Mais do que necessário para que a empresa consiga otimizar os recursos e garantir a permanência no mercado, o controle de gastos na construção é um dos fatores mais importantes para o sucesso do negócio.

Da mão de obra aos materiais que serão utilizados, é preciso que se conheçam todos os aspectos da obra para evitar desperdícios, aumento de custos e problemas no fluxo de caixa.

Em casos de imprevistos, a execução do projeto pode exigir mudanças que podem comprometer seriamente o andamento dos trabalhos. Dependendo da situação, é a credibilidade da companhia perante o mercado que será prejudicada.

Para evitar que isso aconteça, é fundamental que você saiba como realizar um controle de gastos que seja efetivo nas obras. Continue a leitura e veja como isso é possível.

Qual a importância do controle de gastos na construção?

Esse controle é importante porque compreende o gerenciamento dos materiais, das operações e dos recursos humanos envolvidos. Nesse cenário, vale destacar que o controle de gastos visa garantir a melhor utilização possível em relação aos insumos e às matérias-primas, o que, para muitos, é o maior problema da construção civil.

Quando são realizadas as estimativas de uso, normalmente é acrescentada aos cálculos uma margem de segurança e um extra de materiais para o caso de haver quebras ou estragos — a própria questão do transporte, por exemplo, pode se tornar uma adversidade para determinadas fases do projeto.

A princípio, esse acréscimo de materiais resultará em sobra. O controle de gastos estabelece uma cobrança para que os colaboradores os utilizem de modo mais eficiente, evitando ao máximo os desperdícios. Assim, eles terão mais cuidado nos dimensionamentos do que está sendo usado em campo, permitindo uma melhor fiscalização acerca dos estoques.

Além disso, um controle de materiais bem estabelecido tende a evitar os roubos internos — uma ocorrência bem mais comum do que se imagina.

Quanto às operações, o ponto de maior atenção se refere aos prazos. Conforme forem sendo definidos os tempos de execução, os colaboradores devem estar cientes dos seus cumprimentos. Entretanto, mesmo sabendo de suas responsabilidades, os prazos só serão respeitados mediante um acompanhamento constante no que diz respeito à produtividade das equipes.

No quesito mão de obra, a importância do controle de gastos é devido aos diversos perfis profissionais. O fundamental está na observação de rendimento de cada um deles, pois é isso que possibilitará estipular os prazos de conclusão com maior precisão.

Do contrário, a probabilidade de ter que contratar novos colaboradores para cumprir com os cronogramas da empresa aumenta significativamente, elevando, por consequência, os custos da obra.

Quais são os principais custos envolvidos?

Os principais custos envolvidos na construção são divididos em dois grupos: os diretos e os indiretos.

Diretos

  • Mão de obra operacional;
  • equipamentos agregados;
  • materiais.

Indiretos

  • Despesas administrativas, financeiras, comerciais e tributárias;
  • mão de obra técnica e terceirizada;
  • segurança do trabalho;
  • energia elétrica e demais necessidades para o funcionamento do canteiro de obras.

O custo total é a soma dos diretos e indiretos. O controle de gastos, por sua vez, deve analisá-los individualmente e de forma minuciosa, procurando levantar todas as informações relacionadas a determinado projeto.

Sem a implantação de um bom controle, será difícil obter um orçamento detalhado que consiga chegar o mais próximo possível da realidade.

Cabe salientar que a metodologia de estudo e os levantamentos serão diferentes para cada tipo de custo — é por esse motivo que todos os fatores envolvidos nos gastos, independentemente de quais sejam, devem ser conhecidos a fundo.

Como realizar esse controle?

Tudo começa com um bom planejamento, o que inclui o detalhamento de todas as etapas da obra. Aqui, cada fase construtiva deve ser avaliada à parte, pois isso permitirá execuções em tempo mais ágil e evitará despesas extras.

Entre as medidas a serem tomadas, estão as seguintes:

  • manter a atenção sobre os materiais, eliminando as paradas de tempo por falta de insumos, matérias-primas e/ou atraso nas entregas por parte dos fornecedores;
  • realizar uma estocagem apropriada para evitar a perda de produtos;
  • adequar os transportes para que seja possível evitar os danos que possam impossibilitar o uso dos materiais (normalmente associados às propriedades físico-químicas);
  • administrar a aplicação das matérias-primas para eliminar o excesso de consumo.​

De que formas a tecnologia pode ajudar?

Para que se tenha um controle de gastos verdadeiramente efetivo, o uso da tecnologia é praticamente uma obrigação. Papel e caneta servem apenas para lembretes, enquanto as planilhas, embora possam ajudar, estão sujeitas a erros humanos e entregam somente o básico.

O ideal é que seja usado um ERP, sigla para Enterprise Resource Planning, ou Planejamento dos Recursos Empresariais, em português.

Em termos práticos, trata-se de um software de gestão integrada, que permite acompanhar as equipes, saber quais foram os seus níveis de execução do serviço (por dia, semana e/ou mês) e as quantidades utilizadas de material, contribuindo, assim, para o aumento geral da produtividade.

Os benefícios em utilizar essa ferramenta são inúmeros, como:

  • organização dos dados;
  • melhoria de todos os controles relativos às operações e à gestão do negócio;
  • otimização dos processos;
  • integração de setores;
  • centralização das informações.

Adotar o uso de um sistema ERP certamente vai trazer uma série de reflexos positivos para as contas da empresa, afinal, os processos serão aprimorados e as tomadas de decisão, mais acertadas.

O software oferece a possibilidade de criar relatórios automatizados a respeito do andamento das etapas construtivas, permitindo realizar uma análise quantitativa e qualitativa do desempenho das obras — isso proporcionará um controle de gastos ainda maior.

No setor da construção civil, o uso da tecnologia significa um aumento considerável na eficiência dos trabalhos. Como consequência, espera-se a obtenção de melhores resultados tanto na parte operacional quanto administrativa.

Se você quer saber mais sobre esse e outros assuntos relacionados ao controle de gastos e à utilização de recursos tecnológicos no setor da construção civil, acompanhe nossos perfis nas redes sociais. Estamos no Facebook e no LinkedIn.