Se você acompanha nosso blog sabe da importância de contar com um sistema de gestão eficiente e que realmente facilite o cotidiano de gestores e demais equipes envolvidas em quaisquer processos.

Isso se torna ainda mais essencial no contexto das parcerias público privadas, afinal, esse é um modelo de negócio muito relevante para o desenvolvimento das cidades e, por isso, precisa ser muito bem monitorado.

Por isso, continue a leitura e saiba por quais razões a Plataforma Exati é a melhor escolha para você que procura um sistema de gestão de fácil operação e preparado para auditorias de PPPs.

As PPPs no Brasil

Há quem diga que esse mercado está em alta. Há também quem diga que já não tem mais tanto impacto quanto antes.

Entretanto, pode-se dizer que alguns setores continuam sim sendo beneficiados por esse modelo, levando melhorias para diversas regiões do Brasil.

Um dos mais vistos é o de iluminação pública, que pode abrir portas para a inclusão de novas tecnologias ao longo do tempo.

Quer saber mais sobre o potencial do setor? Confira esse material que produzimos sobre as perspectivas para o futuro.

Diante da crescente adoção do modelo pelos municípios, a Radar PPP, maior consultoria de PPPs e concessões do Brasil, desenvolveu um programa especial para auxiliar no processo. É o chamado Selo de Compromisso Municipal com Concessões e PPPs.

O programa surgiu a partir da análise da consultoria com base nos projetos de PPPs de 2017 a 2020, a qual identificou que apenas 20% dos projetos municipais chegaram à fase inicial do contrato.

De acordo com Bruno Pereira, sócio da Radar PPP, “os Municípios que cumprirem os requisitos do programa receberão o título de Município Prioritário ou Município Emergente para PPPs e concessões”, o que pode dar mais visibilidade e garantias para investidores.

Clique aqui e saiba mais sobre os requisitos para obter o selo.

Escolhendo o sistema de gestão

Como você viu, a procura por parcerias público-privadas é uma tendência no mercado brasileiro. Entretanto, é preciso que esse processo seja elaborado da forma mais ordenada possível para se evitar erros graves como os identificados pela radar PPP.

De todo modo, quando o processo caminha de forma adequada, outra questão precisa ser analisada: Afinal, quais são os pontos de atenção em uma PPP?

Sem dúvidas, a escolha do sistema de gestão a ser adotado é um dos mais importantes. Isso pode ser justificado pelo maior grau de exigência do modelo nos últimos anos. 

Tais exigências estão relacionadas, sobretudo:

– Prestação de um serviço com níveis de desempenho elevados;
– Implementação de um processo organizado de modernização;
– Acompanhamento dos indicadores contratuais;
– Organização das auditorias internas e avaliações amostrais;
– e Redução de custos operacionais

Aproveite para conferir nosso conteúdo especial sobre gestão eficiente de PPPs, com participação do CEO da BHIP, Marcelo Menegatto. Clique aqui e acesse.

A Plataforma

Com mais de 10 anos de mercado a Exati se configura como líder absoluta entre as soluções para gerenciamento de iluminação pública no país. Hoje, já são mais de 4 milhões de pontos de iluminação gerenciados em mais de 300 cidades.

Além da confiabilidade do sistema de gestão, atestada e homologada por gestores públicos e privados, nossa tecnologia atende aos principais editais em vigência.

O nosso sistema entrega, também, uma série de dados e informações de modo prático, permitindo que você visualize-os em formato de gráficos e indicadores de desempenho customizados para cada contrato.

Assim fica muito mais fácil acompanhar e comprovar o progresso do seu trabalho, além de identificar pontos de melhoria e corrigir processos caso seja necessário.

Outro ponto de destaque é a preparação para o processo de auditoria, seguindo todos os protocolos estipulados pela NBR 5101. Ou seja, com poucos cliques você pode acessar os relatórios gerenciais que desejar e apresentá-los quando solicitado.

E por falar em relatórios, você pode visualizar todas as informações relevantes para sua gestão ou personalizá-los conforme necessidade.

Há ainda possibilidade de integração com outros softwares, a fim de facilitar a gestão de dados; Módulo de avaliação rápida de LUX; Roteirização de todas as equipes de forma otimizada; Auxílio nas avaliações luminotécnicas e em rondas.

Fale com nossos especialistas

Não se trata apenas de um sistema de gestão. É uma plataforma completa para gestão de cidades, sendo aplicada também a diferentes verticais como, por exemplo, limpeza e zeladoria urbana, manutenção de vias e arborização.

Nossos especialistas estão prontos para lhe atender. Agende o melhor horário, tire suas dúvidas e inicie agora mesmo o processo de modernização da sua cidade com a Exati!