Desde que o conceito de cidades inteligentes foi criado, na década de 90, as cidades foram evoluindo a cada ano, impulsionadas pelos avanços tecnológicos e pela necessidade cada vez maior de um desenvolvimento urbano sustentável.

Para 2024, é possível elencar diversas tendências que têm como objetivo tornar as cidades ainda mais eficientes e aumentar a qualidade de vida da população.

Tendo em vista que cidades inteligentes e sustentabilidade estão interligadas, e que o progresso tecnológico deve andar de mãos dadas com o avanço social e ambiental, entre essas tendências também estão ações que prometem reduzir os impactos ambientais e o desperdício de recursos. 

Continua a leitura para explorar as tendências que devem moldar as cidades inteligentes em 2024.

O que são cidades inteligentes?

Cidades inteligentes, também chamadas de smart cities, são aquelas que combinam diversas soluções tecnológicas para se tornarem mais eficientes, melhorar a qualidade de vida da população e garantir que processos e recursos sejam mais bem geridos.

Através de tecnologias como Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT), além de uma cultura data-driven, as cidades inteligentes interligam diversos serviços públicos e coletam dados relevantes para melhorar a oferta de transporte coletivo, iluminação, saneamento, gestão de resíduos, segurança pública, entre outras frentes, além de orientar as tomadas de decisão. 

Ao identificar padrões de consumo, de comportamento e de deslocamento, entre outros, os gestores otimizam a aplicação de recursos e contribuem para que benefícios como esses abaixo sejam alcançados:

  • atrair novos eventos e negócios
  • reduzir congestionamentos e o nível de emissão de carbono
  • reduzir os índices de criminalidade
  • aprimorar a gestão urbana
  • modernizar e aumentar a adesão ao transporte público e a serviços alternativos de mobilidade
  • garantir agilidade nos serviços aos cidadãos, diminuindo o tempo de resposta
  • aumentar a eficiência do uso de recursos naturais e o gerenciamento de resíduos
  • melhorar os meios de comunicação, facilitando a troca de informações entre a população e o setor público

Existem em todo o mundo mais de 180 cidades inteligentes, incluindo smart cities como Amsterdã, Atenas, Copenhague, Londres, Nova Iorque, Oslo, Singapura e Tóquio. 

Mas é no Brasil que está localizada a cidade mais inteligente do mundo, de acordo com a edição de 2023 do World Smart City Awards, que deu o título à Curitiba, no Paraná, graças a ações de planejamento urbano e sustentabilidade ambiental.

Quais as principais tendências?

As inovações orquestradas pelas cidades inteligentes não param de evoluir, tanto no Brasil quanto ao redor do mundo. As tendências abaixo vêm para garantir ainda mais segurança, sustentabilidade, agilidade e qualidade de vida aos cidadãos e empresas que estão inseridos nessas smart cities.

Inteligência Artificial

Como em diversos outros setores, a Inteligência Artificial está no topo da lista de tendências, devido à sua infinidade de possibilidades para a gestão urbana. 

Através da IA, as cidades inteligentes poderão colocar em prática ou aprimorar funcionalidades como gerenciamento ambiental, para monitorar os níveis de aterros sanitários, e mobilidade urbana, com foco em controlar congestionamentos ao redirecionar o fluxo de veículos para rotas alternativas.

Demandas mais urgentes da sociedade, como o combate ao mosquito da dengue, também podem ser exploradas pelas smart cities com o apoio de IA, permitindo identificar, por exemplo, criadouros em locais de difícil acesso. 

Mais uma alternativa de uso da Inteligência Artificial é a prevenção de desastres ambientais, com a identificação antecipada de rachaduras e desníveis em construções.

Geolocalização

A geolocalização em tempo real associada à Inteligência Artificial também é uma tendência nas cidades inteligentes em 2024. 

Imagine, por exemplo, como essas duas tecnologias podem beneficiar o atendimento de emergências ao designar as ambulâncias mais próximas à ocorrência e orientar as melhores rotas para que o veículo chegue mais rápido ao destino. 

Isso sem falar na melhoria do atendimento de outros serviços, como Iluminação Pública e Zeladoria Urbana.

Chatbots

Os chatbots a serviço das cidades inteligentes estarão cada vez mais presentes em diversos setores da gestão urbana. 

Na educação, eles podem ajudar a deixar as aulas mais dinâmicas, permitindo a realização de exercícios e a troca de informações com os professores. 

Já no campo da saúde, os bots ajudam na triagem e orientação de pacientes que suspeitam estar com alguma doença, além de conscientizarem a população sobre tratamento e métodos de prevenção.

Automação de Tarefas

A melhora da qualidade no atendimento aos cidadãos e a redução dos prazos de resposta à população são alguns dos benefícios proporcionados pelas cidades inteligentes, e eles estão interligados à automação de tarefas. Por isso, essa é outra tendência que deve continuar avançando em 2024.

Evitar que um funcionário tenha que abrir chamados ou gerar relatórios manualmente é algo que otimiza a rotina de trabalho de quem atua nos serviços públicos. Com isso, os profissionais envolvidos na gestão urbana têm mais condições de tornar os serviços mais eficientes, gerando economia de recursos e a satisfação dos cidadãos. 

Combate à exclusão digital

Apesar de o mundo estar cada vez mais conectado e da tecnologia ser um aspecto central das cidades inteligentes, a realidade é que muitas pessoas ainda são desprovidas de acesso à internet. 

Para evitar a exclusão digital da população, uma forte tendência nas smart cities é a garantia de acesso às tecnologias de informação e comunicação, independentemente das condições econômicas ou das regiões em que vivem. 

Com isso, é possível fortalecer um personagem fundamental nas cidades inteligentes, que é o cidadão digital, ou um indivíduo envolvido ativamente na melhoria do ambiente urbano, principalmente através de aplicativos que permitem reportar problemas de infraestrutura ou agendar serviços. 

5G

Tendências como a Internet das Coisas (IoT) podem ser melhoradas ou expandidas através da implantação de redes 5G, acelerando a transmissão de dados em tempo real.

O 5G permite a utilização de dispositivos e sensores inteligentes para melhorar o trânsito e a qualidade do ar, apenas para citar alguns exemplos.

O gerenciamento de energia é outro setor que pode ser beneficiado com o avanço do 5G, da IoT e da machine learning. Isso porque permite uma melhor distribuição de energia de acordo com rastreamento em tempo real, além da análise de dados para a prevenção de possíveis falhas no sistema elétrico.

Energia sustentável 

À medida que as cidades inteligentes evoluem, aumenta a necessidade de energia para assegurar o bom funcionamento de todas as tecnologias. Porém, esse avanço não pode estar atrelado a impactos ambientais e combustíveis fósseis, e justamente por isso as cidades inteligentes vêm aperfeiçoando cada vez mais o uso de recursos renováveis para a geração de energia, incluindo fontes solares e eólicas.

No fomento à energia limpa, outra prática crescente é a transformação de resíduos orgânicos, como a transformação do esterco de animais de produção em biogás.

Sobre a Exati

Soluções tecnológicas inovadoras são essenciais na viabilidade de cidades inteligentes, aprimorando a gestão urbana, favorecendo o melhor uso de recursos e aumentando a satisfação dos cidadãos com os serviços prestados. 

E a Exati está entre as empresas que são uma referência nesse sentido, oferecendo um modelo de gestão menos burocrático e mais acessível que reduz os custos operacionais sem deixar a qualidade dos serviços públicos de lado.

Além de gestão da Iluminação Pública, cujo software da Exati é destaque na América Latina, as soluções que oferecemos também abrangem outros segmentos como gestão de resíduos, arborização urbana, pavimentação e telegestão.

Algumas das tendências das cidades inteligentes estão presentes no sistema da Exati e favorecem a gestão municipal, seja qual for a realidade do município, incluindo Inteligência Artificial, Automação de Tarefas e Geolocalização. Converse com um de nossos especialistas e entenda como nosso software pode desburocratizar e transformar a sua gestão.