Espaços públicos bem iluminados garantem a segurança da população e beneficiam a preservação do patrimônio local. E quando a iluminação pública é feita com postes de LED, as vantagens se estendem para questões financeiras e de sustentabilidade, já que as lâmpadas de LED são mais duráveis e exigem menos manutenções, além de serem ecologicamente corretas.

Cada vez mais cidades ao redor do país têm enxergado a necessidade de modernizar seus parques de iluminação e substituir gradualmente os posts convencionais pela iluminação de LED, e ao longo do artigo você poderá entender as diversas razões que justificam essa preferência.

O que são postes de led?

Postes de LED são luminárias públicas que contam com lâmpadas de LED para uma iluminação mais efetiva, econômica e sustentável. E ao contrário do que se possa imaginar, não existe apenas um tipo de iluminação LED nas cidades.

Em geral, os modelos de LED mais utilizados na iluminação pública são o COB e o SMD.

O primeiro deles pode ter a sigla traduzida para chips integrados na placa, e consiste em uma luminária que emite fachos de luz concentrados em uma determinada área. Essa é uma opção interessante para iluminar prédios públicos ou pontos turísticos.

A tradução da sigla do segundo modelo de LED é “dispositivos montados em superfícies”, sendo que cada conjunto de LEDs é soldado de forma separada acima de uma placa de circuito integrado.

Esse tipo de montagem, inclusive, aumenta a durabilidade do poste de LED mesmo quando algum dos dispositivos apresentar defeito, já que os demais continuarão funcionando e iluminando as vias.

A iluminação LED SMD também promove um facho de luz que é direcionado para todas as direções, além de usar o recurso RGB para inúmeras combinações de cores.

Há ainda postes de LED que funcionam a partir de baterias recarregáveis por energia solar, garantindo mais sustentabilidade para a iluminação pública.

Características dos postes tradicionais

Ainda que a iluminação pública de LED venha se popularizando, o fato é que investir em luminárias mais modernas e eficientes é um processo trabalhoso, e por isso em muitas cidades os postes de LED coexistem com postes tradicionais, os quais funcionam a partir de três modelos principais de lâmpadas:

Lâmpadas de vapor de mercúrio

Os postes convencionais geralmente funcionam com esse tipo de lâmpada, cuja potência varia entre 150 até 180 watts. Além de fornecerem menos brilho por watt, outra desvantagem é a vida útil de apenas 10 mil horas.

Lâmpadas de vapor de sódio

Mais eficiente do que as lâmpadas à base de mercúrio, esse modelo garante o dobro de brilho em relação à mesma quantidade de watt, além de ter uma vida útil que pode chegar a 24 mil horas. Por outro lado, as lâmpadas de vapor de sódio fornecem uma iluminação não uniforme.

Lâmpadas de iodetos metálicos

Apesar de ser igualmente eficiente às lâmpadas de vapor de sódio, esse modelo de lâmpada possui uma vida útil que geralmente não passa das 12 mil horas.  

Comparação postes de led x postes convencionais

Os postes de LED se diferem em vários aspectos dos postes convencionais, começando pelo funcionamento das lâmpadas.

Enquanto a iluminação LED garante a conversão direta de energia elétrica em energia luminosa, dispensando filamentos e perdendo apenas 5% de sua energia em calor, as lâmpadas tradicionais dependem de filamentos e reatores para funcionar, a partir de descarga elétrica, perdendo mais da metade da energia em calor.

Isso explica por que os postes de LED proporcionam até 60% de economia às contas públicas na comparação aos postes convencionais, já que precisam de menos energia para iluminar.

Mais uma diferença entre os postes de LED e os modelos convencionais é que os primeiros são sustentáveis, por não emitirem metais pesados e serem quase que inteiramente recicláveis. As lâmpadas dos postes tradicionais, por outro lado, liberam substâncias nocivas na atmosfera e precisam ter um descarte especial, para não contaminarem o solo.

Outra diferença tem relação com a capacidade de refletir as cores e com o raio de iluminação. Os postes de LED refletem as cores com até 70% mais fidelidade, além de terem um raio de iluminação maior, evitando que a luz se espalhe. Isso é benéfico principalmente para os motoristas, que conseguem identificar obstáculos na pista com mais antecedência, prevenindo acidentes.

O modo como as luzes são controladas também é um ponto em que os tipos de postes se diferenciam. Enquanto a iluminação LED pode ser controlada a distância e em tempo real, os postes convencionais são acionados de acordo com a luz natural, e ainda assim levam alguns minutos para acender, ao passo de que os postes de LED acendem instantaneamente.

Por que iluminação led é melhor?  

No tópico anterior deu para entender algumas das principais vantagens dos postes de LED em relação aos postes convencionais, mas os benefícios não param por aí.

A vida útil das lâmpadas de LED é bem mais elevada em relação às lâmpadas convencionais. Em geral, o LED dura cerca de 50 mil horas, o que resultaria em quatro anos para uma utilização de forma ininterrupta.

Essa maior durabilidade exige menos manutenções e, juntamente com a maior eficiência energética, se reflete em economia aos cofres públicos.

O diferencial da telegestão proporcionado pela iluminação LED não se restringe a programar o funcionamento das luminárias ou controlar a intensidade das lâmpadas.

Através de conexão sem fio e o apoio de um software é possível detectar falhas nos postes antes mesmo que algum cidadão ou técnico registre o defeito. Outra possibilidade é ligar uma luz de emergência diante de alguma ocorrência policial.

Tecnologia a favor da iluminação pública

Os postes de LED são extremamente vantajosos para a iluminação pública, e é possível colher ainda mais benefícios com a ajuda de softwares como da Exati.

Esse que é um dos sistemas mais eficientes e bem avaliados do mercado permite gerenciar ordens de serviço com mais agilidade e exatidão, além de criar relatórios e contar com o cadastro georreferenciado para melhores tomadas de decisão na gestão da iluminação pública.

Acompanhe nosso blog para saber mais sobre a transformação que a Exati tem proporcionado à iluminação pública ao redor do país e entender os diferenciais do software que é usado por mais de 300 cidades brasileiras.