É inegável a importância das áreas verdes para melhorar a qualidade de vida da população. 

Elas reduzem a temperatura ao mesmo tempo em que melhoraram a qualidade do oxigênio nas cidades, diminuindo os índices de poluição, além de deixá-las mais bonitas e convidativas ao lazer e turismo.

Por isso é importante realizar a gestão dessas áreas de forma correta, considerando aspectos técnicos, científicos e legais.

Acredite, é possível fazer uma gestão verdadeiramente eficiente, completa e com muita tecnologia envolvida!

Continue a leitura e veja como!

Tecnologia: a chave para uma boa gestão

É preciso garantir que todos os benefícios citados sejam devidamente aproveitados pela população.

Para isso, existem sistemas inteligentes que disponibilizam módulos completos para o cadastramento de árvores e áreas verdes da cidade, manutenção preventiva, atendimento aos chamados do cidadão e muito mais! 

Considere a cidade de Goiânia, eleita a cidade mais arborizada do Brasil segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE), realizado em 2010, e a segunda colocada no ranking mundial, atualmente liderado por Edmonton, Canadá.

Imagine fazer a gestão eficiente dessa cidade sem o auxílio de soluções tecnológicas.

Seria uma tarefa difícil, não? Mas tudo pode ser facilitado com o cadastramento das árvores e áreas verdes.

Esse processo pode ser feito por uma equipe de campo responsável pela coleta de informações gerais das plantas, assim como das dimensões  e especificidades das áreas analisadas.

Ou, então, também é possível realizar a importação de uma base de dados a partir de um sistema já em uso, recurso amplamente utilizado nessa etapa. 

Independente de qual estratégia seja adotada, a utilização de QR codes podem auxiliar na manutenção desses pontos cadastrados. Mas de que forma?

O que são e como funcionam os QR Codes?

Os Quick Response Codes, ou códigos de resposta rápidos, foram criados no Japão em  1994 pela Denso Wave Incorporated, uma subsidiária da Toyota.

O objetivo era facilitar o processo de leitura, interpretação e catalogação dos componentes para automóveis. dentro das fábricas.

Trata-se de um símbolo bidimensional (2-D) que contém informações que podem ser acessadas de modo fácil e rápido por meio da câmera de tablets e smartphones. 

Para que essa leitura seja realizada de modo correto, os códigos devem seguir os requisitos dispostos na ISO/IEC 18004/2015.

Nela tratam-se, por exemplo, dos formatos de símbolos, características dimensionais, regras de correção de erros e algoritmo de decodificação.

Versatilidade aplicada em diferentes segmentos

No período em que os QR codes chegaram ao mercado em 2013, pesquisas revelaram que cerca de 2 milhões de códigos eram escaneados mensalmente no Brasil.

Com o passar do tempo, os números aumentaram e o recurso se popularizou.

Um exemplo de aplicação recente pode ser visto nas novas placas de veículos que seguem o padrão Mercosul.

De acordo com a Resolução 780/19 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), o uso do novo modelo é obrigatório para veículos novos e em casos de substituição de placas. 

O novo visual facilita a identificação e a fiscalização, além de dificultar falsificações.

Isso é possível graças a presença do um QR Code que, uma vez escaneado, revela as informações cadastradas no banco de dados nacional, agilizando os serviços prestados pela polícia.

Gestão de arborização com QR codes 

Um sistema de gerenciamento pode contribuir – e muito – na gestão da arborização das cidades.

Quando combinado ao sistema, os códigos QR facilitam o trabalho de equipes externas em diferentes aspectos.

Com o Software da Exati, por exemplo, cada árvore ou pontos de áreas verdes cadastrados recebem um QR Code.

Ao serem lidos, direcionam a população a um website exclusivo com características e curiosidades da árvore, data, geolocalização entre outras informações.

Para os profissionais responsáveis pelo monitoramento, ao escanear o código, é possível saber exatamente quais procedimentos já foram realizados e quais ainda precisam ser executados.

Na prática, isso significa que serviços de prevenção contra pragas, poda, remoção ou substituição dos indivíduos que apresentem riscos à segurança são facilmente identificados e solucionados.

É a tecnologia aplicada à natureza para melhorar a qualidade de vida da população.

Agora que você já entendeu mais sobre o tema, te indicamos um conteúdo referente a aplicação desses recursos em grandes centros urbanos como a cidade de São Paulo. Confira