Tema atual, a eficiência energética e sustentabilidade são conceitos intimamente relacionados. 

Vivenciamos uma realidade em que tudo que é desenvolvido deve ser pensado para consumir a menor quantidade de energia possível.

Isso porque nossos recursos são limitados e, também, o seu custo é elevado. Por essa razão que a eficiência energética é tão discutida.

Mas afinal, o que é eficiência energética? Entenda agora.

Eficiência energética e sustentabilidade: entenda os conceitos

Os conceitos de eficiência energética e sustentabilidade passam pela compreensão das diferentes formas de energia existentes. 

Para a realização de qualquer trabalho por qualquer tipo de aparelho, desde os mais simples como lâmpadas, até os mais complexos como automóveis, é necessário que haja transformação de energia.

Por exemplo, a lâmpada de LED transforma a eletricidade em luz.

Também chamada de utilização racional de energia, a eficiência energética é um modo de utilizar esse recurso disponível para obter um determinado resultado, da forma mais rápida e econômica possível. 

Essa eficiência consiste da relação entre a quantidade de energia empregada em uma atividade e a que de fato é disponibilizada para a sua realização.

O que eficiência energética e sustentabilidade tem a ver com as cidades?

Tudo! A medida em que o tempo passa e uma cidade cresce e se moderniza, maiores são os esforços para que todas as demandas de energia sejam supridas.

É um questão de pensar no futuro aproveitando os recursos disponíveis.

A sustentabilidade possui papel muito importante não só como fator principal na geração de energia limpa como também em questões sociais, econômicas e ambientais. 

Além de contribuírem para a diminuição dos impactos ao meio ambiente, as fontes renováveis auxiliam, por exemplo, na disponibilização de energia em regiões afastadas e economia das contas de luz em até 95%.

Para grandes centros urbanos, pensar em eficiência energética e sustentabilidade pode ser a chave para manter a matriz energética estabilizada sem comprometer o restante da cidade.

Que tipo de energia utilizar nos dias atuais?

Agora que você já entendeu como a energia limpa pode contribuir para a eficiência energética e sustentabilidade de uma cidade, pode estar se perguntando: “Qual devo utilizar?”.

A resposta é: depende. Cada tipo de fonte alternativa de energia é indicada para lugares com características específicas. Regiões litorâneas do nordeste brasileiro, por exemplo, fazem uso da energia eólica em virtude dos ventos na região.

No entanto, uma das mais acessíveis, por assim dizer, é a energia solar. Afinal, o sol está disponível quase a todo momento durante o dia. Entre os benefícios de sua utilização podem ser destacados:

–Zero ou quase nula emissão de gases ou resíduos que fazem mal para a nossa saúde.

– Grande potencial de energia. A energia solar no Brasil, se fosse aproveitada, seria suficiente para gerar mais de 10 vezes a energia que todos nós consumimos.

Quais são as organizações eficientes e sustentáveis?

O tema eficiência energética e sustentabilidade tem se mostrado uma tendência entre as empresas de grande destaque mundial. A justificativa? A preparação para um futuro que está cada vez mais próximo.

Vejas as modernas iniciativas de duas gigantes: uma do mercado automobilístico e outra do mundo do entretenimento.

General Motors

O mercado automotivo está cada vez mais atento às demandas mundiais para redução dos impactos do aquecimento global. Os veículos elétricos, por exemplo, já são uma realidade.

Mas as iniciativas não se restringem apenas aos produtos. A GM América do Sul reduziu em média 56% o consumo de energia por veículo produzido em todas as suas operações entre 2003 e 2019. 

A companhia tem, ainda, o compromisso de usar fontes de energia renováveis em 100% do consumo elétrico de suas operações globais até 2040. 

A fábrica da GM de Joinville tem um sistema fotovoltaico de geração de energia solar e recebeu na sua inauguração a certificação Leadership in Energy and Environmental Design (LEED).

Disneyland Paris

A Disneyland Paris está construindo uma das maiores usinas solares da Europa! A estrutura promete reduzir as emissões de gases de efeito estufa em mais de 750 toneladas de CO2 por ano. 

Na prática, como resultado se obterá energia limpa e renovável suficiente para abastecer 17% do resort – número equivalente ao consumo anual de energia de uma cidade de pequeno porte! 

A planta abrangerá 17 hectares (42 acres) de cobertura solar, usando 67.500 painéis solares para uma produção de 31 gigawatts-hora por ano.

Eficiência energética e sustentabilidade: Opinião de quem trabalha no mercado 

De acordo com Daniel Zolezi, que trabalha a mais de 15 anos na área de gestão de manutenção e utilidades, apesar de possuir grande variedade de recursos, o Brasil tem a sexta energia mais cara do mundo.

Dados apontam ainda que por dia se desperdiça R$ 71 milhões com energia no país. 

Alguns pontos de atenção destacados fazem referência aos equipamentos até então utilizados, independentemente do setor. 

O uso de equipamentos antigos e fora dos aspectos abrangidos pela Lei de Eficiência, instaurada em 2001, são grandes inimigos da eficiência energética e da sustentabilidade.

Como qualquer outra tecnologia, tudo que é mais novo possui vantagem. Veja o caso das lâmpadas de LED e as de vapor metálico. Os resultados de cada uma são completamente diferentes.

Além disso, Zolezi  também comenta sobre termos referentes à contabilidade energética e mapa de energia, instrumentos essenciais para uma tarefa fundamental: identificar qual e quanto determinado equipamento está consumindo de energia e, então, resolver o problema.

Sobre a Exati

Nossa tecnologia aplicada à iluminação pública possibilita que sua cidade aproveite ao máximo toda a energia gerada por qualquer fonte alternativa.

Com a modernização do parque de iluminação local e a substituição das lâmpadas convencionais por LED, por exemplo, alcançar a eficiência e gerar resultados positivos é muito mais fácil.

A iluminação de LED pode gerar uma redução entre 75% e 95% na conta de energia, bem como diminuir os custos de manutenção, já que possuem vida útil de até 10 anos.

Além disso, com nosso sistema você acesso à todas as informações e dados específicos sobre desempenho de luminárias, identificação de falhas à distância, entre outras funcionalidades. 

Tudo isso pode ser facilmente identificado via relatórios de acompanhamento, gerados em qualquer momento no software.

Saiba mais acessando: Sistema de iluminação eficiente para cidades mais inteligentes

Se preferir, fale agora mesmo com nossos especialistas e saiba como podemos te ajudar.