Mais do que nunca, as técnicas e métodos envolvidos nos processos de análise da água,  para diferentes finalidades, estão em pauta em todo o mundo. Toda essa evidência tem uma explicação: as mudanças climáticas.

O aumento da temperatura do planeta vem alterando os padrões do ciclo da água,  dificultando e até mesmo restringindo o acesso à água potável em algumas localidades. Os impactos afetam as bacias hidrográficas de maneiras distintas, conforme cada região do mundo.

Dessa forma, fica claro a necessidade de novas políticas para tornar mais eficiente a gestão hídrica. Isso porque, além do controle e monitoramento da qualidade da água, acompanhar as avaliações e indicadores apresentados em relatórios, são fatores determinantes para aplicar soluções imediatas.

Dados alarmantes que preocupam o nosso futuro

Embora o Brasil tenha 12% da reserva mundial de água doce, a distribuição é desigual, o desperdício e a escassez são recorrentes e a contaminação das águas superficiais e subterrâneas são um alerta para mudanças imediatas.

Em todo o mundo, cerca de 2 milhões de pessoas morrem todos os anos, devido à água contaminada associada à falta de saneamento básico, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Já no Brasil, quase 35 milhões de pessoas vivem sem acesso à água potável. Por esse motivo, o custo gerado para o tratamento de doenças transmitidas por água contaminada é equivalente a US$ 2,7 bilhões por ano, segundo os dados do Ministério da Saúde.

Os dados alarmantes não param por aqui. Através do Mapa da Água, a Repórter Brasil divulgou que entre 2018 e 2020, mais de 763 cidades brasileiras estavam utilizando água contaminada com substâncias químicas e radioativas. 

E por falar em composições químicas, a poluição do ar tem sido um dos causadores da qualidade da água – provocando a formação de chuvas ácidas. Ou seja, são partículas de água com alta concentração de ácidos que alteram consideravelmente o nível de pH da água.

Comum em regiões que apresentam maior grau de industrialização, os efeitos das chuvas ácidas podem ser irreversíveis, provocando a contaminação de cursos d’água, alteração do solo e perda da diversidade. De acordo com o The Global Ecology Handbook, as chuvas ácidas causaram danos de aproximadamente 67% das florestas do Reino Unido

Em outras palavras, a qualidade da água está associada diretamente à segurança da saúde pública. Contudo, é importante ressaltar: o processo compreende vários parâmetros, em virtude das exigências e requisitos de composição hídrica.

Para saber mais sobre o processo da análise da água, acompanhe a leitura a seguir!

Processo de análise da água

A Agência Nacional das Águas (ANA), define a análise e monitoramento da qualidade da água como um conjunto de práticas para acompanhar as alterações nas características físicas, químicas e biológicas, ocorridas pelas atividades humanas e fenômenos naturais. Confira abaixo detalhes de cada uma delas:

Parâmetros físicos: Indicam propriedades detectadas pelos sentidos. Ou seja, é avaliado fatores como temperatura, cor, turbidez, odor, sabor e sólidos totais, dissolvidos e suspensos.

Parâmetros químicos: Determinam a quantidade de substâncias minerais e orgânicas que afetam diretamente a qualidade da água. 

Neste caso, a análise corresponde ao pH, dureza, alcalinidade, oxigênio dissolvido, metais e outros produtos químicos e tóxicos

Parâmetros microbiológicos: Identifica a presença de microrganismos patogênicos, bactérias, vírus e parasitas que podem indicar a contaminação fecal de humanos ou animais. Em muitos casos, é um indício de contaminação por esgoto.

Em suma, o processo de análise se baseia nos princípios da Lei das Águas e visa proteger a sociedade contra riscos ambientais e de saúde. 

Além disso, a análise da água permite que a gestão dos recursos hídricos seja mais eficiente e adequada aos padrões de qualidade. Bem como, desenvolvendo diretrizes e tecnologias para a distribuição, qualidade e quantidade de água tenham avanços em todo território nacional.

Monitoramento e análise da água com a Plataforma Exati

Com o novo Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) 2022-2040, as metas e ações ainda em fase de desenvolvimento, deixou em evidência que o uso de softwares de gestão serão essenciais para a modernização e monitoramento dos recursos hídricos

Por esse motivo, a tecnologia da Exati oferece um gerenciamento completo da análise da água para que gestores e demais profissionais consigam visualizar todas as informações necessárias durante as operações. Confira abaixo algumas funcionalidades:

Estudos hidrológicos

Testes hídricos são indispensáveis para acompanhar qualquer mudança na qualidade.

Por esse motivo, o sistema disponibiliza recursos de estudos hídricos e produz testes químicos e microbiológicos que emitem avaliações, informações e análises completas da região coletada.

Acompanhar os dados e indicadores referentes à qualidade da água e o lançamento irregular de efluentes, por exemplo, são funcionalidades que contribuem para operações mais eficientes e manutenções ininterruptas.

Fiscalização ambiental e controle de equipes 

Com a Plataforma Exati, é possível obter acesso de todas as informações relacionadas às atividades operacionais. O que garante um controle absoluto das equipes em campo.

Na prática, os gestores podem acompanhar o processo corretivo, infrações ambientais e emitir avisos sobre o local. Além de gerar relatórios, registrar fotos e definir prazos para cada operação.

Em outras palavras, os serviços realizados pelas equipes permitem que ações e decisões sejam estratégicas, sustentáveis para atendar às metas do Marco Legal de Saneamento.

Acompanhamento em tempo real

Outro ponto importante do sistema da Exati, é que os responsáveis pela gestão podem acompanhar em tempo real todo processo de análise da água e outros serviços relacionados à saneamento.  

Integrado ao serviço público dos municípios, o sistema recebe informações, denúncias e qualquer outra irregularidade encontrada na região monitorada. 

O processo é feito por meio do mapa hidrológico – recurso que engloba todos os dados do ponto onde as amostras de água foram coletadas. Sendo assim, a cada medição, as informações são atualizadas automaticamente no sistema e ficam disponíveis para consulta a todo momento. 

Além de promover soluções inteligentes para a área ambiental e sanitária, a tecnologia é pensada na qualidade e produtividade das atividades operacionais. Em números, o software da Exati pode proporcionar ganhos de até 50% em gestão de processos.

O que achou deste conteúdo?

Em suma, como você pode perceber, a Plataforma Exati te auxilia em todas as fases de gestão de ativos, garantindo que as operações estejam dentro dos padrões estabelecidos

Ficou interessado em saber mais como a nossa tecnologia pode transformar a gestão hídrica da sua cidade? Clique aqui e fale com um de nossos especialistas!