação de vias. Agora, passam a ser considerados uma série de elementos que compõem o fluxo local. 

São critérios específicos, em formato de tabela, para aplicação da iluminação em locais com fluxo de veículos, vias compartilhadas como ciclovias e ciclofaixas, e espaços exclusivos para pedestres. 

Além disso, campos sobre requisitos de segurança para instalação, indicadores de eficiência energética, conceitos gerais e exemplos de aplicabilidade (que não existiam até então) destinados ao setor também integram a nova NBR 5101.

Vida humana em destaque

Nos últimos anos muitas tecnologias foram desenvolvidas com foco na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Elas facilitam, e muito, o modo pelo qual vivemos em sociedade.

A nova NBR 5101 está atenta à essa necessidade e traz medidas que visam proporcionar, sobretudo aos pedestres, mais conforto e segurança quando estiverem utilizando dos espaços públicos.

A principal novidade descrita na nova norma diz respeito aos impactos positivos e negativos da iluminação em duas situações: faixa de pedestres e uniformidade da luz.

Faixa de pedestres

A primeira tem como objetivo garantir a segurança da vida humana ao definir projetos específicos para iluminação de faixas de pedestres.

De acordo com especialistas, isso já acontece em esquinas, onde normalmente há encontro de redes.

No entanto, a intenção agora é levar luz até faixas de pedestres localizadas no meio de quarteirões, por exemplo, garantindo a visibilidade dos motoristas e evitando acidentes.

Uniformidade da luz

Quando falamos sobre a distribuição da luz no espaço, falamos de uniformidade da iluminação. Aqui, esse conceito ganha importância justamente por proporcionar conforto visual a todos que vivem nas cidades.

A poluição luminosa e as luzes intrusas, originadas do mau uso da luz, tem causado preocupações sobre a qualidade e impactos da iluminação pública nas cidades, pois afetam diretamente a saúde da população.

Por isso, a norma estabelece uma série de critérios e métodos para se analisar tanto a temperatura quanto a distribuição da luz no espaço, sendo o BUG o mais relevante.

A sigla que representa o direcionamento da luz quando uma luminária está em funcionamento, com níveis representados em números para melhor compreensão.

B: back (trás); U: up (cima); e G: ground (solo).

O que muda daqui para frente?

A partir da aprovação e publicação na nova NBR 5101 pelos órgãos oficiais, todos os novos projetos devem seguir as orientações, tanto para substituição das luminárias antigas pela tecnologia LED quanto para utilização de equipamentos em geral.

No entanto, aqueles que já estão em curso via parcerias público-privadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) devem se orientar com base nas últimas versões e, posteriormente, adaptar o projeto.

Gostou desse conteúdo? 

A revisão da NBR 5101 certamente trará muitos benefícios tanto para gestão quanto para a população. 

As novas adequações surgem para padronizar, de fato, o sistema de iluminação pública das cidades, garantindo que o serviço seja fornecido com qualidade e eficiência.

Acompanhe nosso blog e fique por dentro de todas as novidade da revisão da NBR 5101.