Entre os principais desafios enfrentados por uma empresa de serviços de iluminação pública está o controle de estoque eficiente. Problemas nessa área podem causar falta de materiais para o time de campo, comprometendo as entregas, prazos e lucratividade do negócio.
A melhor solução para lidar com esse desafio é a adoção de um Software de Gestão para Iluminação Pública. Essa ferramenta contribui diretamente para uma gestão eficiente e mais econômica, facilitando a operação da empresa.
Ao longo deste post, você vai entender melhor o que é e como funciona esse sistema e como ele pode impactar no controle de estoque de uma empresa. Continue a leitura para conferir.
O que é um Software para Gestão de Iluminação Pública?
Um Sistema de Gestão para Iluminação Pública é uma ferramenta que otimiza a Gestão de Iluminação Pública por meio de uma série de funcionalidades e serviços. Seu uso pode ser feito tanto por órgãos públicos (como prefeituras) quanto por empresas que prestam esse serviço de forma terceirizada.
Normalmente, o sistema possibilita a gestão feita em tempo real dos serviços prestados, como atendimento de chamados e manutenções no Parque de Iluminação Pública. Além disso, ele apresenta uma visão completa da operação, indicando dados como:
- número de pontos de iluminação;
- locais atendidos;
- equipes em trabalho;
- evolução de chamados;
- pessoas beneficiadas;
- materiais em estoque;
- previsão de gastos de materiais;
- custos e gastos da operação;
- percentual de pontos defeituosos;
- prazos de atendimento;
- ocorrências por regiões e bairros.
O ideal é que esse sistema permita a personalização de relatórios que ajudem na compreensão dos dados e no uso dessas informações para a otimização da gestão.
Quais são os benefícios dessa ferramenta?
Um sistema eficiente garante ao contratante diversos benefícios, como redução de furtos de materiais, otimização da operação, aumento da produtividade das equipes de campo, satisfação dos moradores e controle de estoque mais preciso.
O ganho financeiro também é nítido, uma vez que o uso de uma ferramenta de Gestão de Iluminação Pública possibilita uma redução de até 59,79% dos gastos com materiais nas empresas. O resultado é muito maior considerando todos os benefícios do sistema.
Além disso, em uma sociedade cada vez mais conectada e tecnológica, o uso do sistema é uma garantia de acompanhamento dessas tendências. A realidade das cidades inteligentes evidencia para as empresas dessa área a necessidade de avanços tecnológicos, sendo o Sistema de Gestão para Iluminação Pública a melhor opção para isso.
Como o software pode ajudar no controle de estoque?
Falando especificamente da gestão de estoque, um Sistema de Gestão de Iluminação Pública garante um processo mais eficiente e menos custoso para as empresas. Entenda, a seguir, como isso acontece.
Precisão de movimentações
Ao adotar o software de gestão da operação, as movimentações em termos de uso de materiais são feitas de forma automatizada, ou seja, não há chances de perder informações com o controle manual feito pelos funcionários em campo.
O sistema permite acompanhar a utilização dos materiais por chamados realizados, visualizando os gastos da equipe em cada um deles. Dessa forma, o controle de estoque passa a ser mais inteligente e efetivo.
Compras inteligentes
Com a automatização do controle de movimentações do estoque, o processo de compras também passa a ser inteligente. Agora, sabe-se exatamente quais materiais precisam ser abastecidos para manter a operação funcionando sem problemas.
Em alguns sistemas, as aquisições podem ser feitas de forma automatizada, por meio do cadastro dos fornecedores no software. Ao realizar a operação, é possível acompanhar suas entregas e atualizar o novo estoque em alguns cliques, garantindo a precisão de suas informações.
Redução de custos
O controle minucioso oferecido pelo Software de Gestão de Iluminação Pública, bem como o acesso a relatórios completos que facilitam a previsão de gastos com materiais, permitem que fraudes sejam evitadas e os custos reduzidos.
Alguns materiais e equipamentos utilizados na manutenção de um sistema de iluminação têm grande valor e, por isso, são alvos de furtos pelos profissionais. Com um sistema fazendo o controle preciso de seu uso, a prática é evitada.
Outro gasto evitado é o gerado pela falta de materiais para o time de campo. Nessas ocasiões, esses colaboradores são forçados a ficar parados, representando apenas custo para a empresa. Além disso, prazos podem ser perdidos, o que pode resultar em multas financeiras.
Aumento da produtividade
Um bom sistema oferece não apenas funcionalidades para a gestão, mas também para a execução das atividades em campo, integrando as informações. Dessa forma, ao utilizar algum material, o profissional atualiza diretamente no software, por meio de um dispositivo móvel.
Essa prática facilita seu trabalho e melhora o controle do gasto de materiais em campo. Além disso, de forma geral, a produtividade de todos aumenta, uma vez que o processo de registro de dados é facilitado, sem a necessidade de lidar com diversos formulários e papéis no trabalho.
Organização na gestão
Os processos dentro da gestão ficam mais organizados com um software. Não é necessário organizar diversos papéis ou pastas no computador, tudo fica dentro do sistema e pode ser acessado com alguns cliques. Além disso, as atualizações são feitas de forma automatizada, evitando retrabalho.
Essa praticidade é extremamente importante em um momento de aumento da demanda, facilitando a execução de todas as modificações necessárias para lidar com a situação, com a maior velocidade possível.
Como escolher um Software de Gestão de Iluminação Pública?
Primeiramente, o software deve atender a todos os âmbitos da operação da organização, incluindo o registro de chamados de vários canais, do site até o smartphone do usuário. As funcionalidades apresentadas por ele devem representar benefícios reais e não deixar necessidades abertas.
Outro ponto importante a ser avaliado é a forma como o sistema funciona em termos de despacho de ordens de serviço, atendimento em campo e gestão de informações — como o próprio controle de estoque. É necessário que os relatórios sejam amplos e de qualidade, oferecendo facilidade para o uso desses dados pelos gestores e tomadores de decisão.
Além disso, do ponto de vista técnico, é indicado avaliar o nível de desenvolvimento do sistema, se ele usa tecnologias modernas e relevantes, garantindo que o software é de qualidade. A necessidade de instalação em dispositivos também deve ser questionada, bem como seu uso de forma online e remota pelos profissionais em campo.
Por fim, não se esqueça de avaliar a usabilidade, a diversidade de recursos e a qualidade da interface contratada. Quanto mais bem desenhadas as telas do sistema, mais simples o processo de aprendizado e transição dos profissionais de campo para essa nova prática. Isso otimiza o trabalho de toda a organização.
Se as informações deste post foram úteis, siga nossos perfis nas redes sociais. Estamos no Facebook e no Linkedin.
Exati
Related posts
Deixe um comentário Cancelar resposta
Blog da Exati
POSTS POPULARES
- Problemas urbanos: quais são os mais comuns do século XXI? 49.7k visualizações
- Limpeza Urbana: o que é, como funciona e qual a importância? 37.9k visualizações
- Concessões e parcerias público-privada: conceito e como funciona 35.3k visualizações
Stay connected