Você conhece a Smart City Laguna? Conhecida como a primeira cidade inteligente inclusiva do mundo, a cidade tem como premissa oferecer um alto nível de qualidade de vida por um preço acessível.
Localizada no Ceará, a cidade é um empreendimento do Grupo Planet, formado por empresas inglesas e italianas. Além de Laguna, o grupo pretende construir cidades no mesmo formato no Rio Grande do Norte, Ceará e São Paulo.
Sussana Marchionni, CEO da Planet no Brasil, afirma: “Em todo lugar do mundo, as pessoas querem a mesma coisa: segurança, baratear os custos e melhorar a qualidade de vida com mobilidade e serviços.”
Tendo isso em vista, no blog post de hoje vamos conhecer a primeira cidade do Grupo Planet no Brasil, a Smart City Laguna, e os seus principais diferenciais.
A localização
São Gonçalo do Amarante, a cidade em que Laguna está localizada, fica a 20km do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, que reúne várias estruturas, empreendimentos e companhias industriais.
Segundo Marchionni em entrevista à Folha de S. Paulo, boa parte dos funcionários do complexo vive em Fortaleza e perde horas no trânsito para chegar ao trabalho.
A ideia inicial era atrair esse público, porém, o Grupo Planet vendeu diversos lotes para pessoas de outros estados, como São Paulo e Minas Gerais, interessados em morar ou passar férias.
Com relação ao número de moradores, a Smart City Laguna deve abrigar em média 25 mil moradores, sendo o espaço 78% residencial, 15% comercial e 7% industrial.
Primeira Smart City social do mundo
Conhecida por este título, Laguna se destaca das outras smart cities justamente por oferecer lotes a preços acessíveis.
Nesse sentido, o diferencial é justamente o alto nível das residências e do ambiente como um todo por um valor que o cidadão consegue pagar. De acordo com Marchionni, o investimento do projeto foi de, em média, US$ 50 milhões.
Funcionando como seria basicamente um condomínio fechado (mas sem taxa), as casas são personalizáveis e com um padrão escolhido pelo cliente. Além disso, as ruas são largas e arborizadas, com áreas verdes espalhadas por toda a cidade.
Segundo o próprio site da Smart City Laguna, a cidade “Proporciona aos cidadãos um alto padrão de infraestrutura, inovações, projetos e tecnologias de qualidade e ao alcance de todos. É um projeto resiliente, inclusivo e acessível.”
Diferenciais da Smart City Laguna
Conheça alguns dos diferenciais da Smart City Laguna são:
– Wi-Fi grátis nas áreas institucionais: A conexão permite que cada usuário tenha acesso a todos os serviços e informações provenientes da infraestrutura inteligente da cidade.
– Sistema de videomonitoramento: Funcionando através de câmeras, o sistema visa aumentar a segurança do cidadão e a integridade dos bens comuns. Na cidade cada morador pode acompanhar em tempo real o videomonitoramento.
– Planet App: O aplicativo pode ser baixado gratuitamente pelos moradores e é o meio para entrar em contato com tudo o que a cidade oferece. Funciona como um painel de controle mostrando informações em diferentes escalas para os moradores do bairro.
Inclusive, em tempos de coronavírus e isolamento social, o Planet App tem sido bastante útil para os cidadãos.
O app tem ajudado na interação entre vizinhos e familiares por meio de grupos online, além de mantê-los atualizados sobre notícias da COVID-19.
Ainda, o Planet App divulga cursos gratuitos e atividades que podem ser realizadas dentro de casa, como exercícios físicos e artes manuais.
– Ilha de recarga para carros elétricos: A cidade fornece locais em que é possível há distribuição de eletricidade para recarregar carros, motos e bicicletas.
– Pavimentação drenante: Para evitar o acúmulo de água, a Smart City Laguna faz uso da pavimentação drenante. Essa tecnologia possui vida útil elevada, é antiderrapante e tem manutenção de baixo custo.
– Compartilhamento de bicicletas: É possível fazer a reserva de bicicletas no Planet App, havendo o compartilhamento entre os moradores.
– Gestor social: É o responsável por reunir grupos e fornecer ferramentas de planejamento e governança que facilitem o compartilhamento de serviços e experiências entre os moradores. Também fornece informações e suporte sobre cursos, treinamentos e eventos.
– Espaço saúde: Trata-se de uma poltrona que realiza testes básicos de saúde de forma rápida e eficaz; emite um relatório completo; permite pesquisar um centro médico para um diagnóstico qualificado; e armazena os dados em uma pasta pessoal.
– Rede elétrica subterrânea: A principal via da Smart City Laguna e a segunda etapa da cidade possuem rede elétrica subterrânea de baixa tensão. Isso porque o sistema evita problemas de descarga na rede elétrica, reduz riscos de queda de raios e melhora a estética da cidade.
Expansão para outras regiões
O Grupo Planet pretende dar continuidade nos projetos com o mesmo conceito em diferentes regiões do Brasil, como Rio Grande do Norte e Ceará.
Além disso, a Planet pretende expandir para São Paulo com a construção de mais de 2500 apartamentos na cidade.
Segundo a CEO da empresa no Brasil, em SP a ideia é construir empreendimentos num modelo vertical para se adaptar a região e focados em tecnologia e conectividade.
Com relação aos custos, Marchionni destaca que o Planet App tem sido um grande aliado, uma vez que o app o se torna um banco de dados que pode ser usado para beneficiar tanto empresas quanto residentes.
Entendeu melhor com a Smart City Laguna funciona?
No blog post de hoje nós mostramos como essa Smart City funciona e os seus principais diferenciais. Aliando tecnologia a preços acessíveis, a cidade é um grande destaque.
Para ficar sempre por dentro dos principais assuntos relacionados a cidades inteligentes e inovações é só acompanhar o nosso blog!
Exati
Related posts
Deixe um comentário Cancelar resposta
Blog da Exati
POSTS POPULARES
- Problemas urbanos: quais são os mais comuns do século XXI? 49.7k visualizações
- Limpeza Urbana: o que é, como funciona e qual a importância? 37.9k visualizações
- Concessões e parcerias público-privada: conceito e como funciona 35.3k visualizações
Stay connected