Gerenciar uma cidade de grandes dimensões exige que ferramentas tecnológicas sejam utilizadas.

Elas permitem que uma rotina de diagnóstico e a realização de serviços de manutenção sejam garantidos.

Por meio da utilização do sistema desenvolvido pela Exati, é possível realizar a gestão eficiente de todas as operações relacionadas à manutenção das vias urbanas.

Quer um exemplo prático e comum hoje em dia? Basta pensar na situação de muitas ruas brasileiras, repletas de buracos.

Veja de que forma a Exati pode otimizar os serviços e gerar maior conforto, economia e transparência para as gestões.

Realização de operações preventivas

Operações de prevenção são muito eficientes quando se pensa em otimização dos serviços de manutenção.

Isso pode ser explicado pela programação de rondas de monitoramento. 

De forma automatizada, as equipes transitam por regiões pré-definidas identificando problemas antes mesmo de serem expostos pela população via canais de atendimento. 

Na prática, isso significa que ações de prevenção são priorizadas ante às de correção, representando redução significativa nos gastos com as obras e, consequentemente, nos transtornos provocados aos usuários das vias bem como no volume de solicitações externas direcionadas para o sistema de gestão.

Mas e depois de identificados? Qual o procedimento?

Operação tapa-buraco

Todas os problemas identificados pela ronda, reclamações e solicitações de reparos recebidos pelo 156 – serviço de atendimento à população disponibilizado pelas prefeituras –  são devidamente registrados e incorporados ao sistema, utilizando o georreferenciamento para gerar maior precisão nas informações.

A partir disso, há a análise das ocorrências e sua distribuição entre as equipes conforme necessidade e urgência nos reparos, sempre com ordens de serviço definidas. 

Isso é feito de modo automatizado, estabelecendo os materiais necessários para atendimento das ocorrências assim como o planejamento da melhor rota de deslocamento.

Manutenção precisa e eficiente

Casos mais graves exigem processos diferentes. É o que acontece quando, em uma ronda, os profissionais identificam trincas e rachaduras no asfalto. 

Essas condições devem ser corrigidas por meio do recapeamento, procedimento que depende de autorização da prefeitura Municipal.

Para isso, é preciso preencher uma documentação padrão evidenciando o problema e solicitar ao departamento de obras a autorização necessária para a intervenção no local.

Embora burocrático, o processo é agilizado por meio das rondas, uma vez que os potenciais problemas são diagnosticados antes mesmo da população abrir os chamados de reparo.

Mais transparência

Todo o acompanhamento do trabalho das equipes externas é realizado em tempo real.

Além disso, o sistema exige o preenchimento de um documento digital informando a quantidade de buracos tapados e de massa asfáltica em cada atendimento. 

Registros fotográficos pré e pós reparo também são exigidos, comprovando a necessidade da execução das obras em determinadas regiões.

Após finalizar os atendimentos, o sistema da Exati gera um relatório completo com todas as informações das operações do dia.

É mais um recurso para garantir que todos os chamados sejam atendidos com agilidade e eficiência. 

Segurança garantida

Além de otimizar o trabalho de gestores e das equipes externas envolvidas nos procedimento de prevenção e correção, o sistema de gerenciamento garante a segurança dos trabalhadores durante os serviços de manutenção.

Isso é possível graças à obrigatoriedade no preenchimento de campos relacionados às APRs, como a identificação dos responsáveis por determinada área e se estão fazendo uso dos EPIs.

Esse tipo de mecanismo evita, por exemplo, que os trabalhadores sejam expostos à componentes químicos , sobretudo os derivados de petróleo presentes na massa asfáltica.

Alguma dúvida sobre a atuação dos softwares em campo?

Com a Exati, fazer a manutenção das vias urbanas pode ser mais fácil do que você imagina. Entre em contato com nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas. Ou, se preferir, visite nosso site e agende uma reunião.

Aposte na transformação!