Preservar o meio ambiente – esse é um dos objetivos principais quando se fala em educação ambiental e sustentabilidade, um tema que hoje também está diretamente relacionado às questões de cidadania e responsabilidade socioambiental.

Provavelmente você já tenha ouvido falar que o futuro do planeta é uma questão de extrema urgência. E realmente é! Atualmente, estamos enfrentando  a chamada tripla crise planetária da mudança climática. Isso significa a perda da biodiversidade aliada ao aumento da poluição e descarte resíduos, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).

Devido a essa conjuntura, a entidade revela que a degradação ambiental já está afetando o bem-estar de 3,2 bilhões de pessoas, ou seja, 40% da população mundial. Além disso, o relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) aponta que a humanidade está consumindo cerca de 1,6 vezes a quantidade de tudo que a natureza pode fornecer de forma sustentável.

Para os especialistas, os esforços de conservação por si só estão sendo insuficientes para evitar o colapso do ecossistema. Por esse motivo, a ONU reforça o compromisso global de restaurar pelo menos um bilhão de hectares degradados de terra na próxima década.

Para a organização, os ecossistemas que requerem restauração urgente incluem: fazendas, florestas, pastagens e savanas, montanhas, turfeiras, áreas urbanas, água doce e oceanos. 

Apoiar e investir na restauração do planeta é um exemplo prático da importância da educação ambiental e sustentabilidade. Para saber mais sobre a temática, acompanhe a leitura!

Educação ambiental e sustentabilidade na prática

De acordo com o Painel Intergovernamental da Mudança Climática, esse fenômeno é resultado da interferência humana desde o século XX. Contudo, foi na Conferência Eco-92, com representantes de 178 países, que as mudanças do clima tornaram-se pauta global.

Em função disso, foi aprovada em 1999 a Lei 9.795 que institui a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). A lei trata da educação ambiental e sustentabilidade como um componente essencial e permanente para todos os níveis e modalidades do processo educativo.

Prova disso são as questões-chaves voltadas para o desenvolvimento sustentável no aprendizado. Em outras palavras, o objetivo é incentivar a adoção de práticas ecologicamente corretas e educar as pessoas acerca de assuntos ambientais. Porém, é preciso mais que isso. A conscientização é o caminho.

Entretanto, essa não é a realidade de todos. Um estudo realizado pela UNESCO em 50 países revela que mais da metade dos planos e currículos de educação não abordam as mudanças climáticas, e apenas 19% deles tratam sobre biodiversidade.

Para mudar esse cenário, a organização constitui políticas para transformar a educação ambiental e sustentabilidade em um item básico presente para todos até 2025. Entre as soluções apresentadas estão: abranger o ensino, treinamento profissional, engajamento cívico e capacitação

De fato, a educação é a ferramenta mais poderosa para transformar a relação da sociedade com a natureza. Por esse motivo, investe-se em Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) para não ser um privilégio de poucos, mas sim, um direito de todos. Um exemplo clássico da importância dos projetos de educação ambiental e sustentabilidade é a Agenda de Desenvolvimento Sustentável 2030.

Além disso, com o guia de boas práticas sustentáveis, todos nós podemos contribuir para um futuro melhor. Acesse o conteúdo especial e fique por dentro!

Conheça os pilares da sustentabilidade

Sem dúvidas, o desenvolvimento sustentável é a principal medida para garantir avanços no equilíbrio do planeta. Para a World Wide Fund for Nature (WWF) a sustentabilidade é capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer as gerações futuras

Ou seja, compreende que a natureza possui recursos finitos e por isso, merece todo cuidado necessário. Por esse motivo, a sustentabilidade está diretamente relacionada a três pilares: social, ambiental e econômico. Confira a seguir detalhes de cada uma delas:

  • Social

No sentido de promover maior equidade, o pilar social está voltado para o capital humano com ações que visam o bem-estar e vida digna para toda a sociedade.

Por exemplo: igualdade de direitos, oportunidades para todos, distribuição e acesso a recursos e serviços básicos essenciais.

  • Ambiental

O pilar ambiental é de fato um processo contínuo. Isso porque, diz respeito à preservação do meio ambiente e dos recursos naturais através de práticas sustentáveis.

Por exemplo: minimizar os impactos da degradação do ecossistema, como excesso de resíduos, poluição, desmatamento, consumo e superexploração.

  • Econômico

Se a sustentabilidade está atrelada ao equilíbrio, é crucial que o sistema econômico seja justo, sem lucrar a qualquer custo devastando o meio ambiente. Portanto, trata-se de uma sustentabilidade econômica que respeita às condições de competitividade e condutas ecológicas.

Por exemplo: empresas que prezam pela economia verde e indivíduos que praticam o consumo consciente.

O que você achou deste conteúdo?

A educação ambiental e sustentabilidade são instrumentos importantes para construir um futuro mais sustentável para as próximas gerações. 

É com essa mensagem que finalizamos esse conteúdo, para que todos os dias possamos contribuir para um mundo melhor, tornando-se agentes transformadores e contribuindo na preservação do meio ambiente.

Continue bem informado. Clique aqui e saiba mais sobre os impactos da urbanização com o meio ambiente. Boa leitura!