Com certeza você já ouviu falar do termo iluminação dimerizada. Mas você sabe o que significa? É bastante simples: a dimerização é regulagem da intensidade do brilho de uma lâmpada com a finalidade de economizar energia

Na iluminação pública (IP) as lâmpadas são dimerizadas por horários, diminuindo a intensidade nos momentos de menor utilização das vias. Uma praça, por exemplo, pode estar muito bem iluminada durante seu período de utilização noturna  – entre 19h e 22h -, mas pode ser dimerizada após este período.

Agora que você já compreendeu o significado do conceito, o que acha de entender melhor como isso se aplica às cidades inteligentes? 

Acompanhe o nosso blog post e boa leitura! 

Por que a iluminação dimerizada é a melhor opção para as Smarts Cities?

Quando falamos em cidades inteligentes, falamos de ambientes que usam a tecnologia a favor dos seus cidadãos. 

É nesse sentido que muitas cidades têm buscado modernizar seus parques de iluminação pública. E como isso tem sido feito? Substituindo as lâmpadas de vapor metálico, vapor de sódio de alta pressão e vapor de mercúrio pelas modernas lâmpadas de LED. 

– Conheça mais: Iluminação pública e os desafios da eficiência energética

Uma das cidades que tem investido nessa modernização é Belo Horizonte. A capital já possui 33 mil pontos de LED, com previsão de 182 mil. 

Os resultados? A cidade tem poupado de 30% a 40% no custo com manutenção dos equipamentos modernizados. 

Mas qual a relação entre LED e iluminação dimerizada? As luminárias de LED podem ser integradas a circuitos dotados de microprocessadores programados para receber e transmitir dados ou comandos remotamente – o que viabiliza a dimerização e outras funcionalidades, como a telegestão

Através desse sistema, portanto, é possível gerenciar o parque de iluminação pública com hora de ligar, desligar e dimerizar as luminárias. 

Dessa maneira, o grande objetivo em dimerizar as lâmpadas de LED é justamente gerar economia de energia para as cidades, diminuindo a intensidade luminosa em períodos de menor utilização das vias públicas. 

Como isso se relaciona com a telegestão?

Com a modernização dos parques de iluminação pública através do uso do LED, é possível utilizar um software de gestão para controlar e acompanhar a situação das luminárias de forma remota. 

Como explicamos acima, é este fator que viabiliza a dimerização. Nesse sentido, o sistema de telegestão comanda as luminárias para acender, apagar e dimerizar em horários programados, seguindo o calendário solar. 

Ainda, o dispositivo é capaz de medir o consumo energético de cada luminária, permitindo que as prefeituras paguem a conta real pela IP do município. 

Além disso, com um acompanhamento realizado via software, se torna bastante simples identificar se o funcionamento das lâmpadas está normalizado e até mesmo falhas nos pontos de iluminação.

Entenda como a líder nacional do setor têm transformado cidades em Smart Cities

Neste blog post nós mostramos como a iluminação dimerizada pode ser útil para cidades que pretendem diminuir gastos com a IP e ter um controle completo através da telegestão. 

A Exati tem se destacado há mais de 10 anos como líder de mercado quando o assunto é iluminação pública. Quer entender por que o nosso sistema é o ideal para a sua cidade?

Acompanhe nosso conteúdo e saiba como o sistema da Exati tem transformado cidades em Smart Cities, é só clicar aqui