O fenômeno da globalização seguido pela inovação tecnológica acarretou no aumento da competitividade empresarial e, sobretudo, na necessidade em se gerenciar processos cada vez mais precisos e automatizados.

Como você deve saber, o Brasil é um país com forte potencial no que diz respeito ao desenvolvimento tecnológico. A internet, os serviços de tecnologia da informação e a atuação de softwares de gestão e serviços seguem aquecendo a economia

Por esse motivo, é preciso continuar fomentando a inovação tecnológica para aumentar a eficiência e a competitividade no mercado.

Além do fator externo, incorporar inovações tornam os processos menos complicados dentro de uma organização.

Em outras palavras, a inovação tecnológica vai além do lucro, pois engloba a transformação digital e contribui para a implementação da indústria 4.0.

Continue acompanhando e saiba mais.

Qual é o impacto da indústria 4.0 em um mercado competitivo?

A indústria 4.0 ou a 4ª Revolução Industrial tem como principal característica a transformação radical por meio das chamadas tecnologias disruptivas, conectando máquinas, pessoas e sistemas entre si.

O impacto da automação e da digitalização na produção apontam um aumento significativo na produtividade. Além do controle de processos por meio de redes inteligentes e da conectividade nas organizações.

Portanto, pode-se dizer que para sobreviver e se destacar no mercado é imprescindível que sejam adotados novos recursos e aparatos tecnológicos ao longo dos anos, ou seja, investir em modernização.

Big data, Internet das Coisas (loT), inteligência artificial (AI), robótica avançada, realidade virtual e os softwares de gestão, são alguns resultados dos avanços tecnológicos da indústria 4.0.

Portanto, a flexibilidade diante da inovação tecnológica permite uma rápida evolução no que se refere às condições e expansão do mercado.

A inovação tecnológica no Brasil

A inovação tecnológica viabiliza o desempenho e a produtividade nas atividades de uma organização de forma mais assertiva. Além de elevar o seu potencial no mercado.

Com as novas estratégias de inovação e o avanço exponencial do digital, o Brasil tende a aumentar o seu desenvolvimento competitivo e ser bem-sucedido com a implementação da indústria 4.0, segundo o relatório Readiness for the Future of Production.

As inovações tecnológicas da indústria 4.0 seguem em ritmo gradativo. Por outro lado, o mercado de software, serviços e hardware são destaque em todo o país. 

Só no ano de 2019 o crescimento brasileiro foi maior que a média mundial, atingindo 10,5% em comparação aos 5% em todo o mundo, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) em parceria com o IDC.

Portanto, com o cenário atrativo, empresas de aplicativos, criação de softwares e sistema de gestão vão continuar em crescimento absoluto nos próximos anos.

A inovação tecnológica e o sistema de iluminação pública

Em decorrência dos avanços da indústria 4.0, a implementação da Gestão de Iluminação Pública contribui para que as cidades sejam modernas e padronizadas com qualidade.

Com a tecnologia, é possível controlar, otimizar, medir e identificar toda e qualquer informação. Além da redução no consumo de energia, visto que, as lâmpadas são extremamente duráveis e sustentáveis.

Dessa forma, as inovações nos processos de gestão tecnológica como a de iluminação pública aumentam a competitividade no mercado e, sobretudo, a eficiência na elaboração e implementação de projetos.

Para saber como funciona o mercado e serviços de iluminação pública, basta clicar aqui e apreciar uma boa leitura!