Recentemente, o portal de notícias de Rondônia divulgou um dado impressionante sobre a interferência da arborização urbana na rede de energia e iluminação pública.

De acordo com o veículo, somente em 2020 foram registradas mais de 5 mil ocorrências de galhos ou queda de árvores inteiras em cima dos cabeamentos de energia elétrica, impedindo seu correto funcionamento.

Obviamente, são acidentes que podem acontecer devido a fenômenos naturais como tempestades e rajadas de vento de média intensidade. No entanto, isso também ocorre por falhas em procedimentos de poda que enfraquecem ou expõem as árvores a doenças.

De qualquer forma, o modo mais eficiente para evitar essas situações é investir em planejamento. Estamos falando de articular um plano de arborização urbana que converse com a dinâmica da sua cidade.

Por isso, reunimos neste post todas as informações importantes para que você faça a gestão urbana de modo prático e sem complicação. Boa leitura!

Por onde começar?

Em nossos materiais sobre manutenção viária sempre destacamos a necessidade dos agentes públicos e privados em conhecer as características ambientais de sua região.

Isso porque, diante do vasto território brasileiro, essas características podem variar muito. Quer um exemplo? O grande volume de chuva na região sul do país enquanto na região nordeste predomina o calor e a seca na maior parte do ano.

Existem determinadas espécies de plantas indicadas para compor o cenário urbano, resguardando e garantindo o correto funcionamento dos sistemas básicos sem perder as características do bioma local.

Saber da existência dessas informações evita que sejam utilizadas espécies invasoras e ocorra o oposto da sua real intenção, que seria tornar o ambiente urbano mais convidativo e saudável.

Ficou curioso para saber qual a influência da arborização urbana em nosso dia-a-dia? Clique aqui e confira!

Por isso, o primeiro passo é analisar a região em que você vive e identificar juntamente a profissionais qualificados as espécies recomendadas para alocação dentro das cidades, seja em grandes áreas verdes como parques e praças ou no canteiros centrais das vias.

Planejamento da arborização urbana

O primeiro passo foi dado. Agora você já sabe que existem espécies indicadas para cada região, mas será que só isso é suficiente para uma gestão eficiente? A resposta é não.

De acordo com a legislação brasileira, cada município tem a obrigação de estabelecer um Plano de arborização urbana, um documento que legitima e descreve as ações referentes à gestão, implantação, manutenção e monitoramento das árvores e áreas verdes.

As ações de um plano de arborização servem tanto para intervir na arborização já existente como para atuar em áreas que ainda não possuem cobertura vegetal.

Essa é a missão do responsável técnico pela elaboração do plano, que deve ser devidamente habilitado conforme as atribuições designadas pelo seu Conselho de Classe.

A implantação da arborização sem planejamento e sem supervisão dos profissionais capacitados, associada à diversidade de equipamentos urbanos, pode gerar conflitos subterrâneos e aéreos. Lembra do caso de Rondônia?

Você pode acessar mais informações sobre o Plano de arborização urbana clicando aqui.

Atenção no processo de manutenção

Quando se fala em arborização urbana podemos destacar duas situações.

A primeira é sobre a implementação de um planejamento como destacamos acima, que evitará os problemas no sistema de abastecimento de água, tubulações de esgotos e redes de energia elétrica, entre outros.

Já a segunda está relacionada ao manejo das árvores e áreas verdes já existentes na região, ou seja, que foram plantadas sem nenhum tipo de cuidado prévio.

Mas, independente de qual seja a situação da sua cidade, os procedimentos de manutenção preventiva são de grande importância para evitar acidentes e demais riscos à população.

Estamos falando de práticas como a poda e a substituição. Porém, apesar de serem conceitos fáceis de se entender, a prática dessas atividades pode ser complexa e acabar tendo resultados negativos.

Saiba mais sobre esse processo de cuidado e veja como a tecnologia pode facilitar as operações. Clique aqui e confira!

Fatos e acontecimentos

Em 2020 os moradores de uma região de Cabo Frio (RJ) procuraram a Prefeitura para solicitar que o serviço de poda de árvores seja fiscalizado.

Isso porque a realização desse serviço vem sendo feito de modo errado, condenando diversas árvores à morte em consequência de podas excessivas. Além de menos verde,  a cidade fica mais quente.

Por outro lado, destacamos uma iniciativa muito interessante de responsabilidade social da Copel, companhia de distribuição de energia do Paraná.

É o Programa Florestas Urbanas, que oferece mudas gratuitamente e assistência técnica para a gestão da arborização na área urbana dos municípios. Em 5 anos de existência mais de 100 já foram beneficiados com o plantio de aproximadamente 11 mil árvores por ano.

A solicitação de mudas é feita de modo online à Copel e a retirada acontece nos hortos florestais. Muito legal, não é?

Gostou do material?

Os gestores de uma cidade precisam estar atentos a todos os aspectos que fazem parte da dinâmica urbana.

Como vimos nesse blog post, a arborização urbana pode trazer benefícios incríveis para o cotidiano urbano, mas também pode ser o causador de muitos problemas se negligenciada.

Continue acompanhando nossas publicações e entenda mais sobre as temáticas relacionadas à gestão de cidades. Aproveite para visitar nosso site e conhecer nossas soluções para as cidades.