O que vem à sua mente quando ouve o termo “cidade planejada”? Possivelmente você mentalize um ambiente urbano elaborado, com infraestrutura eficiente, espaços verdes bem distribuídos e uma ótima qualidade de vida para os habitantes. 

E é por aí mesmo. Mas é importante lembrar que, por trás de todas essas características, existem as tecnologias que são fundamentais para a operação de uma cidade bem planejada.

Ao longo do artigo, você entenderá como a tecnologia é eficaz na gestão de cidades planejadas e inteligentes, inclusive, em tarefas comuns do dia a dia. Continue a leitura!

O que é uma cidade planejada?

Uma cidade planejada, como o nome já diz, é aquela que é construída a partir de um planejamento elaborado por especialistas qualificados, como engenheiros e arquitetos. Seu objetivo é diminuir os problemas dos processos de urbanização e aprimorar a qualidade de vida da população.

Na prática, as demandas são transformadas em práticas operacionais, e os espaços urbanos e suas funções são organizados de maneira lógica. O planejamento influencia os usos da cidade, suas edificações e antecipa seu desenvolvimento, em conjunto com áreas de saúde, transporte e educação, por exemplo. 

E essa concepção de cidade planejada está diretamente conectada ao conceito de smart city, que representa uma evolução no planejamento urbano. Entenda:

Smart Cities

Um termo bastante em alta, smart cities, ou cidades inteligentes, são aquelas que utilizam tecnologias e toda a infraestrutura urbana para gerir serviços e pessoas, a fim de facilitar o dia a dia e aumentar a qualidade de vida da população.

Em conjunto com o uso de tecnologias, as smart cities são consideradas soluções inovadoras e sustentáveis, já que resolvem problemas que as cidades planejadas buscam não ter. 

Os conceitos de smart city e cidade planejada se ligam diretamente, pois as duas, além de todos os outros pontos, ainda são capazes de utilizar de modo estratégico seus recursos, empregando, para isso, soluções inovadoras, como a gestão de iluminação pública, controle de resíduos e limpeza de vias urbanas, entre outras ações.

Confira a seguir algumas dessas soluções inovadoras.

Gestão de iluminação pública

A iluminação pública se constitui em um serviço essencial que demanda o fornecimento adequado de energia elétrica com o propósito de assegurar uma luminosidade eficiente e uma visibilidade adequada nas áreas urbanas, especialmente durante a noite.

Em outras palavras, a função primordial dela é assegurar que todos os pontos de luz estejam estrategicamente posicionados, atendendo a todas as normas e critérios necessários para proporcionar um serviço de alta qualidade.

Isso porque a iluminação vai além de simplesmente prover luz às cidades; ela desempenha um papel crucial na garantia do conforto e da segurança para a população.

Por isso, é tão importante realizar uma gestão eficiente de iluminação pública. Por meio da integração de tecnologias avançadas, é garantida uma cidade mais segura e eficiente, além de promover a sustentabilidade e a inovação no contexto urbano. Ao equilibrar a segurança com a eficiência energética, as cidades podem criar ambientes urbanos mais sustentáveis para seus habitantes.

Com o uso de tecnologias, os pontos de luz direcionam a iluminação de forma adequada para vias públicas, estradas, avenidas, parques e todos os lugares em que torne a cidade mais agradável.

Além disso, os projetos de iluminação ajudam na prevenção da criminalidade e violência nas ruas, sem esquecer da segurança na mobilidade e tráfego urbano.

Do mesmo modo, a boa iluminação destaca e valoriza os espaços públicos para que sejam mais atrativos, e, consequentemente, para que as pessoas desfrutem dos ambientes com segurança e tranquilidade em uma cidade planejada. 

Controle de resíduos

Peça-chave em uma cidade planejada, o controle eficiente de resíduos abrange estratégias que buscam minimizar a geração e impactos causados pelos resíduos urbanos. Além disso, promove a coleta seletiva e garante uma disposição adequada dos resíduos sólidos.

Na prática: as enchentes são um dos maiores problemas ocasionados pela má gestão de resíduos, isso porque, além de transmitir doenças para a população, também comprometem o sistema de drenagem.  

Por outro lado, a gestão eficiente de resíduos sólidos é um dos fatores que podem reverter esse cenário.

Se você está se perguntando como, eu te explico! Esse cenário é revertido por meio da implementação de práticas sustentáveis, como reciclagem, compostagem e reutilização de materiais, a fim de reduzir o volume de resíduos descartados.

Além disso, tecnologias como sistemas de coleta automatizada e contêineres inteligentes, podem otimizar a eficiência operacional, reduzir custos e contribuir para a preservação ambiental. 

Limpeza de vias públicas

Outro ponto importante em uma cidade planejada: a limpeza de vias públicas promove a estética urbana, saúde pública e qualidade de vida da população. Isso engloba a limpeza de calçadas, praças e áreas de convivência.

Resumidamente, serviços de limpeza de vias públicas são ações de manutenção de limpeza para manter a higiene, limpeza e organização de uma cidade planejada. 

Como os outros dois serviços já citados acima, a limpeza de vias públicas é considerada essencial à segurança e saúde da população, e também contribui para uma maior qualidade de vida. Os serviços abrangem ações como varrição de ruas, limpeza de parques e praças, raspagem de sarjetas, serviços de roçadas e capinação, entre outros. 

Não para por aí! A limpeza de vias públicas é integrada à rede de saneamento básico, sendo um indicador importante ao avaliar o nível de desenvolvimento urbano. Isso porque é possível mensurar a qualidade de vida na região se considerar o nível de limpeza e organização.

E, novamente, a tecnologia aliada a esse serviço mostra a importância do planejamento em uma cidade. A utilização de equipamentos especializados, como varredeiras urbanas e aspiradores de rua, aliada a práticas eficientes de gestão, garante a remoção de detritos e, principalmente, a prevenção de problemas ambientais e a promoção de ambientes urbanos mais saudáveis.

Exati: software para gestão de cidades planejadas

Agora que você já entendeu o porquê das tecnologias serem tão importantes em uma cidade, vou te explicar como o software da Exati auxilia no processo de gestão inteligente, beneficiando as smart cities e as cidades planejadas.

Quer um exemplo na prática? O sistema da Exati conecta os serviços públicos em uma única plataforma para otimizar o trabalho do gestor e das equipes externas. 

Os benefícios, portanto, são vários. 

Com o sistema da Exati, o processo de gestão de uma cidade planejada se torna muito mais eficiente e o gestor tem em mãos um software completo de ativos, atividades, ocorrências em operações.

Confira a seguir algumas das funcionalidades da Exati:

Registro de atividades

Durante todo o ciclo de serviço, seja de iluminação pública ou de controle de resíduos, todas as informações são monitoradas e registradas no sistema. Assim, é possível detectar e evitar falhas no processo. 

Além disso, o sistema da Exati oferece a opção de adicionar informações específicas e fotografias do atendimento às ocorrências. Posteriormente, esses detalhes serão disponibilizados em relatórios digitais, proporcionando maior segurança na fiscalização de atividades. 

Conexão online e offline

Em todo o ciclo de serviços, a internet não é um problema, já que o aplicativo funciona de forma online e offline para as equipes externas. 

Isso implica que todas as informações podem ser acessadas e registradas de forma contínua, independentemente da disponibilidade de conexão à internet. Essa abordagem busca evitar interrupções nas atividades, elevando a produtividade das equipes externas. 

Além disso, o sistema offline contribui para a automação eficiente dos processos, garantindo que a continuidade das operações não esteja sujeita a falhas na conectividade — esse processo resulta em uma execução mais eficaz das tarefas em campo.

Alerta para a capacidade do caminhão 

No controle de resíduos, o software para gestão cria as melhores rotas considerando as atividades do dia, e também permite permite que os gestores acessem dados referentes à coleta, quilometragem rodada e demais informações referentes ao veículo.

Além disso, o software insere uma parada de descarregamento de resíduos antes de atingir a capacidade máxima do caminhão.

Isso é possível através do cálculo automático de peso e volume dos resíduos coletados, impedindo problemas no veículo e no processo de gestão dos materiais.

Conclusão

Você já percebeu como a construção de uma cidade planejada requer a integração entre os serviços de gestão pública e o uso estratégico da tecnologia?

Certamente, você já está ciente da importância diária da tecnologia, mas quando falamos sobre o âmbito nas cidades, a capacidade tecnológica vai muito além

É isso mesmo! Ela se torna uma peça fundamental, integrando inovações à gestão de setores muito importantes, como iluminação, resíduos e limpeza pública.

Ah, e não podemos deixar de ressaltar que a implementação eficaz de tecnologia é um dos pilares que moldam a eficiência dos serviços urbanos. O software da Exati, por exemplo, é um reflexo de como a aplicação inteligente de sistemas pode transformar a operacionalidade dos serviços de gestão

Ao integrar funcionalidades avançadas, como a monitorização eficiente de iluminação pública e o controle estratégico de resíduos, o software gera não apenas eficiência, mas também uma melhoria significativa na qualidade de vida urbana, que é o objetivo principal que uma cidade planejada busca trazer.