Cidades inteligentes, impulsionadas pelo desejo de aprimorar a qualidade de vida, incorporam tecnologias avançadas e práticas sustentáveis. 

Estes centros urbanos utilizam infraestrutura e recursos tecnológicos para gerenciar serviços e simplificar o cotidiano. Destacam-se por soluções inovadoras que abordam questões habitacionais, ambientais, sociais e de mobilidade, com foco na eficiente gestão de dados.

Neste artigo, abordaremos os conceitos envolvidos, exemplos e benefícios.

Conceito de cidades inteligentes

Cidades inteligentes são aquelas que, com o objetivo de aprimorar a qualidade de vida, empregam avançadas tecnologias e práticas sustentáveis. Esses centros urbanos utilizam recursos tecnológicos e infraestrutura para gerenciar serviços e facilitar a vida cotidiana. 

Destacam-se por soluções inovadoras e sustentáveis, abordando questões habitacionais, ambientais, sociais e de mobilidade urbana. Além disso, concentram-se na eficiente gestão de dados, empregando tecnologias para otimizar informações interconectadas e aprimorar as operações urbanas.

Exemplos de cidades inteligentes no Brasil

Nos últimos anos, o Brasil tem alcançado novas posições no ranking de inovação global. E sem dúvidas, as cidades inteligentes são uma das grandes responsáveis por esse cenário, tornando-se um modelo de apoio à inovação no país.

E para saber o nível de avanço tecnológico e sustentável nas cidades, o ranking Connected Smart Cities é a maior referência no segmento do país, determinando quais municípios brasileiros podem se caracterizar como smart city, conforme as inovações em sua gestão.

Curitiba

Curitiba se destaca como a cidade mais inteligente do Brasil e figura no ranking global da Intelligent Community Forum (ICF). Reconhecida como a capital ecológica, a cidade investe em projetos inovadores, como a implementação da primeira luminária inteligente com antenas 5G. 

Além disso, adota transporte público movido à eletricidade e biocombustível, promove o agendamento online de atendimentos em unidades de saúde e incentiva a troca de lixo reciclável por alimentos frescos. Com investimentos em arborização urbana e programas de pesquisa, Curitiba se posiciona como líder na integração de sustentabilidade e tecnologia.

Florianópolis

Conhecida como a Ilha do Silício brasileira, Florianópolis é um polo de inovação no sul do país. A gestão da cidade foca na modernização e no uso de ferramentas inovadoras para melhorar a qualidade de vida da população. 

Destacam-se iniciativas como o laboratório de inovação urbana, o ecossistema tecnológico impulsionador de grandes empresas e a extensa rede de ciclovias. Leis em prol da ciência, tecnologia e inovação, juntamente com políticas de transporte público acessíveis, contribuem para posicionar Florianópolis como referência em cidades inteligentes.

São Paulo

São Paulo, o maior ecossistema de inovação do Brasil, busca tornar-se uma megacidade do futuro. 

Destacando-se no ranking internacional “Global Cities of the Future”, a capital paulista implementa soluções inteligentes para negócios e melhoria da qualidade de vida. Semáforos inteligentes, iluminação pública LED, e um extenso sistema de ciclovias são algumas das iniciativas. 

São Paulo é também pioneira na adoção do pagamento via PIX para o bilhete público e no cadastro imobiliário informatizado, fortalecendo seu papel como líder em inovação urbana no país.

Vitória

A capital do Espírito Santo, Vitória, destaca-se como uma cidade inteligente com olhos voltados para o futuro, investindo em inovação, tecnologia e compliance. 

A implementação de um sistema de iluminação pública inteligente, digitalização dos serviços públicos e monitoramento de áreas de risco evidenciam o compromisso da cidade com a segurança e eficiência. 

Ademais, Vitória se destaca ao atingir 100% da coleta de resíduos sólidos, oferecer matrícula escolar online na rede pública e investir significativamente em educação, com valores per capita superiores a R$1 mil por habitante. Essas iniciativas consolidam Vitória como uma das protagonistas na trajetória das cidades inteligentes no Brasil.

Exemplos de cidades inteligentes no exterior

Com tecnologias surgindo a todo momento em prol do crescimento adequado das cidades, está claro que os centros urbanos continuarão passando por transformações e ganhando força no modelo de cidade inteligente.

Inclusive, a Technavio aponta que as cidades inteligentes em diferentes lugares do mundo devem faturar mais de US$55 bilhões até 2026.

Por esse motivo, as cidades estão se tornando mais acessíveis, inclusivas e modernas. Confira quais cidades estão no ranking elaborado pela Escola de Administração e Negócios da Espanha (IESE), sendo esta, uma das mais relevantes do mundo.

Londres

Desde 2013, Londres tem sido uma referência global no desenvolvimento de cidades inteligentes, priorizando o cidadão em seu modelo de smart city. A capital britânica destaca-se por iniciativas que visam a diminuição da circulação de veículos poluentes na região central, transformando áreas em espaços exclusivos para pedestres. 

Ainda, a conectividade 5G em toda a cidade, acesso gratuito ao Wi-Fi público, pontos de recarga para veículos elétricos, sensores de qualidade do ar e investimentos significativos na qualidade da educação consolidam Londres como uma cidade inovadora e sustentável.

Nova York

Nova York, uma das maiores metrópoles do mundo, está há mais de cinco anos no ranking de cidades inteligentes em nível mundial. A cidade investe em urbanismo sustentável, liderando indicadores de economia, capital humano, planejamento, projeção internacional, mobilidade urbana e tecnologia. 

Inovações como conservação de recursos de energia e água, controle diário do consumo hídrico, monitoramento do ar, semáforos inteligentes, internet gratuita nas ruas e uma plataforma interativa sobre eventos locais solidificam Nova York como um exemplo de eficiência urbana e inovação tecnológica.

Paris

Paris, conhecida por sua cultura e arquitetura, destaca-se como uma cidade inteligente que preserva sua história enquanto abraça o desenvolvimento tecnológico e sustentável. O conceito de “cidade de 15 minutos” promove um ambiente onde as necessidades podem ser atendidas em um raio próximo. 

Comprometida com metas ambientais, Paris investe em praças sem carros, controle de tráfego urbano, ciclovias, escolas como centros comunitários e ruas adaptadas para a segurança das crianças. Como sede do Acordo de Paris, a cidade continua a liderar projetos urbanos que buscam equilibrar modernidade e respeito ao meio ambiente.

Amsterdã

Amsterdã é uma cidade pioneira em tecnologia e sustentabilidade, destacando-se como exemplo de cidade inteligente. A capital holandesa adotou uma abordagem colaborativa com parcerias público-privadas para desenvolver mais de 80 projetos em toda a cidade. 

Iniciativas como uma plataforma de inovação para resolver problemas urbanos, projetos contínuos de mobilidade com preferência para bicicletas e transportes de baixo carbono, estações de abastecimento de carros elétricos, gestão do tráfego em tempo real e alertas de velocidade próxima a escolas demonstram o compromisso de Amsterdã com a qualidade de vida urbana e a sustentabilidade.

Quais as características de uma cidade inteligente?

Não é tão simples assim estruturar grandes projetos para cidades inteligentes. Isso porque não se trata apenas de incorporar certas tecnologias no cenário urbano. É preciso compreender quais serão os seus impactos no cotidiano dos cidadãos.

Por isso, existem características e indicadores que auxiliam as gestões a compreenderem o nível de inteligência em suas cidades.

De acordo com o estudo realizado pela McKinsey Global Institute, o uso de tecnologias em cidades inteligentes pode aumentar o percentual de indicadores em até 30%. Este número representa alto índice de desenvolvimento e eficiência na gestão e prestação de serviços.

Abaixo, separamos os principais indicadores de uma cidade inteligente. Confira a seguir!

Capital humano

O capital humano é um indicador voltado à cultura e educação de qualidade.

Neste caso, são analisados: o número de universidades, escolas, museus, galerias de artes, ambientes de lazer e demais locais que contribuem para a educação e cultura da sociedade.

Coesão social

A coesão social está relacionada a grupos de pessoas com diferentes aspectos sociais, estilo de vida, cultura e renda. Neste indicador, o principal objetivo é garantir o direito de todos.

Para isso, são avaliados fatores como: direitos humanos, inclusão social, segurança, taxa de criminalidade, desemprego e distribuição de renda.

Desenvolvimento econômico

Garantir o desenvolvimento econômico, com planos para a indústria, inovação, empreendedorismo e geração de emprego, são uma das principais características das cidades inteligentes.

Para avaliar se um município está atendendo os requisitos, são considerados: renda populacional, PIB de uma cidade e percentual de investimentos que contribuem para a economia local.

Meio ambiente

Quando o assunto é cidade inteligente, a sustentabilidade e a tecnologia andam lado a lado em prol do desenvolvimento urbano sustentável.

Para suprir as necessidades da população sem comprometer o meio ambiente e as futuras gerações, são analisados criteriosamente: a quantidade de resíduos gerados, emissão de gases, índice de poluição, saneamento básico e água potável.

Governança

O ranking das cidades inteligentes analisa a governança por meio da estabilidade, qualidade e eficiência das intervenções estatais.

Entre os indicadores mais comuns estão: reserva econômicas da cidade, percepção de corrupção e certificações que comprovam a qualidade dos serviços prestados à população. 

Planejamento urbano

O planejamento urbano é indispensável para a gestão de qualquer cidade e no contexto das smart cities, não é diferente.

Indicadores como: saneamento básico, moradia digna, otimização dos espaços públicos e edifícios construídos, são avaliados com frequência nesse aspecto.

Projeção internacional

O reconhecimento internacional por meio de planos estratégicos e a capacidade de atrair investimentos globais, são fatores decisivos para caracterizar uma smart city.

Entre os indicadores estão: conferências e congressos que a cidade sedia e a capacidade e estrutura ao turismo, como aeroportos e hotéis.

Mobilidade e transporte

Uma cidade inteligente deve priorizar sistemas de transportes alternativos e oferecer uma estrutura de qualidade. Dessa forma todos poderão se deslocar pela cidade e acessar os serviços públicos com facilidade, agilidade e segurança absoluta.

Por isso, são avaliados: estruturas de mobilidade urbana, acessibilidade, índice de tráfego e soluções inovadoras e sustentáveis voltadas para os transportes.

Tecnologia

Não existe cidade inteligente sem tecnologia. E este critério é fundamental para medir o nível de inovação de uma cidade.

Portanto, avaliar o grau de conectividade da população, considerando o acesso à internet, cobertura de rede móvel, fibra óptica e demais infraestruturas tecnológicas disponíveis aos cidadãos, fazem parte dos indicadores de tecnologia.

Benefícios das cidades inteligentes

A implementação da tecnologia em cidades inteligentes oferece uma gama de benefícios que impactam diretamente a qualidade de vida dos residentes. Essas transformações abrangem diversas áreas, proporcionando melhorias significativas em vários aspectos.

Eficiência no transporte

A tecnologia permite o ajuste dinâmico das rotas de transporte público em tempo real, tornando o transporte mais eficiente. 

Ainda, alertas sobre os melhores horários para utilizar o transporte público são fornecidos, reduzindo congestionamentos nos horários de pico. A presença de semáforos inteligentes otimiza o fluxo de tráfego, contribuindo para a redução de engarrafamentos.

Segurança aprimorada

Câmeras de vigilância estrategicamente instaladas monitoram constantemente áreas públicas, fornecendo registros visuais em tempo real para identificação de suspeitos e prevenção de atividades criminosas. 

A iluminação inteligente, ajustada automaticamente às condições ambientais, não apenas melhora a visibilidade, mas também inibe ações criminosas.

Saúde de qualidade

Hospitais conectados possibilitam acesso rápido a dados médicos, facilitando diagnósticos precisos e tratamentos eficazes. A integração dos serviços de saúde simplifica agendamentos e acesso a serviços médicos especializados por meio de aplicativos móveis.

Educação inovadora e acessível

Ambientes educacionais são transformados com salas de aula equipadas com recursos tecnológicos. A digitalização e programas educacionais online democratizam o acesso à educação, permitindo que comunidades antes marginalizadas desfrutem de recursos educacionais anteriormente inacessíveis.

Infraestrutura eficiente

Análise preditiva e sensores inteligentes identificam problemas estruturais antes de ocorrerem falhas, permitindo a alocação eficiente de recursos para manutenção. Essa abordagem preventiva reduz custos e evita danos maiores.

Participação ativa dos moradores

A conectividade entre moradores e governo local por meio de aplicativos possibilita o relato de problemas locais e a participação em decisões comunitárias. Isso cria uma comunidade engajada, facilitando a resolução de questões locais.

Qual o impacto da tecnologia nas cidades inteligentes?

A integração da tecnologia nas cidades inteligentes promove melhorias substanciais na eficiência, segurança e qualidade de vida da população. Essa transformação ocorre através da conexão e integração de dispositivos, sensores e sistemas em uma ampla rede de comunicação. Vejamos como a tecnologia impacta diferentes setores nas smart cities:

Iluminação Pública

A tecnologia, como por exemplo a implementação da Internet das Coisas (IoT) nos postes de iluminação, possibilita o gerenciamento remoto do parque de iluminação. Equipados com sensores, esses postes coletam dados cruciais, como nível de luz e consumo de energia, enviando-os para plataformas de gerenciamento. 

Isso permite o monitoramento em tempo real do status dos postes, identificando falhas e possibilitando intervenções preventivas, reduzindo custos e tempo de inatividade.

Limpeza Urbana

Softwares baseados em IoT monitoram a operação de coleta de resíduos, oferecendo geolocalização das equipes, gestão de frotas otimizadas, dados sobre volume de resíduos e checklist do trabalho realizado. Essa abordagem inovadora melhora a gestão da coleta de lixo, otimizando rotas e promovendo práticas sustentáveis.

Saneamento

Utilizando softwares, é possível gerenciar rios e bacias hidrográficas para preservar os recursos hídricos. Essa tecnologia monitora o lançamento de esgoto em rios e nascentes, permitindo ações preventivas e corretivas. 

Mapas hidrológicos digitais facilitam a visualização e acesso a informações sobre a qualidade da água, contribuindo para a preservação ambiental e melhoria da saúde pública.

Arborização

A tecnologia desempenha um papel crucial na gestão e plantio de árvores urbanas. Sensores monitoram temperatura, umidade do solo, qualidade do ar e níveis de poluição em tempo real. Esses dados subsidiam análises para identificar manutenções preventivas e garantir o adequado crescimento das árvores. 

Sensores de umidade do solo acionam sistemas de irrigação quando necessário, promovendo o uso eficiente da água e contribuindo para a saúde das árvores e do ambiente urbano.

O futuro das cidades inteligentes

Em Boston, o projeto Integrado Boston 2030 destaca-se pela visão a longo prazo, promovendo a ocupação democrática dos espaços públicos e revitalização social e econômica. 

Com mais de 15.000 cidadãos contribuindo, o plano visa incentivar a acessibilidade, reduzir o tempo de deslocamento para impulsionar a mobilidade urbana, facilitando o acesso ao emprego e promovendo um crescimento econômico inclusivo. 

Investimentos em espaços públicos abertos para arte, cultura e ambientes preparados para mudanças climáticas também marcam o projeto, tudo alinhado com avançadas soluções tecnológicas.

O futuro das cidades inteligentes está intrinsecamente ligado à gestão de dados. Em eventos como a Conferência do Centro em Alvaiázere, Portugal, especialistas destacam a importância da captação contínua de dados para antever problemas nas cidades. A eficaz gestão desses dados é crucial para a tomada de decisões eficientes. 

A presidente da Câmara de Alvaiázere, Célia Marques, enfatiza que o progresso digital deve ser aliado à transmissão de conhecimento para construir soluções e serviços melhores, especialmente em territórios de baixa densidade.

O planejamento urbano emerge como peça fundamental na construção de cidades inteligentes. Exemplos como Cartagena, Espanha; Fujisawa Sustainable Smart Town, Japão; e Copenhague, Dinamarca, ilustram projetos criativos, inovadores e sustentáveis. 

Essas cidades, embora distintas, compartilham a capacidade de adaptar seus projetos às demandas locais, evidenciando que o planejamento urbano é essencial tanto para cidades em fase de projeto quanto para aquelas já implementadas, mas que necessitam de transformações significativas.

Cidades inteligentes: mais tecnologia, mais desenvolvimento

Como você viu nesse post, as cidades inteligentes não são apenas cidades que possuem infraestruturas diversas. São formatos que ampliam a nossa visão enquanto cidadãos sobre as experiências de habitar uma cidade.

Dependendo da tecnologia aplicada, é possível transformar realidades e estimular o desenvolvimento local. No Brasil, por exemplo, geralmente o início de cidades inteligentes se dá via parcerias público-privadas para iluminação pública.
Isso porque essa infraestrutura pode ser reaproveitada para inserção de outras tecnologias inovadores, formando um conjunto de soluções para mobilidade urbana, monitoramento de pessoas, entre outros. Confira como a Exati pode te ajudar a tornar o projeto de cidade inteligente uma realidade.