O surgimento de novas tecnologias associadas às já conhecidas técnicas de manutenção preditiva estão garantindo que muitas organizações tenham processos mais produtivos, seguros e efetivos.

Isso ocorre porque a manutenção preditiva está diretamente relacionada à análise de dados, possibilitando que desgastes em equipamentos e falhas em sistemas e máquinas sejam previstos.

Em outras palavras, os procedimentos de manutenção são capazes de identificar e antecipar a correção de eventuais problemas. Isso interfere no prolongamento da vida útil dos equipamentos de trabalho e, claro, na redução de custos a longo prazo, como ocorre na manutenção de vias urbanas.

Por esse motivo, adotar políticas de manutenção passou a ser uma estratégia indispensável e de resultados significativos nos ambientes operacionais e financeiros.

Acompanhe a leitura e saiba mais sobre a manutenção preditiva na prática.

Como ocorre a redução de custos com a manutenção preditiva?

Manter todas as máquinas, equipamentos e sistemas funcionando corretamente é um pré-requisito para um gerenciamento eficiente e claro, aumentar os níveis de produtividade. Portanto, a manutenção preditiva garante a continuidade das operações e rentabilidade dos negócios

Além disso, com o monitoramento periódico é possível aumentar não apenas a vida útil dos equipamentos, mas também de pavimentos asfálticos, por exemplo. Ou seja, a partir de ações de prevenção de falhas há uma redução expressiva no número de problemas e, sobretudo, nas intervenções corretivas.

De acordo com o relatório da PwC, o tempo de atividade de máquinas que aplicam a manutenção preditiva melhorou em 9%. Além disso, o mesmo relatório aponta que os riscos são reduzidos em até 14% no que diz respeito à saúde, segurança, qualidade e meio ambiente

Com o cenário aquecido, a política de manutenção preditiva é considerada um diferencial para manter a competitividade no mercado.

A tecnologia na política de manutenção

Utilizar um software de gestão pode ser uma solução muito eficiente para auxiliar na otimização de processos diários e ainda realizar a manutenção preditiva de seus ativos e contratos.

Com a crescente demanda por tecnologias de monitoramento e prevenção de danos e falhas, a manutenção preditiva é destaque nas indústrias por acelerar a qualidade nos processos e ciclos de produção.

Segundo a pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a previsão do setor industrial é de aumento no faturamento em 62% em 2021.

Com o mercado em expansão, as novas tecnologias estão dando um novo rumo para a manutenção preditiva na indústria 4.0. Com foco em inovação, a operação industrial está adotando tendências tecnológicas como a  Internet das Coisas (IoT) e a Inteligência Artificial (AI) para potencializar as técnicas de manutenção.

Portanto, o objetivo de simplificar a rotina de análises e inspeções, a tecnologia de IoT se mantém disponível 24 horas por dia coletando e armazenando dados de vibração de máquinas, softwares, entre outros.

Dessa forma, é possível otimizar o tempo e a produtividade dos gestores por permitir o monitoramento de todas as informações em tempo real. Além de garantir uma tomada de decisão mais assertiva.

O que você achou deste conteúdo?

Neste conteúdo, você compreendeu como funciona a manutenção preditiva em relação à redução de custos.

Com base na alta tecnologia, a política de manutenção está transformando as atividades e elevando a qualidade de trabalho de equipes internas e externas.

Quer saber mais sobre o tema manutenção? Clique aqui e saiba mais sobre a manutenção detectiva é a sua importância. Boa leitura!