Quase duas décadas após sua promulgação, a Lei Federal n 11.079/2004 passou por atualizações. A lei referente à regulamentação das parcerias público-privadas (PPPs) estabeleceu novas diretrizes para licitação e contratação de serviços, garantindo maior segurança para as partes envolvidas no processo.

Entre as razões que levaram às correções nas normas gerais destacam-se o contexto econômico, político e social em que o Brasil estava inserido, impedindo que o Estado cumprisse suas obrigações de modo efetivo e promovesse a modernização da infraestrutura, caminhando contra o fluxo natural do desenvolvimento.

Além disso, empresas privadas coexistiam e idealizavam a expansão de seus mercados ao ofertar novas tecnologias e qualidade na efetivação dos serviços mais básicos prestados à população.  Em 2019, em meio a tantas transformações tecnológicas, a situação se repete e, por isso, as PPPs se tornaram a solução para muitos problemas cotidianos, como por exemplo, a falta de saneamento básico e a manutenção de rodovias Brasil afora.

Atenta à essa necessidade e dispondo de recursos inovadores no mercado, a Exati Tecnologia oferece o software de gerenciamento de Iluminação Pública para PPPs, um sistema completo para a gestão eficiente da iluminação nas cidades, um dos únicos que se adequam ao regulamento vigente.

Por essa razão, a tecnologia da Exati já está presente em 249 cidades, incluindo São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, dentre outras capitais, contribuindo com a administração pública na redução de processos burocráticos e na melhoria da qualidade de vida de milhões de brasileiros. 

Por isso, separamos 4 bons motivos para sua organização utilizar nosso sistema. 

Acompanhe! 

Transparência com a prefeitura em todos os processos

A lei da transparência pública surgiu para que todas as informações relacionadas à administração pública fossem disponibilizadas à comunidade como medida para combater o mau uso dos recursos públicos. Entretanto, a tarefa de reunir todos os dados para divulgação torna-se árdua sem a utilização de mecanismos de documentação eficazes. Não é o caso do software da Exati.

Esse sistema inteligente cria automaticamente relatórios totalmente integrados, considerando desde a fase de planejamento de implantação da ferramenta até a fase final, o atendimento das ocorrências.

Ou seja, tem-se a gestão completa de obras de ampliação e modernização, acompanhamento das equipes de ronda e seus boletins de serviço. Tudo isso em tempo real, na palma da mão! 

Redução de custos fixos

Pode parecer óbvio, mas uma empresa não cresce sem que haja um planejamento financeiro. O crescimento da organização depende do equilíbrio entre a gestão da arrecadação e dos custos do negócio que, via de regra, são expressivos. 

Por esse motivo, é aconselhável a utilização de softwares que auxiliem nesta tarefa, contribuindo para a gestão correta de itens de estoque, logística, entre outros. Se sua organização ainda não possui tal ferramenta, a Exati pode te ajudar. 

Com nosso software é possível gerenciar, de modo preciso, o controle do estoque e o rastreamento dos materiais utilizados na realização dos projetos, evitando desperdícios e extravios.

Além disso, é possível obter relatórios completos sobre os custos reais das obras e das equipes envolvidas no processo, bem como gerar economia em todas as fases da logística.

Conectividade 

A internet revolucionou o mundo e hoje não há como deixar de se pensar em soluções que estejam de acordo com essa nova realidade. Para determinados mercados e serviços, é imprescindível ter a disposição plataformas que operem de modo simples e ágil. Afinal, o trabalho não para. 

Com nosso sistema, as equipes de atendimento externo contam com dispositivos móveis que agilizam os processos de manutenção e registro documental, seja em tempo real quando conectado à rede, ou com operação e salvamento automático no modo offline. Internamente, o atendimento do Call Center dispõe de uma interface simplificada com todos os CEPs, endereços e mecanismos de buscas eficientes. 

Essa tecnologia da Exati estende-se também aos cidadãos, que podem contribuir para o correto funcionamento da vida urbana via aplicativo Cidade Iluminada. Utilizando apenas um smartphone conectado à rede, os cidadãos compartilham reclamações com a prestadora de serviços que, por sua vez, destina automaticamente equipes para atendimento das solicitações.

Modernização do parque de iluminação

Não basta apenas deixar a cidade iluminada. É preciso iluminar a cidade com eficiência e tecnologia!

Lâmpadas sem um fluxo luminoso constante (energia radiante em todas as direções), refletores ou difusores sujos e sensores ultrapassados contribuem para o funcionamento precário do sistema de iluminação públicaFoi pensando na modernização, expansão e manutenção da infraestrutura do parque de iluminação que a Exati desenvolveu uma tecnologia para gestão eficiente da iluminação das cidades. Por meio dela, é possível reduzir custos no processo operacional, desde a identificação do problema até o seu completo reparo, sem que haja redução de qualidade nos serviços prestados. Em conjunto disso, utilizamos o que há de mais moderno em soluções para iluminação: o LED. Essa tecnologia apresenta os seguintes benefícios:

  • Economia de 50% de energia em comparação com as lâmpadas convencionais.
  • Durabilidade maior, reduzindo custos de manutenção em até 60%.
  • Até 98% dos componentes podem ser reciclados.

Diferentemente das lâmpadas incandescentes ou de descarga, que emitem luz através da queima de um filamento ou pela ionização de alguns gases específicos, o LED produz luminosidade por meio da liberação de fótons, reação provocada quando uma corrente elétrica flui através deste componente. Ou seja, não emitem gases nocivos ao meio ambiente.

Os efeitos desse recurso podem ser percebidos para além do setor financeiro e do meio ambiente. A luz de coloração branca, além de ter maior amplitude, é capaz de estimular o cérebro humano, aumentando a capacidade de percepção visual e o conforto dos órgãos associados à visão, bem como a sensação de segurança e bem estar.

Estudos comprovam que uma via bem iluminada pode evitar acidentes e diminuir a criminalidade. Um deles foi realizado em 2016 na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, em parceria com a polícia local.

Para o experimento, 40 ruas cuja incidência de crimes aumentava significativamente a cada ano foram selecionadas para receberem investimentos em iluminação. Como resultado, constatou-se redução de 36% nos crimes ocorridos durante a noite.

Ou seja, uma via bem iluminada gera bem mais que a sensação de segurança, ela eleva a qualidade de vida também.

Viu só como as PPPs podem auxiliar no desenvolvimento da sociedade?

Vale ressaltar que nas PPPs, durante a vigência do contrato, apenas a operação e a manutenção dos bens públicos podem ser transferidos ao parceiro privado, garantindo que a propriedade do bem se mantenha sob a guarda do Estado.

Quando bem planejadas e geridas, as PPPs possibilitam o desenvolvimento econômico e sustentável da região. Quando associadas à plataforma de gestão da Exati, garantem a excelência nos processos e, claro, a máxima satisfação da população!