Devido à praticidade e à possibilidade de automatizar processos e organizar informações de forma eficiente, os sistemas ERP são usados por empresas dos mais diversos ramos. Um software de Gestão de Iluminação Pública, por exemplo, é destinado às empresas que atuam no setor, pois otimiza a gestão por meio de funcionalidades pensadas para atender às necessidades específicas da área.

Um sistema desse tipo oferece diversas vantagens competitivas, já que permite registrar todas as informações sobre os processos e analisá-las para tomar decisões que melhorem a qualidade dos serviços prestados à população.

Neste post, você vai entender melhor como funciona um software de Gestão de Iluminação Pública e conhecer os benefícios que ele oferece. Acompanhe.

O que é um sistema ERP?

O ERP (Enterprise Resource Planning) é um sistema de gestão usado para integrar os processos de todos os setores de uma empresa e gerenciá-los por meio de uma só plataforma. Ele conta com diferentes módulos, que apresentam funcionalidades para administrar processos internos da organização.

Uma das principais vantagens de um ERP é a otimização da comunicação entre os departamentos empresariais, pois ele evita que informações importantes do negócio fiquem retidas em apenas um setor. Assim, os colaboradores da empresa podem acessar dados atualizados referentes aos processos com os quais atuam e modificá-las sempre que necessário.

Como um software de Gestão de Iluminação Pública funciona?

Um software de Gestão de Iluminação Pública atua como um módulo de um sistema ERP — e contém todas as funcionalidades para atender às necessidades desse setor. Nele, podem ser registradas e consultadas informações relevantes para o atendimento e para o controle da empresa.

Essas funcionalidades facilitam a eliminação de gargalos e otimizam os processos do negócio, além de aumentar a produtividade dos colaboradores e a qualidade dos serviços e do atendimento. A seguir, saiba mais sobre as vantagens que ele proporciona.

Controle de gastos com materiais

O gasto com materiais é um dos mais importantes a serem monitorados em uma empresa. Um software de Gestão de Iluminação Pública facilita esse acompanhamento, pois permite rastrear os materiais e suas garantias, analisar custos, controlar o estoque e diminuir problemas com furtos por meio de um melhor gerenciamento.

Além disso, o sistema pode ajudar a identificar quais equipes gastam mais materiais que outras. Com base nessa informação, você pode descobrir por que isso acontece e otimizar o uso dos materiais, além de planejar melhor as compras e reduzir desperdícios.

Obtenção de métricas

O software facilita a aquisição de métricas importantes para o acompanhamento, como a quantidade de atendimentos que cada equipe realizou durante o mês, a quantidade de materiais utilizada por elas e o tempo de atendimento para a resolução de cada chamado.

A análise dessas métricas auxilia na otimização de processos e na identificação de desafios que precisam ser resolvidos. Elas podem indicar, por exemplo, a produtividade das equipes de campo e quais bairros da cidade apresentam maior demanda dos serviços de reparo — o que, por sua vez, dá pistas relevantes sobre a qualidade dos materiais usados ou a existência de um problema específico em determinada região.

Para otimizar ainda mais o trabalho dos colaboradores, não se esqueça de usar o sistema também para planejar melhor as rotas de atendimento.

Agilidade no atendimento

O sistema auxilia em todas as etapas do atendimento, desde a abertura do chamado devido a uma reclamação até a completa resolução do problema. Além disso, ele facilita o acompanhamento das solicitações por parte dos cidadãos.

O atendimento também é agilizado, pois todas as informações são centralizadas na tela, de modo que a entrada de dados e a abertura da ordem de serviço seja feita de forma intuitiva pelo atendente. Também fica mais fácil gerenciar as prioridades, dando preferência às solicitações que estejam próximas ao prazo de vencimento.

 

Quais são os benefícios da automação?

A automação de processos oferece benefícios que permitem fazer uma Gestão de Iluminação Pública eficiente, de acordo com as melhores práticas da área. Veja alguns deles a seguir.

Acompanhamento de dados em tempo real

Todo atendimento passa pelas etapas de solicitação, ação da equipe de campo e o registro das informações do atendimento no sistema. Sendo assim, é necessário que todos os envolvidos nessas etapas contem com informações atualizadas em tempo real para desempenhar bem seus papéis.

Com a automação desse processo, a equipe de campo tem acesso às informações registradas pelo atendente e pode visualizar a melhor rota de atendimento, que é apresentada automaticamente pelo software.

Além disso, o próprio colaborador que atendeu a solicitação pode registrar no sistema as informações sobre o atendimento assim que ele for concluído. Dessa forma, elas ficarão disponíveis instantaneamente para os atendentes, melhorando a comunicação entre as equipes.

Facilidade na consulta de informações

O software de Gestão de Iluminação Pública pode ser acessado tanto pelos colaboradores que estão dentro da empresa (atendentes) quanto pela equipe que está em campo. Os funcionários que estão atendendo aos chamados podem consultar o sistema por meio de tablets — inclusive em áreas sem acesso à Internet.

Otimização do tempo

Muitas vezes os colaboradores perdem tempo realizando tarefas mecânicas e repetitivas, que são demoradas e poderiam ser automatizadas. Isso ocorre quando os atendentes precisam consultar diversos documentos diferentes para encontrar as informações que precisam, registrar mais de uma vez a mesma informação ou analisar reclamações duplicadas, por exemplo.

Um software de Gestão de Iluminação Pública resolve esses problemas por meio da automatização e torna os processos mais objetivos. Ele organiza as informações de forma clara, simplifica a análise dos dados, distribui as informações para as pessoas corretas em cada processo e agrupa as reclamações duplicadas — o que facilita o trabalho de toda a equipe e permite que ela foque em atividades mais estratégicas para a empresa.

Como você viu, um software de Gestão de Iluminação Pública pode simplificar bastante os processos de uma empresa que atua no setor.

Na hora de contratar um software desse tipo, certifique-se da qualidade e da confiabilidade dele por meio de pesquisas sobre a opinião de clientes que já o utilizam. Verifique também se ele atende às necessidades da sua empresa e lembre-se que quanto mais completo ele for, melhores resultados é capaz de gerar para a empresa.

Quer entender melhor como esse tipo de sistema funciona? Então, conheça o nosso software de Gestão de Iluminação Pública (SGI)!