Atualmente, grandes empresas têm investido em projetos de paisagismo para melhorar a qualidade de vida e de trabalho dos seus colaboradores. 

Porém, é muito comum que essas mesmas empresas tenham algumas dificuldades no gerenciamento das áreas verdes. 

Isso ocorre pelo fato de que, muitas vezes, esses projetos contemplam um grande número de árvores, canteiros, hortas e outras áreas, o que pode dificultar a gestão. 

Dessa forma, no blog post de hoje queremos mostrar como um sistema de gerenciamento inteligente, como o da Exati, pode ser útil para empresas que desejam ter gestão sobre seus projetos de paisagismo

Acompanhe e boa leitura!

Como um software de gestão pode ajudar projetos de paisagismo?

Antes de entender como um sistema de gerenciamento pode ser útil para o projeto de paisagismo da sua empresa, vamos compreender como essa gestão é viabilizada.

Tudo começa com um sistema de QR Code. No momento de cadastrar o ativo – seja ele uma árvore, um arbusto ou um canteiro -, o sistema da Exati gera um QR Code correspondente. 

Assim, o QR Code é capaz de identificar o ativo dentro do sistema que, por sua vez, armazena dados essenciais acerca da árvore em questão, como fotografias e dados da espécie, dados do cadastrador e o número correspondente da plaqueta. 

Ou seja, através do sistema supracitado, é possível ter sob controle todos os ativos que estão dentro da sua empresa, sabendo exatamente quantos são os ativos, quais as espécies do local e qual o tamanho da área verde

Assim, após realizado o cadastro dos pontos verdes, você está pronto para iniciar a gestão dos projetos de paisagismo da sua empresa. 

Além disso, o software da Exati possui integração com os dispositivos móveis dos responsáveis pelo plantio, rondas, manutenção, podas e cortes de plantas. Com isso, é possível que você, gestor, faça o acompanhamento remoto de toda e qualquer operação que envolva o projeto de paisagismo.

Dessa maneira, agora que já entendemos como esse cadastro ocorre, vamos aos principais benefícios de ter os ativos dos projetos de paisagismo controlados. 

Saiba o momento certo de realizar podas e tenha controle sobre a sazonalidade das árvores

Sabemos que as podas são essenciais para o bom desenvolvimento das plantas. Para que elas consigam crescer de forma saudável e protegida de doenças, os cortes corretos são extremamente necessários. 

Dessa maneira, com o controle via software da Exati, é possível saber o melhor momento para realizar as podas das árvores e outros pontos verdes do seu projeto de paisagismo

A partir do QR Code é possível encontrar as informações das plantas no software, que possui a capacidade de interpretá-las, armazená-las e informar quando a próxima poda será necessária. 

O mesmo ocorre com as árvores frutíferas. Com as informações coletadas via software, o gestor consegue saber o momento correto de colher os frutos.

Conheça quais técnicos realizaram a manutenção dos ativos

Ainda, outra funcionalidade importante do nosso sistema é que, no momento do cadastro ou manutenção do ponto verde em questão, é possível saber qual o técnico responsável pela tarefa

Além disso, o sistema permite que seja registrado informações relevantes, como quais os técnicos fizeram as podas e regas no dia, quais fizeram os plantios e quando essas e outras atividades foram realizadas. 

Dessa forma, ter esse histórico é importante para melhorar sua gestão e torná-la mais estratégica, sabendo exatamente quem realizou e quando determinada manutenção foi realizada. 

Realize manutenções preventivas 

O software da Exati também consegue prever a necessidade de manutenções, o que é essencial para minimizar a perda de árvores e evitar acidentes provocados por quedas. 

Tendo em mãos todas as informações sobre os pontos verdes, é mais simples saber o estado de saúde das plantas e quando as manutenções serão necessárias, antevendo problemas. 

Controle seu estoque de plantas

É de extrema importância que você, como gestor, tenha controle sobre quantas espécies de plantas a sua empresa tem disponível em estoque, certo?

A partir do momento que isso também é controlado, as mudas de plantas podem ser aproveitadas de forma integral e no prazo de validade, sem que nenhuma se perca no processo.  

Integre seus colaboradores aos projetos de paisagismo 

Por fim, uma das vantagens do sistema da Exati é como os seus colaboradores podem interagir o projeto de paisagismo corporativo. 

Através dos Qr Codes, quem trabalha ou até mesmo quem visita sua empresa pode escaneá-los e ter acesso a todas as informações da planta. Dessa maneira, é possível saber a espécie, ver mais fotografias e saber informações sobre a planta. 

Interessado em ter um sistema inteligente para gerenciar o seu projeto de paisagismo?

No blog post de hoje nós te mostramos como um software como o da Exati pode ajudar você a ter gestão sobre projeto de paisagismo da sua empresa. 

Dessa forma, se você ficou interessado e acha que essa é a solução para o seu negócio, nós te convidamos a conversar com um de nossos especialistas. É só clicar aqui. 

Esperamos que você tenha gostado do nosso conteúdo. Obrigada por acompanhar e até a próxima!