Arborização urbana nada mais é do que todos os elementos vegetais, que sejam de porte arbóreo, localizados dentro de uma determinada região urbanizada. Ela pode ser encontrada como áreas verdes de uso público e também  áreas verdes particulares.

Segundo Cotrone, uma grande árvore, sozinha, possui o efeito de dez ar-condicionados funcionando por 20 horas ao dia. 

Contudo, quando a implementação da arborização é feita sem planejamento prévio, as chances de haver um conflito de espaço com outros equipamentos urbanos de maior complexidade é grande. Nas vias subterrâneas e aéreas existem diversos empecilhos ㅡ como os cabos que alimentam a rede elétrica ㅡ que podem ter seu funcionamento comprometido com as raízes e copas das árvores.

A responsabilidade da realização de uma boa arborização da cidade é do município, desde toda a implantação até a gestão. É o poder público que deve disponibilizar os técnicos e agentes do meio ambiente, além dos recursos para todas as etapas do plantio, poda das árvores e a supressão quando necessário.

Monitoramento e cadastramento georreferenciado

É parte essencial da gestão da arborização realizar o monitoramento. Para que esse acompanhamento seja o mais efetivo possível, a criação de um banco de dados é muito importante, detalhando informações como a localização das árvores, suas espécies, a data do plantio, qual o porte, quais as atividades de manutenção já foram realizadas e etc. 

A utilização de um software apropriado para realizar o mapeamento das árvores garante a possibilidade de programar de maneira mais efetiva a manutenção das árvores e também as pendências de execução de serviços requeridos pela população. 

Um monitoramento adequado ajuda a gestão mais efetiva da arborização do município porque permite a visualização de dados de forma objetiva, assim, as atuações em podas emergenciais é reduzida.

Podas

As podas são os serviços mais comuns relacionados à manutenção da vegetação do município, por isso é essencial que haja um bom planejamento e gestão de como, onde e quando irão acontecer. 

A poda é necessária em duas ocasiões distintas: para que haja o aparecimento de flores e fruto ou para realizar medidas de compatibilidade entre a árvore e os outros componentes urbanos. Existem quatro tipos diferentes, que incluem um cuidado preventivo ou emergencial.

  • Durante uma poda de emergência é necessário remover as partes da árvore que têm potencial de causar risco à população, aos patrimônios público e particular. 
  • A poda de manutenção visa retirar da planta as estruturas velhas ou mais suscetíveis a serem quebradas pela ação do vento ou chuva. É necessário que esses galhos e folhagens sejam retirados antes de atingir o solo (ou outros componentes urbanos).
  • A poda de formação visa dar o formato adequado para a árvore enquanto ela ainda cresce, fazendo-a ser direcionada para os espaços disponíveis e livrando o tronco de ramificações indesejadas.
  • Já a poda de adequação serve para desobstruir redes aéreas ㅡ como cabos de energia ㅡ e outros elementos urbanos que podem estar sendo atrapalhados pelo crescimento da planta. 

Atendimento ao cidadão e operações em campo

É a população do município que melhor pode atualizar as empresas e o poder público sobre os status das árvores nas cidades. Após a ocorrência de um vendaval ou uma forte chuva é comum que caiam galhos ou até mesmo árvores inteiras, que podem bloquear o trânsito ou danificar algum patrimônio.

Por isso, é importante que o cidadão consiga se comunicar facilmente com os órgãos responsáveis.

Com um aplicativo conectado aos dispositivos móveis tanto das equipes de campo quanto dos cidadãos, é possível que a população abra chamados diretamente do tablet ou do celular, facilitando o acompanhamento das solicitações e também fazendo com que os funcionários entreguem as demandas o mais rápido possível.

Planejamento

O planejamento é o tópico mais importante para uma boa gestão de arborização. Todos os outros pontos giram ao redor dele, principalmente por ser essencial a representação espacial de todos os dados das árvores que serão escolhidas para integrar o processo. 

Faz-se necessária a elaboração de um documento com critérios técnico-científicos que deve considerar as características, tanto do meio urbano quanto biológicas, das espécies que forem escolhidas para compor esse plano de plantio.

É essencial que o Plano Diretor do Município inclua o planejamento arbóreo para que este seja compatível com todos os valores culturais, ambientais e de memória da cidade, já que além de ser útil para a população de uma maneira geral, as árvores também precisam agradar os moradores ㅡ e não os atrapalhar. 

Foi pensando em uma gestão simplificada e eficiente da arborização e das áreas verdes que a Exati desenvolveu um software focado no cadastramento de árvores, no atendimento ao cidadão, no planejamento da manutenção preventiva e no acompanhamento das operações em campo.

O melhor é que a plataforma funciona offline e garante uma maior agilidade de atendimento e cumprimento de serviços dedicados à melhora da qualidade de vida da população. Tanto a vida do gestor quanto da equipe externa fica mais fácil, evitando altos custos no processo de preservação da vegetação local!

Os benefícios incluem formulários digitais, que contribuem com o meio ambiente e a construção de uma imagem mais ecológica da empresa; todas as informações disponíveis através da plataforma online e offline; dados atualizados através dos registros de atividades; gráficos e relatórios a um clique; histórico de crescimento por período; fiscalização remota das árvores e canteiros; nada de papel!

Cada cidade tem as suas características próprias, que devem tornar cada gestão única e especial para o ambiente em questão. A Exati foi feita para todas! Personalize o orçamento de acordo com a sua demanda e torne a sua cidade inteligente.