O que um sistema de gestão pública tem a ver com o desenvolvimento de cidades e eficiência na prestação de serviços? Simplesmente tudo!

Devido à transformação digital estamos vivendo em um mundo cada vez mais conectado. Sem dúvidas, esse cenário exige praticidade e controle absoluto em todo processo de gerenciamento urbano

Isso porque, o grau de inovação e tecnologia de um município é um dos elementos que constituem as cidades inteligentes. De acordo com o Ranking Connected Smart Cities, é possível mensurar o nível de desenvolvimento dos municípios brasileiros por meio de tecnologias de infraestrutura urbana, como iluminação pública e semáforos inteligentes.

Por esse motivo, todos os caminhos levam a um modelo de gestão mais tecnológico, moderno e desburocratizado para as instituições públicas e privadas.

Acompanhe a leitura para saber mais sobre os avanços no setor e como a tecnologia pode favorecer gestores e demais agentes e, claro, as instituições públicas. 

O que é gestão pública?

O termo gestão pública engloba a administração de instituições, setores, serviços, ações e projetos do poder público e da iniciativa privada. 

Em outras palavras, são os chamados gestores públicos os grandes responsáveis por garantir a excelência e qualidade de todos os serviços voltados para o interesse coletivo e manutenção dos direitos dos cidadãos.

E se o foco está na população, consequentemente, cidades são impactadas. Seja por meio de transformações, inovações ou políticas públicas, a gestão pública molda os serviços, estabelecendo uma relação direta entre sociedade e governo

Por esse motivo espera-se da gestão pública eficiência máxima em todas as fases do processo, do planejamento à prestação de serviços públicos.

Qual a função da gestão pública?

Como você pôde perceber, o nível de qualidade de um serviço público está diretamente relacionado ao modelo adotado pela gestão pública.

Ainda que as demandas e necessidades sejam baseadas na realidade de cada município, é importante ressaltar que a função do gestor é garantir o bom funcionamento dos setores públicos com transparência, ética e comprometimento.

Separamos as principais atribuições da gestão pública nas esferas municipais, estaduais e federais. Confira a seguir:

  • Planejamento, execução e gerenciamento de políticas públicas;
  • Aplicação e fiscalização de serviços, projetos e leis;
  • Administração e controle orçamentário;
  • Acompanhamento de licitações;
  • Implementação de estratégias em prol do desenvolvimento urbano;
  • Gerenciamento de setores e instituições que atuam diretamente com órgãos públicos.

De forma sintetizada, a soma de investimentos, inovações tecnológicas e governança participativa viabilizam um gerenciamento moderno com responsabilidade e assertividade às necessidades dos municípios

O que é um sistema de gestão pública?

Se a tecnologia está presente na maioria das nossas atividades diárias, por que na gestão pública o cenário seria diferente? A adoção de tecnologias nos serviços públicos não é apenas uma tendência, mas sim uma necessidade para transformar todos os âmbitos municipais

Entre todos os benefícios, é possível afirmar que há mais transparência, redução de custos e, consequentemente, alocação de recursos para outras demandas da cidade, como saúde, educação, lazer e cultura. É um investimento que traz resultados!

De acordo com o estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a transformação digital gerou para empresas e cidadãos uma redução média de 74% no custo de apenas uma solicitação de serviço público.

É uma redução expressiva. Portanto, mais do que nunca, fazer uso de aparatos tecnológicos como a digitalização e automação/automatização se provou eficiente no processo de gestão operacional.

A implementação de um sistema de gestão pública representa a otimização de processos, baixo índice de falhas e atrasos, além de fluxo de trabalho acelerado e mais eficiente. Tudo isso, para elevar a produtividade e desempenho das equipes, oferecendo o melhor serviço para a população.

Assim, um sistema de gestão pública conecta, desburocratiza e integra tecnologias de alto impacto que impulsionam soluções inovadoras e o desenvolvimento de cidades inteligentes.

Como deve ser um sistema informatizado de gestão pública?

Quando o assunto é sistema de gestão pública, é importante levar em consideração três fatores: desenvolvimento do setor público, eficiência na rotina dos prestadores de serviço e melhor comunicação com a sociedade

De acordo com a pesquisa realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, houve um aumento significativo de usuários procurando informações sobre serviços públicos e emitindo solicitações de forma online, durante a pandemia.

Entre os destaques estão os serviços urbanos como a iluminação pública e zeladoria urbana, atingindo 26% das solicitações digitais. No período anterior à crise sanitária, o número chegava apenas a 17%.

Por esse motivo, a digitalização é um hoje um dos maiores exemplos de praticidade e economia para população, gestores e profissionais em campo. Dessa forma, torna-se essencial para os responsáveis planejarem e executarem projetos inovadores em todo processo.

Tendo isso em vista, confira a seguir como é um sistema de gestão pública para as principais vertentes de um município. 

Sistema de gestão de iluminação pública inteligente

Cidades em todo país estão investindo na modernização do parque de iluminação pública, apostando em tecnologias inteligentes para uma gestão completa.

A iluminação pública inteligente é a porta de entrada para as smart cities quando gerenciada por um software especializado. Com a tecnologia, é possível mapear, identificar e monitorar todos os pontos de iluminação com informações centralizadas e em tempo real.

Além disso, um sistema de gestão pública para as obras de modernização tornam uma gestão muito mais eficiente. Dessa forma, otimiza-se processos, operações e equipes, garantindo que os serviços sejam executados com maior qualidade, sem atrasos e de forma menos custosa.

Gestão e preservação da arborização urbana

As áreas verdes são uma das principais riquezas ambientais presentes nos centros urbanos e, por isso, é fundamental que exista um Plano de Arborização Urbana

O documento trata da regulamentação de espécies e estabelece normas com base nas características do bioma local, além de instruir sobre a manutenção e monitoramento das árvores e demais áreas verdes. Porém, só o plano não é o suficiente para atender as particularidades da vegetação urbana.

Por esse motivo, o uso de um sistema na gestão pública voltado à arborização urbana faz toda a diferença. Além do monitoramento de campo, as equipes ainda podem ser informadas quando há necessidade de realizar manutenções e correções preditivas, por exemplo.

Em outras palavras, a tecnologia proporciona mais eficiência no serviço, reduzindo as etapas burocráticas, e ainda evita que acidentes aconteçam e causem transtornos, garantindo a preservação das áreas verdes

Otimização de serviços de manutenção viária

O processo moderno de gestão e operação relacionada à manutenção de vias urbanas deve seguir três pilares principais: planejamento urbano, mobilidade urbana e tecnologia.

Para conservar o sistema viário e otimizar processos operacionais, sistemas digitais contribuem para que equipes identifiquem problemas em estágio inicial, executem reparos com qualidade e evitem transtornos na cidade.

As operações de prevenção, como a programação de rondas de monitoramento, por exemplo, representam redução do tempo das equipes de manutenção em campo e poupam recursos relacionados à pavimentação, como a massa asfáltica. 

Além disso, ainda há a possibilidade de monitorar variadas obras em tempo real, visualizar a quantidade de buracos tapados, lombadas e redutores de velocidade  instalados. Funcionalidades que visam transformar as vias urbanas e a locomoção dos cidadãos. 

Gestão de resíduos e zeladoria urbana

Ainda que o volume de lixo produzido no país seja um grande desafio para a administração pública, a tecnologia tem sido uma grande aliada no processo de gerenciamento. 

Isso porque, softwares e outras tecnologias disruptivas contribuem para a automatização dos serviços. Em veículos de coleta, por exemplo, é possível controlar a capacidade de resíduos coletados e acompanhar rotas para que os materiais sejam devidamente encaminhados para locais especializados. 

Pensando na saúde pública e em práticas sustentáveis, um sistema de gestão pública especializado em zeladoria urbana cumpre um papel importante nas atividades operacionais

Exemplo disso é o cadastro de lixeiras inteligentes e os serviços de varrição, que envolvem métodos, procedimentos e gerenciamento completo de atividades realizadas, equipamentos utilizados e produtividade das equipes.  

Sistema para saneamento básico 

Não há dúvidas: quanto maior o investimento em saneamento, melhor o índice de qualidade de vida e prevenção do meio ambiente.

E quando falamos em investimentos, as inovações tecnológicas de um sistema de gestão pública voltado ao saneamento e controle de água, tem sido a solução de muitos projetos de infraestrutura do país

Para uma gestão eficiente, acompanhar em tempo real todas as informações relacionadas aos serviços prestados, equipes e amostras coletadas para estudos hidrológicos são cruciais para elevar a qualidade do serviço e o desenvolvimento da cidade como um todo.

Qual o sistema de gestão pública mais indicado para a sua cidade?

Evidentemente, a tecnologia deve estar presente em todas as áreas importantes para a gestão pública. E mais do que isso, saber qual sistema é o mais adequado para as demandas da sua cidade, faz toda a diferença.

Se você ficou interessado nas tecnologias e funcionalidades aplicadas em cada serviço público citado acima, saiba que todos esses recursos e muitos outros podem ser utilizados com o Software da Exati.

Com o objetivo de facilitar a gestão operacional das cidades e ao mesmo tempo, torná-las modernas e inteligentes, a tecnologia da Exati atende às exigências, protocolos e necessidades conforme o porte e a realidade de cada município.

Em outras palavras, é possível contribuir ativamente para o bem-estar coletivo e garantir alto nível de qualidade na prestação de serviços com o que há de mais moderno e completo no mercado. Para saber mais sobre a Exati, fale com um de nossos especialistas

Conclusão

Neste conteúdo você pôde compreender como um sistema de gestão pública pode ser fundamental para a eficiência e bom desempenho das atividades operacionais de um município.

Por esse motivo, nós preparamos um conteúdo especial trazendo novidades e tendências sobre o modelo de cidades sustentáveis preparadas para o futuro. Acompanhe o nosso blog e boa leitura!