Se você reside em uma região mais desenvolvida, provavelmente não se depare com operações tapa buraco com muita frequência.

Mas, se habitar regiões mais movimentadas no centro das cidade, com certeza terá presenciado algum tipo de obra viária em virtude das condições de tráfego.

As restrições de circulação de veículos pesados explica essa situação. Além de afetar a mobilidade e ocasionar congestionamentos, o deslocamento desses veículos pode reduzir o tempo de vida útil dos pavimentos urbanos. 

Hoje, se você abrir seu navegador de internet e pesquisar sobre operações tapa buraco verá um volume considerável dessas iniciativas corretivas por todo o território brasileiro.

É uma atividade necessária para evitar o agravamento dos problemas, evitar danos materiais, acidentes e quaisquer outros fatores que possam colocar a vida das pessoas em risco.

Nesse material você entenderá de que forma o Software da Exati pode auxiliar nas operações tapa buraco. Boa leitura.

Operações tapa buraco na Gestão Pública

No final de 2019, a Prefeitura de Goiânia divulgou uma matéria sobre a atuação das equipes de manutenção urbana em determinado período. De acordo com os dados apresentados, foram tapados mais de 450 buracos por dia na cidade.

Embora seja uma medida corretiva emergencial, ainda sim as operações tapa buraco representam um alto custo para as gestões públicas. Isso acontece, principalmente, por conta de dois fatores.

O primeiro deles é o custo do material bruto para execução das obras, ou seja, a massa asfáltica. Já o segundo está relacionado ao volume de ocorrências.

No caso da cidade de Goiânia, para se ter uma noção, apenas no mês de novembro de 2019 foram tapados mais de 10.000 buracos por toda a cidade.

De que forma um sistema de gestão pode auxiliar nessas operações? Como prestar um serviço mais eficiente e tornar a cidade mais bonita e segura? 

A Exati tem a solução. Veja a seguir.

Cadastro eficiente de ocorrências

O sistema da Exati voltado para a manutenção das vias urbanas, especialmente às operações tapa buraco, pode facilitar o trabalho das equipes externas em diferentes aspectos.

Uma das funcionalidades mais importantes do software é a possibilidade de realizar o cadastro de regiões com maior número de ocorrências por meio da geolocalização e fotografias. 

As equipes externas circulam por rotas previamente definidas pelo sistema, identificando problemas de pequeno à grande escala. Essas ocorrências também podem ser identificadas com a participação da população, por meio dos canais de atendimento das prefeituras (156), aplicativo e call center.

Ordens de serviço detalhadas

A partir das informações cadastradas em tempo real, ordens de serviço digitais completas e detalhadas podem ser criadas. As ordens de serviço integram o plano de ação, essencial para resolução dos problemas identificados.

Elas têm uma função muito importante nesse processo: Informar às equipes que tipo de situações irão encontrar, os materiais necessários e as metas diárias.

Com esse documento é possível monitorar o trabalho das equipes externas em tempo real verificando, por exemplo, se o os trabalhadores estão cumprindo normas de segurança ao preencher a Análise Preliminar de Risco (APR).

Controle de estoque e produtividade

Outra vantagem da utilização do sistema da Exati é a possibilidade de realizar manutenção preventiva a partir das operações de rondas.

É desse modo que problemas maiores são evitados e, consequentemente, o desperdício de recursos minimizado.

O desperdício de material é um dos problemas recorrentes durante as operações tapa buraco. Por essa razão, o sistema permite o monitoramento da temperatura e quantidade da massa asfáltica disponível para uso.

Além de permitir o melhor aproveitamento dos materiais brutos, o software evita deslocamentos desnecessários que podem vir a atrapalhar a mobilidade urbana.

O que podemos fazer por você?

Quanto de massa foi utilizada? Qual a temperatura em que ela se encontra? Quantos buracos foram tapados e quantas ocorrências ainda podem ser atendidas?

Utilizando o sistema de gerenciamento da Exati é possível responder essas questões de forma rápida e precisa, aumentando a produtividade e evitando desperdícios.

Acesse nosso site ou fale com um de nossos especialistas para saber como a Exati pode atender suas necessidade da melhor forma possível.