Fazer uso de um sistema de iluminação pode apresentar uma série de vantagens, seja para domicílios convencionais ou para grandes metrópoles.

No contexto das cidades, a adoção desse recurso tecnológico tornou-se muito popular graças às chamadas Parcerias Público-Privadas (PPPs). 

A participação da iniciativa privada no desenvolvimento de infraestrutura tem se mostrado um importante mecanismo para suprir as necessidades de diversos países desde os anos de 1990.

Se você já pensou em modernizar a sua cidade e quer entender melhor como a tecnologia da Exati pode te ajudar, continue a leitura.

Qual o primeiro passo para implementar um sistema de iluminação?

Uma das primeiras medidas a serem tomadas pelas gestões que desejam modernizar as suas cidades utilizando um sistema de iluminação inteligente é avaliar a atual situação e planejar uma estratégia.

A dica vem do Guia de Boas práticas em PPPs da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústria de Base (ABDIB). 

De acordo com o guia, os gestores devem conhecer exatamente quanto a cidade arrecada com a taxa COSIP (Contribuição para o Custeio dos Serviços de Iluminação Pública) e identificar todos os gastos associados à iluminação pública.

Com esses dados em mão, é muito mais fácil trabalhar e desenvolver um projeto robusto e verdadeiramente eficaz.

Você pode ler mais sobre o Guia acessando esse material em nosso blog: Conheça o Guia de Boas Práticas em PPPs da ABDIB

Hora de Transformar!

Após concluir todas as fases burocráticas relacionadas à definição de projeto e aos processos licitatórios, é hora de colocar em funcionamento o nosso sistema de iluminação inteligente.

Além de completo e dinâmico, o sistema é fácil de implementar. Dessa forma, o tempo médio para iniciar a transformação das cidades é reduzido. 

Veja algumas vantagens que o sistema de iluminação da Exati possui para auxiliar as gestões a atingirem esse grande objetivo.

Transparência em todos os processos

A lei da transparência pública surgiu para que todas as informações relacionadas à administração pública fossem disponibilizadas à comunidade como medida para combater o mau uso dos recursos públicos. 

Entretanto, a tarefa de reunir todos os dados para divulgação torna-se árdua sem a utilização de mecanismos de documentação eficazes. Não é o caso do software da Exati.

Nosso sistema inteligente cria automaticamente relatórios totalmente integrados, considerando desde a fase de planejamento de implantação da ferramenta até a fase final, o atendimento das ocorrências.

Ou seja, tem-se, em tempo real, a gestão completa de obras de ampliação e modernização, acompanhamento das equipes de ronda e seus boletins de serviço. 

Acompanhamento em tempo real

Sabemos que a vida está cada vez mais conectada à internet. É por meio de dispositivos conectados à rede que muitos processos são agilizados, inclusive no setor de Iluminação pública.

No nosso sistema, com ou sem cadastro, quando um chamado é aberto, é possível acompanhar as atividades que estão sendo realizadas pelas equipes externas, onde as demandas estão sendo cumpridas e os materiais utilizados.

O sistema também é capaz de calcular rotas otimizadas para facilitar o trabalho dos colaboradores e não permite que duas equipes se desloquem para atender o mesmo chamado. 

Modernização do parque de iluminação

Pensando na modernização, expansão e manutenção da infraestrutura do parque de iluminação que a Exati desenvolveu uma tecnologia para gestão eficiente da iluminação das cidades. 

Por meio dela é possível reduzir custos no processo operacional, desde a identificação do problema até o seu completo reparo, sem que haja redução de qualidade nos serviços prestados.

Em conjunto, utilizamos o que há de mais moderno em soluções para iluminação: o LED

Entre seus principais benefícios, o LED pode gerar uma economia de 50% de energia em comparação com as lâmpadas convencionais, além de maior durabilidade, reduzindo custos de manutenção em até 60%.

Telegestão e Dimerização da ILuminação Pública

Quando falamos sistema de iluminação inteligente nos referimos à ambientes que usam a tecnologia a favor dos cidadãos. O LED, mais uma vez, ganha destaque.

Mas você sabe qual é a relação entre LED e iluminação dimerizada?

As luminárias de LED podem ser integradas a circuitos dotados de microprocessadores programados para receber e transmitir dados ou comandos remotamente – viabilizando a dimerização e outras funcionalidades, como a telegestão. 

Dessa forma, é possível gerenciar o parque de iluminação pública com hora de ligar, desligar e controlando a intensidade luminosa das luminárias, gerando economia de energia para as cidades.

Vamos transformar a sua cidade também?

Agora que você já viu como a Exati pode ajudar a sua cidade a se tornar mais inteligente a partir do uso de um sistema de iluminação, que tal conversar com nossos especialistas?

Ou então visite nosso site e conheça todos os nossos produtos.