O surgimento de novas tecnologias associadas às já conhecidas técnicas de manutenção preditiva estão garantindo que muitas organizações tenham processos mais produtivos, seguros e efetivos.
Isso ocorre porque a manutenção preditiva está diretamente relacionada à análise de dados, possibilitando que desgastes em equipamentos e falhas em sistemas e máquinas sejam previstos.
Em outras palavras, os procedimentos de manutenção são capazes de identificar e antecipar a correção de eventuais problemas. Isso interfere no prolongamento da vida útil dos equipamentos de trabalho e, claro, na redução de custos a longo prazo, como ocorre na manutenção de vias urbanas.
Por esse motivo, adotar políticas de manutenção passou a ser uma estratégia indispensável e de resultados significativos nos ambientes operacionais e financeiros.
Acompanhe a leitura e saiba mais sobre a manutenção preditiva na prática.
Como ocorre a redução de custos com a manutenção preditiva?
Manter todas as máquinas, equipamentos e sistemas funcionando corretamente é um pré-requisito para um gerenciamento eficiente e claro, aumentar os níveis de produtividade. Portanto, a manutenção preditiva garante a continuidade das operações e rentabilidade dos negócios.
Além disso, com o monitoramento periódico é possível aumentar não apenas a vida útil dos equipamentos, mas também de pavimentos asfálticos, por exemplo. Ou seja, a partir de ações de prevenção de falhas há uma redução expressiva no número de problemas e, sobretudo, nas intervenções corretivas.
De acordo com o relatório da PwC, o tempo de atividade de máquinas que aplicam a manutenção preditiva melhorou em 9%. Além disso, o mesmo relatório aponta que os riscos são reduzidos em até 14% no que diz respeito à saúde, segurança, qualidade e meio ambiente.
Com o cenário aquecido, a política de manutenção preditiva é considerada um diferencial para manter a competitividade no mercado.
A tecnologia na política de manutenção
Utilizar um software de gestão pode ser uma solução muito eficiente para auxiliar na otimização de processos diários e ainda realizar a manutenção preditiva de seus ativos e contratos.
Com a crescente demanda por tecnologias de monitoramento e prevenção de danos e falhas, a manutenção preditiva é destaque nas indústrias por acelerar a qualidade nos processos e ciclos de produção.
Segundo a pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a previsão do setor industrial é de aumento no faturamento em 62% em 2021.
Com o mercado em expansão, as novas tecnologias estão dando um novo rumo para a manutenção preditiva na indústria 4.0. Com foco em inovação, a operação industrial está adotando tendências tecnológicas como a Internet das Coisas (IoT) e a Inteligência Artificial (AI) para potencializar as técnicas de manutenção.
Portanto, o objetivo de simplificar a rotina de análises e inspeções, a tecnologia de IoT se mantém disponível 24 horas por dia coletando e armazenando dados de vibração de máquinas, softwares, entre outros.
Dessa forma, é possível otimizar o tempo e a produtividade dos gestores por permitir o monitoramento de todas as informações em tempo real. Além de garantir uma tomada de decisão mais assertiva.
O que você achou deste conteúdo?
Neste conteúdo, você compreendeu como funciona a manutenção preditiva em relação à redução de custos.
Com base na alta tecnologia, a política de manutenção está transformando as atividades e elevando a qualidade de trabalho de equipes internas e externas.
Quer saber mais sobre o tema manutenção? Clique aqui e saiba mais sobre a manutenção detectiva é a sua importância. Boa leitura!
Exati
Related posts
Deixe um comentário Cancelar resposta
Blog da Exati
POSTS POPULARES
- Problemas urbanos: quais são os mais comuns do século XXI? 49.7k visualizações
- Limpeza Urbana: o que é, como funciona e qual a importância? 37.9k visualizações
- Concessões e parcerias público-privada: conceito e como funciona 35.3k visualizações
Stay connected