O Mapa GovTech é o maior estudo já realizado no Brasil com o intuito de identificar as empresas que solucionam problemas públicos usando tecnologia e inovação.

O relatório reúne dados das startups, pequenas e médias empresas que fazem parte do mercado GovTech, um dos principais responsáveis por desmistificar a ideia de que somente o setor privado consegue inovar e solucionar problemas complexos da sociedade.

Ao todo, o relatório mapeou 475 GovTechs, com destaque para 30 empresas que se sobressaem em volume de vendas, volume de investimentos e financiamentos captados e reconhecimento dentro desse ecossistema. Entre elas está a Exati, que oferece soluções para a infraestrutura de mais de 600 cidades na América Latina.

Continue a leitura e entenda melhor a iniciativa que une tecnologia e poder público para gerar impactos positivos na sociedade.

O que são GovTechs?

Você já ouviu falar em FinTechs, EdTechs ou HealthTechs? O que empresas como essas têm em comum é o fato de usarem a inovação e a tecnologia para solucionar problemas nas áreas de finanças, educação e saúde, respectivamente.

Quando falamos em GovTechs, a premissa é a mesma, mas com a diferença de que esse setor representa a aplicação de soluções tecnológicas inovadoras aos serviços públicos, com foco em beneficiar as políticas públicas e a vida dos cidadãos.

O cliente final é o governo, e o objetivo é solucionar problemas complexos e gerar impacto positivo na sociedade. 

As empresas que fazem parte do ecossistema GovTech atuam nas mais diversas áreas, como mobilidade urbana, iluminação pública, atendimento ao cidadão, educação, entre outras. 

Para ser considerada uma GovTech, é preciso que a empresa cumpra alguns critérios, tais como:

1) Uso de ferramentas digitais, incluindo tecnologias e soluções inovadoras

2) Aplicação de novas tecnologias com foco na análise e geração de dados

3) Ser composta por profissionais que já transitaram entre as esferas pública e privada e têm alto interesse em melhorar a oferta de serviços públicos

A atuação dessas empresas é especialmente relevante quando levamos em conta que o setor público impacta diretamente na vida das pessoas, ao mesmo tempo em que enfrenta desafios complexos, normas rígidas e processos burocráticos.

Além de melhorar a vida da população, as GovTechs impulsionam a inovação e geram economia de recursos para o poder público. Com isso, contribuem para deixar no passado a ideia de que somente o setor privado é capaz de oferecer serviços de qualidade ao cidadão.

Conforme aponta o Mapa GovTech, que aprofundaremos no próximo tópico, o setor de GovTechs vem se tornando um dos mercados digitais mais importantes da economia mundial. A previsão é de que ele cresça 15% ao ano nos próximos anos e alcance um valuation de 1 trilhão de dólares até 2025.

O que é o Mapa GovTech

O Mapa GovTech foi desenvolvido para entender melhor o atual cenário do mercado GovTech, identificar as empresas que desenvolvem soluções para problemas públicos a partir de tecnologia e inovação, ressaltar as principais iniciativas de inovação da esfera pública e levantar as perspectivas de investimento no setor.

Feito pelo BrazilLAB em parceria com a Oracle, o relatório é fruto de um extenso trabalho de pesquisa e se tornou o maior estudo desse tipo já realizado no país.

Um dos principais focos do levantamento, que consistia em identificar as principais empresas que resolvem problemas complexos da sociedade, apontou que existem atualmente 475 startups e pequenas e médias empresas (PMEs) com perfil GovTech no Brasil, de acordo com os seguintes critérios:

  • Adotar o modelo de negócio B2G de forma primária ou secundária
  • Já ter implantado ou testado soluções junto ao poder público
  • Ter interesse em colaborar com a esfera pública através da participação em programas de aceleração do segmento GovTech ou de inovação no setor público

Os resultados apontados pelo Mapa GovTech indicam que esse mercado está consolidado no Brasil, mas ainda possui um enorme potencial a ser explorado, uma vez que o país tem se destacado nos últimos anos na oferta de serviços públicos digitais.

Vale ressaltar, por exemplo, que o Brasil apresentou um desempenho acima da média entre os países que compõem a OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico) de acordo com o Índice de Governo Digital 2023. 

O Brasil também passou a ser considerado a economia mais inovadora da América Latina e Caribe, além de ter avançado seis posições no Índice Global de Inovação 2023, segundo a Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI).

Exati no Mapa GovTech

Além de identificar as mais de 400 startups e PMEs que solucionam desafios públicos com tecnologia e inovação no Brasil, o Mapa GovTech organizou uma lista com 30 empresas que se destacam nesse setor.

Entre as organizações de destaque está a Exati, que possui soluções voltadas para a infraestrutura de cidades.

Através de um software para gestão de infraestrutura urbana, a Exati torna mais eficiente o gerenciamento de contratos públicos, além de agilizar o atendimento à população. 

Presente em mais de 600 cidades do Brasil, Chile e México, incluindo 10 capitais, o sistema é ideal para municípios e empresas com contratos públicos em áreas como iluminação pública, arborização urbana, saneamento, pavimentação, gestão de resíduos e zeladoria urbana.

Apoiado em tecnologias como Inteligência Artificial, automação de tarefas e aplicativo mobile para a gestão de equipes de campo, o software da Exati fornece soluções como roteirização automática, ordem de serviço digital, cadastro georreferenciado, controle de indicadores, criação de relatórios automatizados (dos mais simples aos mais completos), controle de inventário e estoque e gerenciamento de obras, ativos urbanos e vistorias, trazendo benefícios como:

  • Redução dos custos operacionais relacionados à gestão urbana
  • Melhora dos serviços prestados à população
  • Aumento da transparência de contratos públicos
  • Diminuição no tempo necessário para a resolução de problemas reportados pelos cidadãos
  • Redução de improdutividade e de desvios relacionados ao roubo de materiais
  • Garantia de um modelo de gestão menos burocrático e mais acessível

Com a ajuda do sistema é possível abandonar de vez ferramentas obsoletas, como o uso de papéis e planilhas manuais, otimizando o trabalho de gestores e equipes de campo. 

A gestão urbana na era digital está a um passo de ser revolucionada: agende uma demonstração e entenda como a tecnologia e a inovação da Exati podem beneficiar a sua gestão.