Você acredita que é possível que um ambiente empresarial arborizado seja mais produtivo? Pesquisas recentes afirmam que sim. 

A estudo realizado pela Universidade de Queensland descobriu que um escritório arborizado pode aumentar em até 15% a produtividade dos funcionários. 

De acordo com Alex Haslam, professor da Universidade de Queensland e co-autor da pesquisa, um ambiente mais “verde” ajuda o colaborador a ficar fisicamente, mentalmente e até emocionalmente mais envolvido em seu trabalho.

Os resultados são frutos da pesquisa que monitorou os níveis de produtividade dos profissionais por dois meses. Além disso, também foi realizado entrevistas para saber as percepções sobre a qualidade do ar, concentração e satisfação no ambiente de trabalho.

Logo, os colaboradores se mostraram mais satisfeitos e afirmaram ter percebido melhor qualidade no ar nos ambientes com plantas. 

Essa é apenas uma das razões pelas quais mais e mais organizações estão investindo em um ambiente empresarial arborizado. Neste blog post queremos explicar o que é e as principais características desses locais. 

Acompanhe e boa leitura!

O que é um ambiente empresarial arborizado?

Um ambiente empresarial arborizado é aquele em que há a integração entre os elementos estruturais do local e elementos naturais

O resultado? Ambientes que, além de esteticamente mais bonitos, cumprem a função de promover a qualidade de vida e manter o bem-estar dos colaboradores

Quando se pensa em grandes projetos de paisagismo, é preciso considerar que, a partir do momento que o ambiente corporativo se torna arborizado, todos os seus colaboradores serão beneficiados. 

É necessário considerá-los nessa decisão pois eles passam boa parte da semana dentro da empresa. Dessa forma, um ambiente arborizado pode ser mais estimulante, afetando diretamente na produtividade. 

Porém, é também preciso considerar o público que externo que está relacionado a sua empresa. Sejam eles fornecedores, clientes ou visitantes, encontrar um ambiente empresarial arborizado passa a imagem de um local mais acolhedor

Além disso, pelo fato do ambiente arborizado fazer parte do projeto arquitetônico de uma empresa, ele é capaz de transmitir características que fazem parte da cultura da organização em questão – como sustentabilidade, por exemplo. 

Conheça as principais vantagens 

Agora que já sabemos o que é um ambiente empresarial arborizado, vamos compreender quais são seus principais benefícios. 

Além de aumentar a produtividade como falamos acima, um ambiente empresarial arborizado pode reduzir o estresse dos profissionais. A pesquisa realizada na Universidade de Surrey, no Reino Unido, provou cientificamente este fato. 

Para chegar ao resultado, os participantes do estudo realizaram um teste em uma sala com muitas plantas. Em um segundo momento, outro grupo fez o mesmo teste, mas em um ambiente sem plantas. 

A partir da comparação entre a frequência cardíaca e a pressão arterial, se provou que os resultado dos que realizam a prova no ambiente arborizado foi muito superior ao outro. 

De acordo com Helen Russell, psicóloga responsável pela pesquisa, isso ocorre pelo fato de as plantas terem influência positiva na percepção que os trabalhadores têm do local de trabalho. 

Outra vantagem significativa de contar com um ambiente empresarial verde é que as plantas podem ajudar na redução de ruídos. Nesse sentido, as plantas atuam como atenuadoras dos ruídos pela absorção das ondas sonoras pelas folhas, os amortecendo. 

O que acha de entender mais sobre grandes projetos de paisagismo empresariais?

No blog post de hoje nós mostramos o que é e quais os principais benefícios quando falamos em um ambiente empresarial arborizado. 

Mas você pode estar se perguntando: como isso pode se tornar realidade na minha empresa? É por isso que preparamos um blog post que explica as principais características desses ambientes. 

Para conferir é só clicar aqui

Obrigada por acompanhar e até a próxima!